quinta-feira, 6 de setembro de 2018


Perspectivas e fatos na história da formação de professores no Brasil: Períodos de desenvolvimento segundo Saviani – Primeiro, Segundo e Terceiro período....

CABRAL, Lêda Ferreira[1]
Primeiro Período: Ensaios intermitentes de formação de professores (1827 a 1880)
Caracteriza-se pelo período de vigência das ações de Dom João VI e da implantação da reforma pombalina. Esta ação é um marco inicial de ações efetivas voltadas para a formação de professores, o que até o momento não tinha. Denota também deste período o que se considera a primeira ação legal no âmbito da formação de professores, que é a promulgação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, datada em 15 de outubro de 1827. Nesse período, a capacitação era custeada pelo professor, por meio do método do ensino mútuo. Esse método permaneceu até 1980, momento em o modelo de formação ocorreu por meio das escolas normais. O objetivo dessa formação era formar os professores para atuarem com preparo pedagógico-didático nas escolas primarias (SAVIANI, 2009).
Segundo Período: Estabelecimento e expansão do padrão das Escolas Normais (1880 a 1932)
Esse período é marcado pelo estabelecimento e desenvolvimento do padrão das Escolas Normais, sendo influenciado pela reforma do ensino público do Estado de São Paulo em 1890. Saviani, evidencia que para os reformadores, “sem professores bem preparados praticamente instruídos nos modernos processos pedagógicos e com cabedal científico adequado às necessidades da vida atual, o ensino não pode ser regenerador e eficaz” (2009, p.145). O autor também ressalta que esse período foi marcado pela melhoria nos conteúdos curriculares até então adotados e o destaque na adoção de exercícios práticos de ensino como estratégia de preparação pedagógica-didática dos professores em formação. E ressalta ainda como marco desse período a criação da escola-modelo, anexa à Escola Normal.
Terceiro Período: Organização dos institutos de educação (1932 a 1939)
Essa fase como o próprio nome diz foi marcada pela organização dos institutos de educação considerados espaços de desenvolvimento da educação, que passou a ser considerada “não apenas como objeto de ensino, mas também da pesquisa” (SAVIANI, 2009, p.145). Destaca-se como fatos marcantes desse período: a implantação do Instituto de Educação do Distrito Federal por Anísio Teixeira, no ano de 1932, e o Instituto de Educação de São Paulo, no ano seguinte, por Fernando de Azevedo, influenciado pelas ideias da Escola Nova; a criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos-INEP no ano de 1938. E posteriormente no ano de 1939 ocorreu a criação do curso de Pedagogia na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (SAVIANI, 2009).


[1]Mestre e Doutoranda em Educação Matemática Pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho- UNESP-RC. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER

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