Perspectivas e fatos na história da formação de
professores no Brasil: Períodos de desenvolvimento segundo
Saviani – Primeiro, Segundo e Terceiro período....
CABRAL,
Lêda Ferreira[1]
Primeiro Período: Ensaios intermitentes de formação de professores (1827
a 1880)
Caracteriza-se pelo
período de vigência das ações de Dom João VI e da implantação da reforma
pombalina. Esta ação é um marco inicial de ações efetivas voltadas para a
formação de professores, o que até o momento não tinha. Denota também deste
período o que se considera a primeira ação legal no âmbito da formação de
professores, que é a promulgação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, datada
em 15 de outubro de 1827. Nesse período, a capacitação era custeada pelo
professor, por meio do método do ensino mútuo. Esse método permaneceu até 1980,
momento em o modelo de formação ocorreu por meio das escolas normais. O
objetivo dessa formação era formar os professores para atuarem com preparo
pedagógico-didático nas escolas primarias (SAVIANI, 2009).
Segundo Período: Estabelecimento e expansão do padrão das Escolas
Normais (1880 a 1932)
Esse período é marcado
pelo estabelecimento e desenvolvimento do padrão das Escolas Normais, sendo
influenciado pela reforma do ensino público do Estado de São Paulo em 1890.
Saviani, evidencia que para os reformadores, “sem professores bem preparados
praticamente instruídos nos modernos processos pedagógicos e com cabedal
científico adequado às necessidades da vida atual, o ensino não pode ser
regenerador e eficaz” (2009, p.145). O autor também ressalta que esse período
foi marcado pela melhoria nos conteúdos curriculares até então adotados e o
destaque na adoção de exercícios práticos de ensino como estratégia de
preparação pedagógica-didática dos professores em formação. E ressalta ainda
como marco desse período a criação da escola-modelo, anexa à Escola Normal.
Terceiro Período: Organização dos institutos de educação (1932 a
1939)
Essa fase como o
próprio nome diz foi marcada pela organização dos institutos de educação
considerados espaços de desenvolvimento da educação, que passou a ser
considerada “não apenas como objeto de ensino, mas também da pesquisa”
(SAVIANI, 2009, p.145). Destaca-se como fatos marcantes desse período: a
implantação do Instituto de Educação do Distrito Federal por Anísio Teixeira, no
ano de 1932, e o Instituto de Educação de São Paulo, no ano seguinte, por
Fernando de Azevedo, influenciado pelas ideias da Escola Nova; a criação do
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos-INEP no ano de 1938. E posteriormente
no ano de 1939 ocorreu a criação do curso de Pedagogia na Faculdade Nacional de
Filosofia da Universidade do Brasil (SAVIANI, 2009).
[1]Mestre e
Doutoranda em Educação Matemática Pela Universidade Estadual Paulista Julio de
Mesquita Filho- UNESP-RC. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual
do Maranhão- UEMA e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional
UNINTER
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