quarta-feira, 6 de março de 2019

HISTÓRIA MODERNA. Os novos tempos: a cultura moderna se faz presente na Europa Ocidental. (Ficha de leitura*)
FALCONFrancisco; RODRIGUES, Antonio Edmilson. Os novos tempos: a cultura moderna se faz presente na Europa Ocidental. In.: A formação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: campus, 1989. p. 65-106.
Estrutura externa:
O texto é estruturado em paragrafo com a presença de tópicos
Tema abordado:
O processo de modernização e as transformações do início da modernidade.
Palavras-chaves:
Humanismo, Renascimento, burguesia, feudalismo, cidade, medievo.
Citações relevantes:                                                   
“Esse fenômeno é de fundamental importância, pois ativa as rotas comerciais pelo Mediterrâneo e favorece o desenvolvimento de cidades também na região do mar do Norte. Com isso, a Europa Ocidental aproximou-se mais do Oriente e várias cidades das penínsulas Itálica e Ibérica passaram a comerciar novos produtos.”
“Qualquer manual escolar aponta para a relação entre Humanismo e Renascimento. Há alguns que até preferem transformar Humanismo e Renascimento em sinônimos. Poucos são aqueles que, ao estabelecerem a relação, se preocupam em diferenciá-los de modo que a tradição humanista seja um dos principais instrumentos para o entendimento do Renascimento na sua dimensão maior: a descoberta do homem e do mundo.”
Comentário contextual:
Como o texto podemos perceber que o inicio da modernização se deu com os romanos que fundaram as primeiras cidades que deu iniciativa a urbanização, as cidades medievais foram, sem dúvida, aquelas que mais contribuíram para a formação do mundo moderno não só pôr dá início a verias mudanças que introduzirão novos valores, decorrentes de relações e experiências da vida universitária, da movimentação da Igreja e das ordens religiosas e, especialmente, da dinâmica comercial que se desenvolvem bruscamente por conta da demanda.
Foram nas cidades que o homem se deu conta que tinha uma história e deu início a processo de autoconhecimento que os seus movimentos em direção as suas transformações e suas reflexão sobre novas modalidades de religiosidade, com o avanço das cidades foram necessários novas técnicas e novas tecnologias de produção e de habitação para assim cria um melhor ambiente para viver, mais as cidades a representar a riqueza e o luxo, permitindo a comparação direta e a verificação empírica dessas novas formas de apropriação de lugares no mundo.
O texto que nós apresenta processo de modernização que veio ocorrendo desse da criação das cidades com o império romano, como isso ocorreram os desenvolvimento na urbanização e na tecnologia que empregaram no avanço da sociedade das épocas, além de nos apresentara ideias como o humanismo e o renascimento que com essas ideias pensamentos fortes não empregados a nós, também e colocado para nós uma nova visão do mundo por conta dos novos desenvolvimentos e transformação de culturas. 
*Ficha de leitura (compilação) produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário