quarta-feira, 6 de março de 2019

HISTÓRIA MODERNA. “à crise geral”.  (Ficha de leitura*)
ANDERSON, Perry. “à crise geral”. In: Passagem da antiguidade ao feudalismo. 2 ed. Trad. De Beatriz Sidou. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 191 – 204.  
Estrutura externa:
O texto e estruturado de forma simples, com um tema central e logo abaixo os parágrafos descrevendo os desafios que se encontra o mundo no processo de modernização.
Tema abordado:
A crise do sistema feudal e suas consequências para o avanço da modernidade.
Palavras-chaves:
Feudalismo. Revoluções. Camponeses. Cidades. Economia. Agricultura. Burguesia. Estrutura.
Citações relevantes:                                                   
Na agricultura da mineração uma certa barreira tecnológica havia sido atingida, a exploração se tornou inviável ou deletéria. a extração de prata a que estava concentrado organicamente todos os setores urbanos e monetário deixou de ser praticável ou rentável nas principais zonas mineiras da Europa central porque já não havia meio de cavar Poços mais profundos ou de refinar minérios mais impuros.” (p.193)
“No entanto a tentativa senhorial de reforçar as condições servis e fazer a classe para pagar os custos da crise agora encontrava resistência violenta e de desenfreada muitas vezes liderada por camponeses mais educados e mais Próspero e mobilizando as mais profundas Paixões populares esses conflitos motivos e localizados que haviam caracterizado a demorada Ascensão do jornalismo subitamente fundiram-se em grandes explosões regionais ou nacionais durante depressão feudal em sociedades medievais que agora estavam muito mais integradas economicamente e politicamente.” (p.196)
Comentário contextual:
O texto que é apresentado e coloca todo uma perspectiva em relação a crise que ocorreu no sistema feudal, ou seja, a sua ruína, que aconteceu por vários motivos, entre eles, má conservação do solo que por ter sido utilizado a décadas e não ter adubo para fertilizá-la ou regenerá-la acabou se tornado infértil para o cultivo de alimentos, outro motivo foi por conta do crescimento da população que iniciava o processo de urbanização das cidades com essa troca do campo pela cidade elevou o número da população, que não tinha alimento suficiente para todos.
Outro aspecto foi a falta de desenvolvimento das tecnologias para um melhor auxilio no campo e na mineração que por conta disso ouve grades dificuldades na extração de minérios e do desenvolvimento agrícola da época para manter a população alimentada, por conta dessa ruína do sistema feudal e a baixa produção de alimentos e a falta de inovações tecnológicas no ramo da mineração e da agricultura houve um crescimento  exacerbado do preço dos bens de subsistência dos nobres.
Os aspectos foram a Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra que afundou os países mais ricos da Europa levanto há uma desordem e misérias em parlamentos paralelos com essa guerra deu origem aos capitães e Mercenários e a violência paga, outro aspecto que contribuiu muito para os grandes problemas da decadência do sistema feudal foram as doenças como, por exemplo, a peste negra que destruiu muito da sociedade europeia nesta época levando a milhares de mortos entre mulheres e homens nobres e camponeses.
*Ficha de leitura (compilação) produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário