sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CONCEITUANDO PROGRAMAÇÃO E ALGORITMO (INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO)
1 Programa
Sequência de instruções a serem executadas pelo computador que visa atingir um objetivo (resolver um problema). Um programa normalmente é escrito numa linguagem de programação (SINTAXE + SEMÂNTICA)
As etapas para a construção de um programa são: a) Análise: compreensão do problema e identificação da entrada, das operações de processamento e da saída; b) Elaboração do Algoritmo: descrição formal do problema e de sua solução; e, c) Codificação: tradução do algoritmo para a linguagem de programação.
2 Algoritmo
Sequência de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa. Exemplos: a) Operações para realizar um saque no caixa eletrônico; b) Uma receita de bolo; e, c) Tarefas realizadas para embarque num terminal aeroportuário.
Definição formal de Algoritmo: “Um algoritmo é uma lista de instruções que, quando executadas, transformam dados de entrada até a saída. As instruções são um conjunto finito de etapas que podem ser executadas, numa ordem precisa, por um mecanismo determinista. Quando estas etapas são efetivamente executadas, a execução deve terminar após um tempo finito.” (Holloway, 2007)
Características de um Algoritmo: a) Ter fim; b) Não dar margem a dupla interpretação; c) Capacidade de receber dados do mundo exterior; d) Pode gerar informações de saída para o mundo externo ao ambiente do algoritmo; e, e) Ser efetivo.
Método para a Construção de Algoritmos: a) Ler atentamente e compreender o problema a ser solucionado; b) Identificar os dados de entrada; c) Identificar os dados de saída; d) Determinar o processamento, ou seja, definir como obter os dados de saída a partir dos dados de entrada; e) Escrever o algoritmo; e, f) Testar o algoritmo, simulando sua execução.
Exemplo: 1°) Problema: “Pegar duas notas de um aluno e apresentar sua média”. 2°) Aplicação do Método: a) Entrada: As duas notas do aluno.; b) Saída: A média; c) Processamento: média = (nota1 + nota2)/2; d) Representação do Algoritmo: escrever o algoritmo em uma notação específica; e, e) Testar o algoritmo.
Formas de Representação de um Algoritmo: a) Descrição Narrativa: consiste na escrita do algoritmo utilizando a linguagem natural; b) Fluxograma: o algoritmo é escrito através de um conjunto padronizado de símbolos; e, c) Pseudocódigo: consiste em definir uma pseudolinguagem de programação para representar o algoritmo.
3 Algoritmos em descrição narrativa
Vantagem: Não é necessário aprender nenhum conceito novo, pois a linguagem natural já é bem conhecida.
Desvantagens: a) imprecisão; b) pouca confiabilidade; e, c) Extensão;
Exemplo (Algoritmo CalculaMedia): a) Solicite a primeira nota; b) Anote a primeira nota; c) Solicite a segunda nota; d) Anote a segunda nota; e) Some a primeira nota com a segunda e divida o resultado por 2; f) Anote o resultado do cálculo; e, g) Informe o resultado.
4 Fluxogramas
Vantagens: a) Uma das ferramentas mais conhecidas; b) Figuras dizem mais que palavras; e, c) Padrão Mundial.
Desvantagens: a) Pouca atenção aos dados; b) Complica-se à medida que o algoritmo cresce.
Utilização de símbolos gráficos para representar algoritmos. No fluxograma existem símbolos padronizados para início, entrada de dados, processamento, saída de dados, fim, etc.
Exemplo (Representação do Algoritmo CalculaMedia): ): a) Início; b) Nota1; c) Nota 2; d) Media = (Nota1 + Nota2)/2; e) Media; e, f) Fim.


5 Pseudocódigo
Vantagens: a) Usa a linguagem natural como base; b) Pode-se definir quais e como os dados vão estar estruturados; e, c) Passagem quase imediata para uma linguagem de programação.
Desvantagens: a) Exige a definição de uma linguagem não real para o trabalho; e, b) Não padronizado.
É a maneira de representar um algoritmo que mais se assemelha às linguagens de programação. Consiste na definição de uma pseudolinguagem de programação para representar algoritmos.
Estrutura da nossa pseudolinguagem: algoritmo “<nome do Algoritmo>”; var <Bloco de Variáveis> inicio  <Bloco de Comandos> fimalgoritmo.

*Créditos: Prof. Raimundo Osvaldo Vieira (IFMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário