PSICOLOGIA COGNTIVA E APRENDIZAGEM
(“Recortes” de textos)
A cognição é o processo
consciente que visa à aquisição de conhecimentos, etimologicamente que
didaticamente refere-se a: Cognição: cognare (latim) = conhecer. E que abrange
os processos de:
Percepção
Processo de transformação de estimulação
física captada por órgãos sensoriais (sensação) em representações mentais. A
percepção conjuga a sensação com um significado que a experiência anterior lhe
atribui. Portanto, depende da memória e do pensamento.
Memória
É o sistema de armazenamento e
recuperação de informações. Ativa-se um conteúdo da memória com base em sinais
(informações recebidas pelos sentidos), ocorrendo o fenômeno da atenção. Se ao
sinal não corresponde a atenção, a informação perde-se sem ativar a memória. À
atenção segue-se a recuperação de informações (ativação da memória).
Pensamento ou raciocínio
É a consecução de uma nova
representação, por meio da realização de operações mentais. Envolve a
reorganização da informação (reestruturação do campo perceptivo), a fim de resolver
problemas, desenvolver novas estruturas cognitivas e interpretar o mundo que
nos rodeia. Abstração = Forma superior de pensamento.
O pensamento implica a
organização das representações mentais por meio de: 1) Raciocínio dedutivo:
combinação de conhecimentos previamente obtidos, retirando-se deles uma
conclusão; 2) Raciocínio indutivo: parte
do conhecido, formulando-se novas hipóteses acerca do que as observações
futuras podem revelar; e 3) Raciocínio avaliativo ou crítico: julgamento de uma
ideia ou um produto.
Solução de problemas
Busca de uma resposta, em uma
situação nova, em que o indivíduo é motivado a alcançar determinado objetivo,
sendo bloqueado por um obstáculo. Envolve a interpretação do problema, a
elaboração de um plano de soluções e a escolha entre as várias soluções. Destaca-se,
na solução de um problema, a representação que é usada para interpretá-lo.
Imaginação e criatividade.
É a ocorrência do que não é
comum ou usual, mas que é apropriado e capaz de ser aplicado e operacionalizado.
A criatividade é de natureza adquirida; não é hereditária. A manifestação da
criatividade em geral se associa à preferência cognitiva pela complexidade, à
independência comportamental, à sensibilidade ao meio externo e à explicitação
mais frequente de ideias e sentimentos.
Referências
AUSUBEL, David P. Psicologia Educativa: um ponto
de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1976
BANDEIRA, Sandra Virginia Orly Pinto. Psicologia
do desenvolvimento. São Luís: Uemanet, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Apontamentos sobre
pedagogia critico-social e socioconstrutivismo. Goiânia: Mimeo, 1995.
OLIVEIRA, M. K. de. Ciclos de vida: algumas
questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 30,
n.2, maio/ago/2004; pp.211-229.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e
desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
TENREIRO, Maria Odete Vieira, et al. Psicologia
da Educação. Ponta Grossa-PR: Ed.UEPG,
2009.
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