sexta-feira, 6 de setembro de 2019

PSICOLOGIA COGNTIVA E APRENDIZAGEM (“Recortes” de textos)
A cognição é o processo consciente que visa à aquisição de conhecimentos, etimologicamente que didaticamente refere-se a: Cognição: cognare (latim) = conhecer. E que abrange os processos de:
Percepção
Processo de transformação de estimulação física captada por órgãos sensoriais (sensação) em representações mentais. A percepção conjuga a sensação com um significado que a experiência anterior lhe atribui. Portanto, depende da memória e do pensamento.
Memória
É o sistema de armazenamento e recuperação de informações. Ativa-se um conteúdo da memória com base em sinais (informações recebidas pelos sentidos), ocorrendo o fenômeno da atenção. Se ao sinal não corresponde a atenção, a informação perde-se sem ativar a memória. À atenção segue-se a recuperação de informações (ativação da memória).
Pensamento ou raciocínio
É a consecução de uma nova representação, por meio da realização de operações mentais. Envolve a reorganização da informação (reestruturação do campo perceptivo), a fim de resolver problemas, desenvolver novas estruturas cognitivas e interpretar o mundo que nos rodeia. Abstração = Forma superior de pensamento.
O pensamento implica a organização das representações mentais por meio de: 1) Raciocínio dedutivo: combinação de conhecimentos previamente obtidos, retirando-se deles uma conclusão; 2)  Raciocínio indutivo: parte do conhecido, formulando-se novas hipóteses acerca do que as observações futuras podem revelar; e 3) Raciocínio avaliativo ou crítico: julgamento de uma ideia ou um produto.
Solução de problemas
Busca de uma resposta, em uma situação nova, em que o indivíduo é motivado a alcançar determinado objetivo, sendo bloqueado por um obstáculo. Envolve a interpretação do problema, a elaboração de um plano de soluções e a escolha entre as várias soluções. Destaca-se, na solução de um problema, a representação que é usada para interpretá-lo.
Imaginação e criatividade. 
É a ocorrência do que não é comum ou usual, mas que é apropriado e capaz de ser aplicado e operacionalizado. A criatividade é de natureza adquirida; não é hereditária. A manifestação da criatividade em geral se associa à preferência cognitiva pela complexidade, à independência comportamental, à sensibilidade ao meio externo e à explicitação mais frequente de ideias e sentimentos.
Referências
AUSUBEL, David P. Psicologia Educativa: um ponto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1976
BANDEIRA, Sandra Virginia Orly Pinto. Psicologia do desenvolvimento. São Luís: Uemanet, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Apontamentos sobre pedagogia critico-social e socioconstrutivismo. Goiânia: Mimeo, 1995.
OLIVEIRA, M. K. de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 30, n.2, maio/ago/2004; pp.211-229.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
TENREIRO, Maria Odete Vieira, et al. Psicologia da Educação. Ponta Grossa-PR:  Ed.UEPG, 2009.

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