SEQUÊNCIA
DIDÁTICA GÊNERO TEXTUAL: Poema narrativo - A cesta da Dona Maricota
1 Público Alvo: 1º
ano do Ensino Fundamental I
2 Objetivos:
– Estimular o gosto pela leitura;
– Explorar a oralidade;
– Vivenciar estratégia de leitura que ajude ao
aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente sua opinião;
– Inferir informações ampliando o conhecimento
textual;
– Produzir textos, utilizando a linguagem
verbal e não verbal;
– Ampliar o conhecimento sobre o sistema
monetário;
– Entender a importância das verduras, frutas e
legumes em nossa alimentação;
– Promover a relação interpessoal entre os
alunos e professores.
– Ler e produzir receitas de saladas.
–
Diferenciar os diversos tipos de frutas, verduras e legumes.
3 Eixos da Língua Portuguesa: Oralidade,
Leitura, Produção Textual e Análise Linguística;
4
Conteúdos:
– Literatura infantil;
– Produção de texto;
– Interpretação oral e escrita;
– Alimentação;
– Sistema monetário;
– Relações interpessoais;
– Receitas;
–
Verduras, frutas e legumes.
5 Tempo Estimado: 1
semana.
6
Recursos:
6.1
Humanos: Professores, alunos, pais e comunidade escolar.
6.2 Materiais: Folhas
de papel sulfite, cartolina, internet, copiadora, caneta, lápis, computador,
TNT, EVA, borracha, livros literários, máquina fotográfica, cola, fita adesiva,
lápis de cor.
7 Metodologia:
1º Dia: segunda-feira
– Apresentação do livro: A cesta da Dona
Maricota;
– Introdução da aula buscando resgatar e
valorizar os conhecimentos prévios dos alunos através de uma Ciranda reflexiva
sobre as histórias que os alunos conhecem se já ouviu a história A cesta da
Dona Maricota; Se esta história é verdadeira ou fictícia e compará-la com alguma
história que já conheça e seja parecida.
– Afixaremos na lousa a capa do livro e
exploraremos o título e a capa da história, em seguida solicitaremos que os
alunos contribuam dizendo quem serão os possíveis personagens, autores e
editora logo após a professora contará a história utilizando o livro e
PowerPoint, A cesta da Dona Maricota;
– Depois da leitura do livro, solicitar aos
alunos que façam uma ilustração da parte da história que mais gostaram e em
seguida, respondam as questões relacionadas a história A cesta da Dona
Maricota.
– Para casa solicitarei aos alunos que façam
uma lista com os nomes de frutas, verduras e legumes utilizados em casa.
2º Dia: terça-feira
– Aprofundar os conhecimentos aproveitando a
lista de frutas, verduras e legumes que os alunos trouxeram de casa, na
oportunidade será apresentada na frente da sala. Em seguida será entregue
atividades xerocopiadas contendo caça-palavras sobre as frutas, verduras e
legumes.
– Para casa: pesquisa dos preços dos itens da
lista de frutas, verduras e legumes preestabelecida pelo professor.
3º Dia: quarta-feira
– Retomada do para casa; o professor afixará na
lousa um cartaz com a lista dos itens e os preços para serem completados pela
pesquisa dos alunos; em seguida será explorada com uma lista de perguntas como:
Qual o alimento mais caro e a mais barato da lista? Qual o alimento da lista e
mais consumido em sua casa? Qual o que você mais gosta? Se fosse para você
comprar algum item da lista agora, você teria esse valor?
– Hora da produção: será dada aos alunos
ilustrações e por meio delas serão produzidas frases.
– Para casa, os alunos irão escrever uma
pequena receita de salada de fruta como ideia para a autora do livro.
– Obs.: se necessário solicitar ajudar de um
adulto.
4º Dia: quinta-feira
– A aula será iniciada, pedindo aos alunos que
leiam as suas produções textuais – receitas para a autora do livro. Terminando
as leituras, os alunos deverão escolher uma das receitas para ser preparada
para o lanche do dia seguinte, em seguida será entregue a cada criança papeis
para que desenhem sua fruta, verduras e legume preferido, depois todos juntos
construirão um cartaz com seus desenhos que será afixado em sala de aula.
– Será entregue aos alunos atividades
xerocopiadas sobre silabas relacionadas aos itens presentes na história. Na
oportunidade o professor aproveitará as figuras para explorar as vitaminas e
nutrientes presentes em cada item da lista.
– Para casa: os alunos deverão trazer os
ingredientes para fazer uma salada em sala de aula.
5º Dia: sexta-feira
– A aula será iniciada com a conferência das
frutas e dos ingredientes para fazer a salada, observando a receita escolhida
para ser feita e degustada;
– Em seguida será entregue atividades
xerocopiadas envolvendo o tema salada.
Produção
de texto: Para finalizar a semana de atividades será construído
colaborativamente um poema narrativo com a ajuda da professora que
antecipadamente preparou uma cesta com frutas, legumes e verduras feitas em
EVA. – A medida que a professora tira um item da cesta as crianças irão
oralizando o texto e a professora transcrevendo no quadro. Concluído o texto a
professora fará um cartaz e fixará no mural da escola como forma de incentivo
para outras produções.
Avaliação
– Será avaliado a participação, criatividade, interesse,
desempenho individual e coletivo dos alunos, através da observação diária e
atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário