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PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL (Pontos de reflexões)
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
Há algumas décadas (tempos
atrás), não tínhamos tanto acesso a informações e as tecnologias que temos
hoje. O que se observa, é que, o acesso às informações era mais restrito a
alguns espaços e dependia muito do poder aquisitivo das famílias, ou seja, quem
tinha televisão, possibilidade de ler jornais, revistas e livros. Assim, os
assuntos além dos muros da escola, não impactavam tão diretamente na ação
educativa do ponto de vista didático.
Na década de 60 era um outro
modelo de educação, o professor era o centro e o aluno no segundo plano, a
chamada educação tradicional, onde o professor era o detentor do conhecimento.
A ele cabia a transmissão do conhecimento e o aluno deveria receber esse
conhecimento sem questionamento, o que o professor falava era uma verdade
absoluta. Período em que as crianças encontravam-se sentadas recebendo os
ensinamentos do professor, sem poder questionar.
Já na atualidade, o aluno tornou-se
o centro e o professor passar a ser orientador no processo, com o modelo ou
Tendência Pedagógica "Crítico-social dos conteúdos” ou
"Histórico-Crítica", o aluno passa a ter voz e vez, o conhecimento
deixa de ser unilateral e passa a ser interativo, bilateral. O protagonismo
passou a ser do aluno, e com essa troca de papel, ele passa a fazer parte da
sua construção intelectual e a intervir na sua formação.
E dentro desse contexto, no
“mundo de hoje”, os alunos têm acesso à informação por diferentes meios e estes
estão cada vez mais cedo nas mãos dos nossos estudantes. E isso faz com que o
perfil do professor para essa nova perspectiva tenha que mudar, se adequar a
essa nova realidade, e diante disso, desse novo contexto das informações, há
necessidade de aumentar o dialogo das tecnologias na formação inicial de
professor e que dialogue com essa nova realidade, desse novo e grande desafio a
ser vencido.
Antes a diferença entre
gerações, de mudança de cultura, era de décadas, atualmente, isso mudou para
quase em tempo real. Isso traz um complicador de como o professor acompanha os
vários processos da criança, de aprendizagem, de desenvolvimento de leitura de
mundo, que são muito diferentes. E o professor, que é de uma outra geração, vem
de uma outra realidade tem dificuldade de fazer essa conexão.
Nesse sentido, o papel do
professor no atual contexto social vai além de provocar é fundamentalmente
mostrar aos alunos que o mundo é mais complexo do que se imagina e na sua
posição deve ajudar a desenvolver nestes estudantes uma capacidade de ler e
interpretar o mundo de um modo que sejam capazes, principalmente, de selecionar
o conhecimento e o percurso que desejam seguir.
Portanto, o desafio é muito grande, pois o
professor tem que aprender em serviço e a se preparar para uma realidade na
qual ele não viveu, não teve experiência, fora da sua zona de conforto e de uma
realidade em constante mudança. Ele não vai ser só um mediador entre
conhecimento e aprendizagem, especialmente por ser o papel do professor, mais
do que nunca, do provocador da leitura de mundo e da busca de conhecimento, para
que o aluno possa ler e perceber o mundo.
REFERÊNCIAS
Revista
Andes. Tendências pedagógicas na prática
escolar. Edisciplinasusp. 2015.
LIBÃNEO,
José Carlos. As teorias pedagógicas
modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Campinas:
Alínea, 2005.
ZANELLA.
Maria Nilvane. As bases teóricas
socioeducacionais nas teorias não-críticas. Revista Diálogos: pesquisa em
extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio
epistemológico. Brasília. v. 18, n. 1, dez 2012.
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