quarta-feira, 6 de maio de 2020

A PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL (Pontos de reflexões)
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
Há algumas décadas (tempos atrás), não tínhamos tanto acesso a informações e as tecnologias que temos hoje. O que se observa, é que, o acesso às informações era mais restrito a alguns espaços e dependia muito do poder aquisitivo das famílias, ou seja, quem tinha televisão, possibilidade de ler jornais, revistas e livros. Assim, os assuntos além dos muros da escola, não impactavam tão diretamente na ação educativa do ponto de vista didático.
Na década de 60 era um outro modelo de educação, o professor era o centro e o aluno no segundo plano, a chamada educação tradicional, onde o professor era o detentor do conhecimento. A ele cabia a transmissão do conhecimento e o aluno deveria receber esse conhecimento sem questionamento, o que o professor falava era uma verdade absoluta. Período em que as crianças encontravam-se sentadas recebendo os ensinamentos do professor, sem poder questionar.
Já na atualidade, o aluno tornou-se o centro e o professor passar a ser orientador no processo, com o modelo ou Tendência Pedagógica "Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Crítica", o aluno passa a ter voz e vez, o conhecimento deixa de ser unilateral e passa a ser interativo, bilateral. O protagonismo passou a ser do aluno, e com essa troca de papel, ele passa a fazer parte da sua construção intelectual e a intervir na sua formação.
E dentro desse contexto, no “mundo de hoje”, os alunos têm acesso à informação por diferentes meios e estes estão cada vez mais cedo nas mãos dos nossos estudantes. E isso faz com que o perfil do professor para essa nova perspectiva tenha que mudar, se adequar a essa nova realidade, e diante disso, desse novo contexto das informações, há necessidade de aumentar o dialogo das tecnologias na formação inicial de professor e que dialogue com essa nova realidade, desse novo e grande desafio a ser vencido.
Antes a diferença entre gerações, de mudança de cultura, era de décadas, atualmente, isso mudou para quase em tempo real. Isso traz um complicador de como o professor acompanha os vários processos da criança, de aprendizagem, de desenvolvimento de leitura de mundo, que são muito diferentes. E o professor, que é de uma outra geração, vem de uma outra realidade tem dificuldade de fazer essa conexão.
Nesse sentido, o papel do professor no atual contexto social vai além de provocar é fundamentalmente mostrar aos alunos que o mundo é mais complexo do que se imagina e na sua posição deve ajudar a desenvolver nestes estudantes uma capacidade de ler e interpretar o mundo de um modo que sejam capazes, principalmente, de selecionar o conhecimento e o percurso que desejam seguir.
Portanto, o desafio é muito grande, pois o professor tem que aprender em serviço e a se preparar para uma realidade na qual ele não viveu, não teve experiência, fora da sua zona de conforto e de uma realidade em constante mudança. Ele não vai ser só um mediador entre conhecimento e aprendizagem, especialmente por ser o papel do professor, mais do que nunca, do provocador da leitura de mundo e da busca de conhecimento, para que o aluno possa ler e perceber o mundo.
REFERÊNCIAS
Revista Andes. Tendências pedagógicas na prática escolar. Edisciplinasusp. 2015.
LIBÃNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Campinas: Alínea, 2005.
ZANELLA. Maria Nilvane. As bases teóricas socioeducacionais nas teorias não-críticas. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília. v. 18, n. 1, dez 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário