PEDAGOGIA
POR PROJETO: Conceitos e Marcos Históricos Basilares
Conceitos
(*)
De acordo com o
dicionário Houaiss (2001), a palavra projeto tem etimologia do latim projectus,us
‘ação de lançar para a frente, de se estender, extensão’, do rad. de projectum,
supn. de projicĕre ‘lançar para a frente’; ver jact-; f.hist. 1680 proje cto.
Pode-se definir projeto como “Representação oral, escrita, desenhada, gráfica
ou modelada que, a partir de um motivo gera a intenção numa pessoa de realizar
certa atividade usando meios adequados para alcançar determinada finalidade”
(MARTINS, 2007, p.34).
A partir da
realização de projetos, pode-se buscar a solução de problemas e agregar conhecimento
no processo de construção do saber. Os projetos extrapolam os limites da sala
de aula e favorecem a interdisciplinaridade como abordagem de ensino e pesquisa
(SILVA, 2011).
Segundo Buck
Institute for Education (2008), a Pedagogia de projetos pode favorecer o
trabalho do professor para conseguir um alto desempenho junto com seus alunos,
com foco na aprendizagem de qualidade e possibilitando uma possível
interferência junto à comunidade.
Para Martins
(2007), o projeto deve estimular nos alunos a necessidade de busca de soluções
para as questões propostas, considerando seus saberes prévios proporcionando
assim um aprimoramento e o desenvolvimento das próprias competências como
instrumentos de aprendizagem e compreensão da realidade.
Marcos
Históricos
A denominação
“Método de Projetos”, projeto como método didático, foi instituída pela primeira
vez pelo norte-americano William Kilpatrick (1871-1965), baseado nas idéias de
John Dewey (1859-1952).
No Brasil, a
partir de 1930, teve início o movimento “ensino para todos”. Anísio Teixeira
foi o responsável por resgatar a proposta da Escola Nova e introduzi-la como de
filosofia da educação e da prática pedagógica, adequando-a à situação da escola
pública brasileira.
1782-1852
– Fröebel: As brincadeiras são o primeiro recurso no caminho rumo à
aprendizagem.
1870-1952
– Maria Montessori: Defendeu o respeito às necessidades e interesses de cada
estudante.
1871-1932
- Ovide Decroly: A escola centrada no aluno, e não no professor, preparando-o
para viver em sociedade
1871-1965
– Kilpatrick: Todas as atividades escolares realizam-se através de projetos,
sem necessidade de uma organização especial.
1896-1934
– Lev Vygotsky: O saber que não vem da experiência não é realmente saber.
1896-1966
– Celestian Freinet: Valorização do trabalho e da atividade em grupo.
1896-1980
– Jean Piaget: As crianças não pensam como os adultos e constroem o próprio
aprendizado.
*Pedagogia por Projeto. Proposta
de aplicação da Pedagogia por Projetos no Ensino Médio. Heloisa Damasceno
Diniz. Orientação: Professor Wolney Lobato. Co-orientação: Professora Fernanda
Carla Wasner Vasconcelos. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Belo Horizonte:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, 2015. Compilação: Prof. Esp. Cleide C. do
Nascimento.
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