quarta-feira, 6 de maio de 2020

PEDAGOGIA POR PROJETO: Conceitos e Marcos Históricos Basilares
Conceitos (*)
De acordo com o dicionário Houaiss (2001), a palavra projeto tem etimologia do latim projectus,us ‘ação de lançar para a frente, de se estender, extensão’, do rad. de projectum, supn. de projicĕre ‘lançar para a frente’; ver jact-; f.hist. 1680 proje cto. Pode-se definir projeto como “Representação oral, escrita, desenhada, gráfica ou modelada que, a partir de um motivo gera a intenção numa pessoa de realizar certa atividade usando meios adequados para alcançar determinada finalidade” (MARTINS, 2007, p.34).
A partir da realização de projetos, pode-se buscar a solução de problemas e agregar conhecimento no processo de construção do saber. Os projetos extrapolam os limites da sala de aula e favorecem a interdisciplinaridade como abordagem de ensino e pesquisa (SILVA, 2011).
Segundo Buck Institute for Education (2008), a Pedagogia de projetos pode favorecer o trabalho do professor para conseguir um alto desempenho junto com seus alunos, com foco na aprendizagem de qualidade e possibilitando uma possível interferência junto à comunidade.
Para Martins (2007), o projeto deve estimular nos alunos a necessidade de busca de soluções para as questões propostas, considerando seus saberes prévios proporcionando assim um aprimoramento e o desenvolvimento das próprias competências como instrumentos de aprendizagem e compreensão da realidade.
Marcos Históricos
A denominação “Método de Projetos”, projeto como método didático, foi instituída pela primeira vez pelo norte-americano William Kilpatrick (1871-1965), baseado nas idéias de John Dewey (1859-1952).
No Brasil, a partir de 1930, teve início o movimento “ensino para todos”. Anísio Teixeira foi o responsável por resgatar a proposta da Escola Nova e introduzi-la como de filosofia da educação e da prática pedagógica, adequando-a à situação da escola pública brasileira.
1782-1852 – Fröebel: As brincadeiras são o primeiro recurso no caminho rumo à aprendizagem.
1870-1952 – Maria Montessori: Defendeu o respeito às necessidades e interesses de cada estudante.
1871-1932 - Ovide Decroly: A escola centrada no aluno, e não no professor, preparando-o para viver em sociedade
1871-1965 – Kilpatrick: Todas as atividades escolares realizam-se através de projetos, sem necessidade de uma organização especial.
1896-1934 – Lev Vygotsky: O saber que não vem da experiência não é realmente saber.
1896-1966 – Celestian Freinet: Valorização do trabalho e da atividade em grupo.
1896-1980 – Jean Piaget: As crianças não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.
*Pedagogia por Projeto. Proposta de aplicação da Pedagogia por Projetos no Ensino Médio. Heloisa Damasceno Diniz. Orientação: Professor Wolney Lobato. Co-orientação: Professora Fernanda Carla Wasner Vasconcelos. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, 2015. Compilação: Prof. Esp. Cleide C. do Nascimento.

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