quarta-feira, 6 de maio de 2020

PEDAGOGIA POR PROJETO: Aprendizagem significativa (*)
A aprendizagem significativa é o processo pelo qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do aprendiz (AUZUBEL, 2003; MOREIRA, 2011).
A condição mais forte que propicia a aprendizagem significativa depende do conhecimento prévio do aprendiz, não deixando de lado a predisposição que ele tem para aprender novos conhecimentos (HERNANDEZ e VENTURA, 1998; PELIZZARI et al., 2002; MOREIRA, 2011).
Projetos escolares de pesquisa são trabalhos formais e científicos, porque seguem as normas e os procedimentos da metodologia científica, visando alcançar certo resultado pela realização de um estudo, de uma busca de informações (MARTINS, 2007; SILVA, 2011).
A aprendizagem baseada em projetos como método de pesquisa estimula os alunos a adquirir conhecimentos e habilidades, possibilitando a interdisciplinaridade em torno de inves­tigação de questões complexas. Os estudantes além de aprender têm a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver valores. Nesse processo de construção do conhecimento, desenvolvem-se competências e habilidades para o mercado de trabalho (SANTOS, 2006; BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, 2008; LIMA JÚNIOR, 2009, FERNANDEZ, 2012).
Segundo Fagundes et al. (1999), o projeto deve ser do aluno ou do grupo, portanto diversificado, pois os componentes são diferentes, pensam diferente, e não possuem os mesmos interesses ou as mesmas necessidades.
As questões são mais bem pesquisadas quando parte das dúvidas e da curiosidade do aluno ou do grupo de interessados; a motivação é fator propulsor para essa indagação de querer saber mais, porque ela é intrínseca, e própria do indivíduo (LEITE, 1996; BULEGON, 2011).
O aprender a aprender passa a ter conotação de aquisição do significado das coisas, raciocínio lógico e a capacidade de compreensão, tornando-se necessário motivar o aluno para querer aprender e saber mais (ANTUNES, 2010; MARTINS, 2013).
Por isso, a ênfase na Pedagogia por Projetos enquanto uma alternativa didática que propicia, por meio de dinâmica, condições favoráveis a aprendizagem (OLIVEIRA e GONZAGA, 2009; SILVA, 2011; ALMEIDA, 2012).
Na metodologia de projetos, os resultados obtidos devem ser socializados oralmente ou escritos em jornais ou murais, de maneira que permitam a interdisciplinaridade através destes registros, que fazem o uso de linguagens, reconstrução teórica e tecnologias variadas. A avaliação do projeto deve der feita ao longo do percurso de forma a permitir julgamento, análise dos resultados, ações corretivas, pontos de referência o que possibilita intervenções e adequações para se atingir os resultados esperados (MARTINS, 2005; TURRA, 2011).
*Pedagogia por Projeto. Proposta de aplicação da Pedagogia por Projetos no Ensino Médio. Heloisa Damasceno Diniz. Orientação: Professor Wolney Lobato. Co-orientação: Professora Fernanda Carla Wasner Vasconcelos. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, 2015. Compilação: Prof. Esp. Cleide C. do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário