PEDAGOGIA
POR PROJETO: Os Quatro Pilares da educação (*)
–
Aprender a Conhecer: domínio dos próprios instrumentos do conhecimento
utilizando a compreensão do mundo que o cerca, possibilitando condição de vida
digna para desenvolver o pensamento crítico e as possibilidades pessoais e
profissionais.
Conhecer
– Visão local e global do presente e futuro;
– Desenvolver competências;
– Construção da identidade;
– Autoconhecimento;
–
Autoestima.
–
Aprender a Fazer: a partir da aquisição de habilidades, criam-se condições para
o enfrentamento de novas situações, aplicando a teoria na prática, analisando
diferentes perspectivas no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho.
Fazer
– Aplicar conhecimentos e técnicas;
– Acessar tecnologias digitais;
– Enfrentar novas situações;
– Competência técnica;
– Trabalhar em equipe;
– Instrumentalização;
–
Qualificação.
–
Aprender a Viver: permite a descoberta progressiva do outro por meio da
realização de projetos comuns e gestão inteligente dos conflitos inevitáveis
pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
Viver
– Construir parcerias;
– Cooperar e partilhar;
– Estabelecer diálogos;
– Respeitar as diferenças;
– Inclusão social e cultural;
– Participação ativa;
–
Criativa e construtiva na sociedade.
–
Aprender a Ser: importa conceber a educação como um todo, preparando o aluno
para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os próprios
juízos de valor, de modo a intervir de forma consciente e proativa na
sociedade.
Ser
–Criatividade;
– Ter iniciativa;
–Ter responsabilidade;
– Desenvolver autonomia;
– Reconhecer potencialidades;
– Desenvolver pensamento crítico;
– Apresentar comportamento ético;
–
Capacidade analítica e de síntese.
*Pedagogia por Projeto. Proposta
de aplicação da Pedagogia por Projetos no Ensino Médio. Heloisa Damasceno
Diniz. Orientação: Professor Wolney Lobato. Co-orientação: Professora Fernanda
Carla Wasner Vasconcelos. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Belo Horizonte:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, 2015. Compilação: Prof. Esp. Cleide C. do
Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário