ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS: ELABORANDO O PROJETO – UNIDADE 2 (RECORTES DE TEXTOS)*
1 Introdução
O escopo do projeto é formado por definição do
problema, justificativa, objetivos, resultados esperados, e abrangência do
projeto. O escopo do projeto fornece uma visão geral do projeto, informa do que
se trata, por que e para que é proposto, o que se quer realizar, a quem se
destina e que resultados se pretende alcançar.
2 Fatores que determinam o
início do desenvolvimento de um projeto.
a. Novo produto - muitas vezes a empresa
desenvolve produtos ou soluções totalmente novas cuja implantação é facilitada
pela orientação por projeto.
b. Mudança organizacional - as mudanças
organizacionais, reestruturações, fusões, incorporações podem e devem ser
consideradas como projetos, para que os seus resultados possam ser avaliados à
medida que sejam implementados e gerem bons frutos.
c. Produtos únicos - muitas organizações
trabalham com produtos únicos, como eventos, softwares, aviões e grandes
embarcações que exigem controle de prazos, recursos e qualidade, com objetivos
rígidos, pouco flexíveis e previamente determinados.
d. Gestão estratégica da empresa-as
organizações modernas percebem, cada vez mais, a importância de olharem para si
como um grande portfólio de projetos. A implantação das suas estratégias
comerciais, de produção, de produto devem ser consideradas como verdadeiros
projetos.
e. Trabalhando com prazos e recursos limitados
- nessas situações convém planejarmos as atividades nas quais este recurso
estará envolvido, para que possa ser adequadamente distribuído e utilizado.
Deve-se considerar a possibilidade de planejarmos nossos trabalhos como se
fossem projetos, a fim de que possamos exercer um maior e melhor controle sobre
o andamento de seus resultados.
f.
Melhoria interna-as empresas estão cada vez mais orientadas para o
aprimoramento contínuo dos processos produtivos e de apoio. Caracterizando-os
como projetos, torna-se mais fácil administrá-los.
3 Situações geradoras que
originam a criação de projeto na área educacional.
a. Ausência de contextualização e significado
nos processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar.
b. Baixo aproveitamento dos alunos nos
processos de ensino e aprendizagem nosprogramas de educação de jovens e
adultos.
c. Carência de professores qualificados e
capacitados nas áreas de ciências e suas tecnologias do ensino médio.
d. Aumento de várias formas de violência no
ambiente escolar envolvendo professores e alunos.
e. Inadequação do material didático para o
ensino de ciências e matemática na escola de nível fundamental.
f. Necessidade de introdução de novas
tecnologias da informação e comunicação nos processos educativos escolares na
educação básica.
g. Necessidade de desenvolvimento de novas
competências para ensinar, por parte dos professores, frente às demandas das
novas tecnologias.
h. Necessidade de capacitação de professores da
educação básica no desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas de
aprendizagem.
i. Necessidade de incentivar e orientar
professores no processo de sua própria formação continuada.
j. Necessidade de melhoria dos processos de
gestão escolar.
k. Ausência de metodologias de aprendizagem que
favoreçam a formação de competências no contexto da educação profissional.
l. Posição precária do Brasil na classificação
internacional de exame de proficiência em ciência e matemática.
m. Existência de grande volume de informações
nos meios de comunicação cultural e científica, potencializando o processo de
ensino e aprendizagem de conceitos de ciência e tecnologia (oportunidade).
n.
Oportunidade de utilização das tecnologias da informação e comunicação nos
processos de gestão do conhecimento nas escolas.
*Textos
compilados de: BRITO, Jorge Nei; SABARIZ, Antônio Luis Ribeiro. Elaboração e
gestão de projetos educacionais. Curso de Especialização em Educação
Empreendedora. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. Páginas 21-28.
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