domingo, 6 de setembro de 2020

 ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS: ELABORANDO O PROJETO – UNIDADE 2 (RECORTES DE TEXTOS)*

1 Introdução

O escopo do projeto é formado por definição do problema, justificativa, objetivos, resultados esperados, e abrangência do projeto. O escopo do projeto fornece uma visão geral do projeto, informa do que se trata, por que e para que é proposto, o que se quer realizar, a quem se destina e que resultados se pretende alcançar.

2 Fatores que determinam o início do desenvolvimento de um projeto.

a. Novo produto - muitas vezes a empresa desenvolve produtos ou soluções totalmente novas cuja implantação é facilitada pela orientação por projeto.

b. Mudança organizacional - as mudanças organizacionais, reestruturações, fusões, incorporações podem e devem ser consideradas como projetos, para que os seus resultados possam ser avaliados à medida que sejam implementados e gerem bons frutos.

c. Produtos únicos - muitas organizações trabalham com produtos únicos, como eventos, softwares, aviões e grandes embarcações que exigem controle de prazos, recursos e qualidade, com objetivos rígidos, pouco flexíveis e previamente determinados.

d. Gestão estratégica da empresa-as organizações modernas percebem, cada vez mais, a importância de olharem para si como um grande portfólio de projetos. A implantação das suas estratégias comerciais, de produção, de produto devem ser consideradas como verdadeiros projetos.

e. Trabalhando com prazos e recursos limitados - nessas situações convém planejarmos as atividades nas quais este recurso estará envolvido, para que possa ser adequadamente distribuído e utilizado. Deve-se considerar a possibilidade de planejarmos nossos trabalhos como se fossem projetos, a fim de que possamos exercer um maior e melhor controle sobre o andamento de seus resultados.

f. Melhoria interna-as empresas estão cada vez mais orientadas para o aprimoramento contínuo dos processos produtivos e de apoio. Caracterizando-os como projetos, torna-se mais fácil administrá-los.

3 Situações geradoras que originam a criação de projeto na área educacional.

a. Ausência de contextualização e significado nos processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar.

b. Baixo aproveitamento dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem nosprogramas de educação de jovens e adultos.

c. Carência de professores qualificados e capacitados nas áreas de ciências e suas tecnologias do ensino médio.

d. Aumento de várias formas de violência no ambiente escolar envolvendo professores e alunos.

e. Inadequação do material didático para o ensino de ciências e matemática na escola de nível fundamental.

f. Necessidade de introdução de novas tecnologias da informação e comunicação nos processos educativos escolares na educação básica.

g. Necessidade de desenvolvimento de novas competências para ensinar, por parte dos professores, frente às demandas das novas tecnologias.

h. Necessidade de capacitação de professores da educação básica no desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.

i. Necessidade de incentivar e orientar professores no processo de sua própria formação continuada.

j. Necessidade de melhoria dos processos de gestão escolar.

k. Ausência de metodologias de aprendizagem que favoreçam a formação de competências no contexto da educação profissional.

l. Posição precária do Brasil na classificação internacional de exame de proficiência em ciência e matemática.

m. Existência de grande volume de informações nos meios de comunicação cultural e científica, potencializando o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de ciência e tecnologia (oportunidade).

n. Oportunidade de utilização das tecnologias da informação e comunicação nos processos de gestão do conhecimento nas escolas.

*Textos compilados de: BRITO, Jorge Nei; SABARIZ, Antônio Luis Ribeiro. Elaboração e gestão de projetos educacionais. Curso de Especialização em Educação Empreendedora. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. Páginas 21-28.

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