ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS: O PLANO DE AÇÃO – UNIDADE 3, Parte 1 (RECORTES DE TEXTOS)*
1 Introdução
Um plano de ação pode indicar
as atividades necessárias, quando devem ser executadas, por quem, quais
recursos serão necessários, quanto custará e em que sequência serão executados
no projeto, e, quanto mais bem elaborado for o escopo do projeto, mais fácil
fica a elaboração do plano de ação.
O monitoramento e a avaliação de um projeto
aumentam a eficiência e efetividade dos recursos financeiros, físicos e
humanos, minimizando perdas e maximizando a obtenção dos resultados, e, um indicador
de desempenho é uma medida que identifica impactos, resultados, saídas,
processos e entradas de um projeto.
2 Responsabilidade unificada em
um elemento
Significa que cada projeto deve ter um único
elemento para o qual converge a responsabilidade pelo conjunto de atividades e
sua integração. Este elemento é o Gerente do Projeto (ou Líder ou Coordenador)
e, por meio dele, busca-se a responsabilização de todos pelos resultados
parciais e resultado total do projeto. O Gerente do Projeto passa a ser o
elemento centralizador das negociações e comunicações com o cliente e com o
patrocinador do projeto, e entre estes e a equipe do projeto. Pela delegação,
ele pode multiplicar o seu papel no interior do projeto.
3 Planejamento e controle
unificados
O enfoque é que cada projeto deve ser planejado
e controlado como um todo. Isso significa que uma visão do projeto deve
contemplar e abranger todas as áreas funcionais envolvidas, ao longo de todo o
projeto. Esse planejamento deve contar com a participação de especialistas que
identifiquem as suas participações específicas no projeto e comecem a
comprometer-se com os resultados parciais que conduzirão aos resultados globais
- prazo, custo e especificação - do projeto.
4 Questões para o Plano de
Ação
a. Quais atividades serão necessárias para
alcançar os objetivos e resultados esperados?
b. Quando acontecerá cada atividade?
c. Quais serão os responsáveis por sua
execução?
d. Quanto custará cada atividade?
e. Qual a melhor sequência para a realização
das atividades?
f. Quais são as atividades críticas do projeto?
g. Quais os produtos que serão gerados com a
realização das atividades?
h.
Quais recursos serão necessários?
5 O planejamento como um
processo
a. Planos de Ação são de natureza dinâmica e
não estáticos: isso significa que todo plano pode (e, muitas vezes, deve)
sofrer mudanças ao longo da execução do projeto. É para isso que serve a ação
gerencial de controle.
b. Planejamento é um processo criativo.
Atividades baseadas em projetos lidam com o desenvolvimento de processos,
atividades e soluções novas. Por tal motivo, não se pode fazer uma previsão de
tudo. Eventualmente, um novo conjunto de informações, durante o desenvolvimento
do projeto, implica alterar decisões tomadas recentemente.
c. Para ser efetivo, o Plano de Ação deve ser
usado, revisado e mantido atualizado constantemente. Isso parece óbvio, mas é
raro encontrarmos equipes que se preocupam com revisões e atualizações
constantes dos projetos que desenvolvem.
d.
Planejar implica definir como, quando, onde e com que recursos algo pode ser
feito através de um projeto. Trata-se de um exercício de previsão de tempo e
recursos, e requer, muitas vezes, a elaboração de modelos de sistemas e
processos para ajudar na concepção do caminho a ser percorrido com o desenvolvimento
do projeto. Nesse contexto, torna-se útil a comparação com projetos semelhantes
e a colaboração de especialistas. Cabe acrescentar ainda que o planejamento não
é uma ciência exata. Se duas equipes diferentes são chamadas para elaborar um
Plano de Ação para um mesmo projeto, podemos ter resultados bastante
diferentes.
*Textos
compilados de: BRITO, Jorge Nei; SABARIZ, Antônio Luis Ribeiro. Elaboração e
gestão de projetos educacionais. Curso de Especialização em Educação
Empreendedora. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. Páginas 33-36.
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