domingo, 6 de setembro de 2020

 ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS: TRABALHANDO COM PROJETOS – UNIDADE 1 (RECORTES DE TEXTOS)*

1 Introdução

Um projeto é um empreendimento com início e fim definidos, conduzido em função de objetivos claros, em função de um problema, oportunidade ou interesse de um grupo ou uma organização. Segundo o Dicionário Aurélio Projeto {Do lat. projectu, ‘lançado para diante’.}, consistindo em:

a. Ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio.

b. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema (P. ex.: Projetos Administrativos, Projetos Educacionais).

c. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto (P. ex.: Projeto de Estatuto, Projeto de Tese).

d. Esboço ou risco de obra a se realizar.

e. Arquit. Plano geral de edificação.

2 Principais características

a. São atividades orientadas para a realização de objetivos específicos;

b. Têm uma duração finita, com um princípio e um fim bem definidos;

c. São atividades voltadas para a realização de algo único, exclusivo;

d. Os recursos disponíveis são limitados (pessoas, tempo, dinheiro etc.);

e. Apresentam dimensões de complexidade e incerteza (ou risco) em sua realização;

f. Surgem, em geral, em função de um problema, uma necessidade, um desafio ou uma oportunidade (de uma pessoa ou instituição).

3 Exemplos de Projetos

a. Projeto arquitetônico (arquitetura);

b. Projeto de lei (jurídico);

c. Projeto pedagógico (educação);

d. Projeto elétrico, hidráulico, mecânico, aeronáutico, naval etc. (engenharia);

e. Projeto de software (informática);

f. Projeto de marketing (administração)

g. Projeto de pesquisa (educação, ciência, tecnologia).

h. Projeto de tese (educação).

i. Projeto educacional (educação) etc.

4 Modelo de 5 fases: fase ecsuas atividades típicas

A gestão de projetos se desenvolve seguindo um ciclo de 5 fases: inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento.

a. Inicialização - Desenvolvimento de visão geral do Projeto –

– Reconhecer que vale a pena efetuar um Projeto

– Identificar e definir o problema ou situação geradora

– Determinar o que o Projeto vai realizar

– Definir a abrangência do Projeto

b. Planejamento - Definição de objetivos, resultados esperados, recursos, estimativa de custos, prazos

– Refinar e detalhar o escopo do Projeto

– Listar as atividades e tarefas necessárias aos resultados desejados

– Sequenciar as atividades da maneira mais eficiente possível

– Definir um cronograma e atribuir recursos a cada atividade programada

c. Execução - Organização, coordenação e direção de equipes

– Organizar e coordenar equipes; atribuir tarefas

– Resolver conflitos e problemas

– Manter comunicação efetiva com os envolvidos no projeto

– Garantir o provimento de recursos para realizar o planejamento

d. Controle - Acompanhamento da execução do projeto

– Monitorar a execução e identificar desvios em relação ao plano

– Adotar ações corretivas para manter o curso planejado

– Re-escalonar as atividades do eto na medida do necessário

– Adequar recursos disponíveis e/ou abrangência do projeto

e. Encerramento - Avaliação dos resultados do projeto

– Verificar, analisar e avaliar os resultados alcançados

– Elaborar relatórios finais

– Disseminar os resultados alcançados

– Consolidar o aprendizado como projeto; formular novas propostas

*Textos compilados de: BRITO, Jorge Nei; SABARIZ, Antônio Luis Ribeiro. Elaboração e gestão de projetos educacionais. Curso de Especialização em Educação Empreendedora. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. Páginas 9-16.

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