domingo, 6 de setembro de 2020

 ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS: O PLANO DE AÇÃO – UNIDADE 3, Parte 2 (RECORTES DE TEXTOS)*

6 Etapas do processo de planejamento

a. Definição do escopo: o Plano de Ação tem por base a definição do escopo do projeto, constituído da definição do problema ou situação geradora, objetivos, justificativa, resultados esperados e abrangência do projeto. Essa definição é importante para futuras decisões durante a realização do projeto.

b. Definição de ações, atividades e tarefas: nesta etapa são identificadas e claramente especificadas todas as atividades e tarefas que deverão ser conduzidas e levadas a bom termo para que o projeto apresente os resultados esperados. As ações são desdobradas em atividades, e estas, em tarefas que são especificadas sob a forma de ”pacotes de trabalho”.

c. Planejamento de recursos: consiste na definição dos recursos (pessoas, equipamentos, materiais etc.) e o quanto de cada recurso será necessário para realizar as atividades previstas no projeto.

d. Sequenciamento de atividades: identificação das interdependências entre as diversas atividades e tarefas do projeto. Todas as atividades são listadas em sua sequência lógica, juntamente com as atividades que antecedem (devem ser executadas antes) e que sucedem (devem ser executadas depois). Quando não existem relações de precedência, duas ou mais atividades podem ser executadas de forma concorrente ou simultânea. Tais atividades ou ações devem ser também identificadas. Esse ponto será detalhado mais adiante neste capítulo.

e. Estimativa de duração das atividades: previsão de quanto tempo será gasto na execução de cada atividade do projeto, tomando-se como base experiências anteriores, projetos similares ou atividades afins já executadas pelas equipes envolvidas no projeto.

7 Estimativas de tempo - Fatores afetam o tempo de execução de uma tarefa

a. Nível de habilidade e treinamento da equipe para a tarefa específica.

b. Disponibilidade e desempenho de recursos tecnológicos.

c. Disponibilidade de materiais, suprimentos, equipamentos.

d. Ocorrência de eventos inesperados (problemas pessoais, acidentes, mudanças na equipe, mudanças no contexto social, econômico etc.).

Importante: é conveniente recorrer à experiência da equipe envolvida na execução de uma atividade ou, no caso de não existir a experiência prévia, obter dados a partir de quem já executou atividades similares. Outro recurso é a simulação, que envolve cálculos com diferentes conjuntos de probabilidades e possibilita obter uma estimativa média de duração para as atividades do projeto.

8 Rede de tarefas: algumas das funções.

a. Mostrar a sequência e relações entre todas as tarefas do projeto.

b. Identificar eventos no projeto que podem ser usados para acompanhamento e avaliação.

c. Identificar o caminho crítico (sequência de tarefas cujo atraso na execução provoca atraso na execução de todo o projeto).

d. Auxiliar no acompanhamento do cronograma.

d. Aumentar o nível de certeza quanto ao prazo de conclusão do projeto.

9 Estimativas de custos e recursos

a. Pessoas (coordenadores, equipes, técnicos, especialistas, consultores etc.);

b. Recursos financeiros (financiamentos, recursos da instituição etc.);

c. Equipamentos (em função do tipo e objetivos do projeto);

d. Instalações (infraestrutura, comunicação/ambiente de trabalho etc.);

e. Materiais e suprimentos (em função do tipo e objetivos do projeto);

f. Informação (bases de dados, documentos, arquivos etc.);

g. Tecnologia (recursos específicos em função do tipo de projeto).

10. Categorias dos recursos em um projeto

a. Material permanente (bens, equipamentos, instalações etc.);

b. Material de consumo (materiais, suprimentos etc.);

c. Serviços (consultorias, serviços especializados etc.)

Importante: Construindo a linha de tempo do Projeto, conhecido como cronograma, é um recurso que mostra quando cada atividade ou tarefa deve realizar-se ao longo do desenvolvimento do projeto.

*Textos compilados de: BRITO, Jorge Nei; SABARIZ, Antônio Luis Ribeiro. Elaboração e gestão de projetos educacionais. Curso de Especialização em Educação Empreendedora. São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. Páginas 36-43.

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