quarta-feira, 6 de abril de 2016

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM E CIENTÍFICO (Atividade de Filosofia resolvida)
1. Quais as diferenças entre conhecimento do senso comum ou vulgar e conhecimento científico?
R) O senso comum é o conhecimento adquirido de forma popular, onde normalmente é passado de pai para filho ou entre os indivíduos da comunidade.  Já o conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos.
2. Quais os métodos que a ciência utiliza em sua investigação?
R) Núcleo de procedimentos que orienta o modo de conduzir uma investigação científica que tem como base, de modo geral, uma estrutura lógica: enunciado de um problema, formulação de uma hipótese, testes experimentais da hipótese e conclusão.
3. Qual o significado e origem da ciência?
R) Ciência pode ser definida como o campo da atividade humana que se dedica à construção de um conhecimento sistemático e seguro. O terno ciência vem do latim scientia, que significa conhecimento.
4. Quais as características do método científico?
R) Enunciado de um problema (observação de fatos não explicados – fato-problema); Formulação de uma hipótese (possíveis soluções a serem testadas dos fatos observados); Testes experimentais da hipótese (testa a validação da hipótese e consequência da solução) e Conclusão (confirma ou corrige a hipótese formulada e testada).
5. Qual a função da comunidade científica?
R) Os cientistas, depois de suas investigações, formulam leis e teorias, principalmente dentro das ciências naturais.
6. Qual a diferença entre objetividade e subjetividade científica?
R) Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais; e, Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.
7. Qual a diferença entre os valores cognitivos e valores éticos e políticos na ciência?
R) O valore cognitivos podem ser considerado quando realizamos uma reflexão das ações a qual julgamos como importante, nos valores éticos e políticos seria quando realizamos escolhas tomando por base a reflexão ética, tendo em vista o melhor para a comunidade em que vivemos.
8. Qual sua posição como estudante em relação ao criacionismo e o evolucionismo?
R) O criacionismo (defende que todos os seres vivos são obra divina) e o evolucionismo (admite que as espécies não sejam imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo) apresentam-se como duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem e que qualquer que seja o grupo defensor deve ser respeitado, tendo em vista as questões éticas, culturais e religiosas existentes na sociedade, mesmo que não haja comprovação cientificas de certos fatos.
9. Como estudante do fim da educação básica, qual a sua posição entre o geocentrismo e heliocentrismo?
R) Diante das pesquisas científicas e das tecnologias de informações temos consciência de fatos que o geocentrismo, teoria que afirmava que o sol e os demais planetas giravam em torno da Terra, não se configura “verdades” e sim o heliocentrismo, Teoria que propõem que a terra gira em torno do sol.
10. De acordo com o que você sabe sobre a teoria do criacionismo e do evolucionismo, responda:
a) Como você explica o que existia antes do começo?
R) De acordo com a teoria da evolução, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos, já o criacionismo acredita que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um Criador. Em ambas as teorias antes não existiam nada, tudo foi criado (originado) a partir de uma força (energia).
b) Na disputa entre fé e razão, quem tem mais força? Justifique.
R) Na atualidade, acredito que não há como definir que tem mais força, mas sim, que há necessidade de se relacionar fé e razão (mesmo com suas particularidades), de maneira que a fé e a razão nos encaminhem para a atualização e formação do nosso ser. Pois existem acontecimentos da fé que não são explicados pela razão e que não comprovação cientifica que contradiga a fé.

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