CONHECIMENTO DO SENSO COMUM E CIENTÍFICO (Atividade de Filosofia resolvida)
1. Quais as diferenças entre conhecimento do senso comum ou vulgar
e conhecimento científico?
R) O senso comum é o conhecimento adquirido
de forma popular, onde normalmente é passado de pai para filho ou entre os
indivíduos da comunidade. Já o
conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a
observação de fenômenos e estudo dos mesmos.
2. Quais os métodos que a ciência utiliza em sua
investigação?
R) Núcleo
de procedimentos que orienta o modo de conduzir uma investigação científica que
tem como base, de modo geral, uma estrutura lógica: enunciado de um problema,
formulação de uma hipótese, testes experimentais da hipótese e conclusão.
3. Qual o significado e origem da ciência?
R) Ciência
pode ser definida como o campo da atividade humana que se dedica à construção
de um conhecimento sistemático e seguro. O terno ciência vem do latim scientia,
que significa conhecimento.
4. Quais as características do método científico?
R) Enunciado
de um problema (observação de fatos não explicados – fato-problema); Formulação
de uma hipótese (possíveis soluções a serem testadas dos fatos observados); Testes
experimentais da hipótese (testa a validação da hipótese e consequência da
solução) e Conclusão (confirma ou corrige a hipótese formulada e testada).
5. Qual a função da comunidade científica?
R) Os
cientistas, depois de suas investigações, formulam leis e teorias,
principalmente dentro das ciências naturais.
6. Qual a diferença entre objetividade e subjetividade
científica?
R) Objetividade
é a qualidade
daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências
individuais; e, Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do
indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo
externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto
na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão
constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.
7. Qual a diferença entre os valores cognitivos e valores
éticos e políticos na ciência?
R)
O valore cognitivos podem ser considerado quando realizamos uma reflexão das
ações a qual julgamos como importante, nos valores éticos e políticos seria
quando realizamos escolhas tomando por base a reflexão ética, tendo em vista o
melhor para a comunidade em que vivemos.
8. Qual sua posição como estudante em relação ao criacionismo
e o evolucionismo?
R)
O criacionismo (defende que todos os seres vivos são obra divina) e o
evolucionismo (admite que as espécies não sejam imutáveis e que sofrem
modificações ao longo do tempo) apresentam-se
como duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem e que
qualquer que seja o grupo defensor deve ser respeitado, tendo em vista as
questões éticas, culturais e religiosas existentes na sociedade, mesmo que não
haja comprovação cientificas de certos fatos.
9. Como estudante do fim da educação básica, qual a sua
posição entre o geocentrismo e heliocentrismo?
R) Diante
das pesquisas científicas e das tecnologias de informações temos consciência de
fatos que o geocentrismo, teoria que afirmava que o sol e os demais planetas
giravam em torno da Terra, não se configura “verdades” e sim o heliocentrismo,
Teoria que propõem que a terra gira em torno do sol.
10. De
acordo com o que você sabe sobre a teoria do criacionismo e do evolucionismo,
responda:
a) Como você explica o que existia antes do começo?
R) De acordo com a teoria da evolução,
as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos, já o criacionismo acredita
que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um
Criador. Em ambas as teorias antes não existiam nada, tudo foi criado
(originado) a partir de uma força (energia).
b) Na disputa entre fé e razão, quem tem mais força?
Justifique.
R) Na
atualidade, acredito que não há como definir que tem mais força, mas sim, que
há necessidade de se relacionar fé e razão (mesmo com suas particularidades),
de maneira que a fé e a razão nos
encaminhem para a atualização e formação do nosso ser. Pois existem acontecimentos
da fé que não são explicados pela razão e que não comprovação cientifica que
contradiga a fé.
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