terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Uma reflexão sobre o "erro" dentro do processo de ensino e aprendizagem
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
a) O que é o “erro” e o que ele representa para o processo de reconstrução do conhecimento no processo ensino-aprendizagem?
O “erro” apresenta-se como um ponto de reflexão (numa abordagem qualitativa) que pode possibilitar a realização de um diagnóstico sobre o nível em que o aluno se encontra no processo de ensino e aprendizagem, permitindo elencar provável problema (certo ou hipotético) de aprendizagem ocorrido e (re)definir procedimento para superação da situação encontrada.
Assim, o “erro”, ao ser concebido reflexivamente, pode possibilita ao professor, uma (re)orientação para uma nova direção ou meta em que está sendo buscada, ou seja, os “erros” fornecem informações diagnósticas (pontos relevantes) e pode favorecer a elaboração de novas coordenadas para a realização de atividades com vista nos objetivos propostos que se deseja alcançar.
b) Qual o papel da educador frente ao erro do educando?
O professor deve se apresentar frente ao “erro”, como um dialogado dentro do processo de ensino e aprendizagem, que por meio do diálogo e da reflexão de sua prática, busque no aluno a reflexão sobre o processo de aprendizagem em si mesmo, levando a aluno a refazer do caminho percorrido, dando sentido à sua aprendizagem de forma desenvolver sua autonomia para vencer as dificuldades.
Portanto, “os erros”, devem ser usados pelo professor, como possibilidades alternativas para redirecionar o aluno a refazer aquilo que ainda não aprendeu, ou seja, promover a autoavaliação, para que o aluno desenvolva consciência de seus erros e acertos, no intuito de tentar melhorar: seus estudos, suas competências e habilidade, na (para) construção e reconstrução de conhecimentos significativos.

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