Uma reflexão sobre o "erro" dentro do processo de ensino e
aprendizagem
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
a)
O que é o “erro” e o que ele representa para o processo de reconstrução do
conhecimento no processo ensino-aprendizagem?
O “erro” apresenta-se como um ponto de reflexão
(numa abordagem qualitativa) que pode possibilitar a realização de um
diagnóstico sobre o nível em que o aluno se encontra no processo de ensino e
aprendizagem, permitindo elencar provável problema (certo ou hipotético) de
aprendizagem ocorrido e (re)definir procedimento para superação da situação
encontrada.
Assim, o “erro”, ao ser concebido
reflexivamente, pode possibilita ao professor, uma (re)orientação para uma nova
direção ou meta em que está sendo buscada, ou seja, os “erros” fornecem
informações diagnósticas (pontos relevantes) e pode favorecer a elaboração de novas
coordenadas para a realização de atividades com vista nos objetivos propostos
que se deseja alcançar.
b) Qual
o papel da educador frente ao erro do educando?
O professor deve se apresentar frente ao
“erro”, como um dialogado dentro do processo de ensino e aprendizagem, que por
meio do diálogo e da reflexão de sua prática, busque no aluno a reflexão sobre
o processo de aprendizagem em si mesmo, levando a aluno a refazer do caminho
percorrido, dando sentido à sua aprendizagem de forma desenvolver sua autonomia
para vencer as dificuldades.
Portanto, “os erros”, devem ser usados pelo
professor, como possibilidades alternativas para redirecionar o aluno a refazer
aquilo que ainda não aprendeu, ou seja, promover a autoavaliação, para que o
aluno desenvolva consciência de seus erros e acertos, no intuito de tentar
melhorar: seus estudos, suas competências e habilidade, na (para) construção e
reconstrução de conhecimentos significativos.
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