FILOSOFIA & FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO (Pontos de Reflexões)
Profa. Me. Vânia S. M. Oliveira
Podemos observar que a Filosofia em seu imo,
objetiva despertar a ideia, o pensar, a partir de objeto de estudo na busca da
apreensão, desconstrução e reconstrução do conhecimento. Ou seja, busca levar a
se refletir com intuito de entendimentos que permitam compreender e dá
significado ao mundo e à existência de maneira que se possa assumir
criticamente para um direcionamento da própria experiência e das questões
fundamentais que envolvem: o ser, os valores, a realidade e as próprias ações
práticas.
Dessa forma, a Filosofia se preocupa em equalizar
as relações existentes nos processos de formação da pessoa humana procurando
resguardar a sua racionalidade. Pode ser comparada ao espelho que reflete a
realidade e do reflexo por ele proporcionado, é muito mais que sair de uma vida
de labirintos e incertezas, é poder gerar mudanças e posicionamentos conscientes.
Nessa dimensão Castoriadis (1987, p. 10) afirma:
Pensar não é sair da
caverna nem substituir a incerteza das sombras pelos contornos nítidos das próprias
coisas [...] é entrar no labirinto, mais exatamente fazer ser a aparecer um
labirinto [...] É perder-se em galerias que só existe porque as cavamos
incansavelmente, girar no fundo de um beco cujo acesso se fechou atrás de
nossos passos – até que essa rotação, inexplicavelmente, abra, nas paredes,
fendas onde se possa passar.
E nesse contexto, a Filosofia busca proporcionar o desenvolvimento do senso critico, ampliando
a consciência reflexiva, voltada para a apreensão e compreensão de si e do
mundo em que se vive, dando condições e possibilidades de desenvolver um
processo formativo que visa a transformação do individuo, tendo em vistas ações
concretas éticas, políticas e de bem estar de maneira a contribuir com a construção de uma base
teórico-conceitual que dê sustentação à ação racional humana.
É por isso que a Filosofia não pode ser isolada
da educação, nem tão pouco do convívio com as ciências, pois cada uma, a sua
maneira contribui para a construção da harmonia nos mais variados aspectos da
realidade humana. Seja na construção de procedimentos de intervenção educativo
ou para a produção de novas tecnologias e inovações ou ainda em forma de
sentidos para ação (Filosofia) que permitam colocar em harmonia os diferentes
elementos que dão suporte a conformidade humana.
Referências
CASTORIAIDIS, Cornélius. Prefácio, In; As encruzilhadas
do labirinto. 2 ed. Tradução Carmem Sylvia; Rosa Maria Boaventura. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 9-32.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
SEVERINO,
Antonio J. Filosofia. São Paulo:
Cortez, 1994.
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