quinta-feira, 6 de julho de 2017

ESTUDANTE DIGITAL! (Recortes de Reflexões)
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
As novas tecnologias na atualidade influenciam o homem na sua maneira de pensar, ser e agir, principalmente na forma de se comunicar, na aquisição de conhecimentos e na construção de novos conhecimentos. As influencias, ocorrem em todos os âmbitos e áreas da sociedade, e, dependendo é claro, da forma como esses recursos são adquiridos, compreendidos e usados, podem contribuir ou não na aquisição de uma qualidade de vida.
É nesse contexto, as instituições educacionais surgem, na pessoa do educador, como promotores de conscientização sobre a convivência e uso dessas tecnologias, de maneira a criar dentro do ambiente educacional, possibilidades para o desenvolvimento de uma aprendizagem que promova a colaboração e a cooperação entre os educandos.
Assim, neste “novo” contexto educacional, a identificação do estudante digital, tem entre outras características a coletividade dentro de um espaço dinâmico e interativo. E, deste modo, no contexto da linguagem digital, a interação e a coletividade podem produzir novas e diferentes experiências e relações interpessoais, podendo alterar a concepção e formação do sujeito participante.
Deste modo, o educador deve refletir sobre as formas de como utilizar-se dessa nova concepção educativa, de maneira a aproveitá-la como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da aprendizagem, tendo assim, as novas tecnologias como um valioso aliado na (re)construção do sujeito, possibilitando ao mesmo a capacidade de autoaprendizagem.
Diante disso, os desafios dentro do processo educativo surgem a partir da interação e comunicação do sujeito na era da tecnologia de informação digital, e exige do profissional da educação, um perfil de educador facilitador do processo de aprendizagem, de forma a contribuir para diminuição da dificuldade de interação, bem como a aquisição do conhecimento da linguagem digital.
Portanto, é importante que o educador desenvolva em si e no educando, uma visão crítica para a construção de consciência que desperte uma ação transformadora e emancipadora, objetivando preparar os educandos para serem capazes de interagir dentro de uma análise e reflexão crítica para apreensão e construção do conhecimento e uma atitude política coerente para um verdadeiro exercício de cidadania.
Referências
BOHADANA, Estrella. O terceiro milênio e a reconfiguração da Humanidade: ética, educação e cultura. Disponível em: www.redem.buap.mx/word/estrella1.doc. Acessado em 08/06/2017.
BOHADANA, Estrella. OLIVEIRA, Sandra Lúcia de. Conhecimento, educação e construção do sujeito: as novas tecnologias de interação e de comunicação. Disponível em: www.revistateias.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/. Acessado em 08/06/2017.
Seminário Sobre Interatividade. Disponível em: www.faced.ufba.br/~pretto/edc266/sem972/alunos972/manuela/trabalho.htm. Acessado em 07/06/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário