ESTUDANTE
DIGITAL! (Recortes de Reflexões)
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
As novas tecnologias na
atualidade influenciam o homem na sua maneira de pensar, ser e agir,
principalmente na forma de se comunicar, na aquisição de conhecimentos e na
construção de novos conhecimentos. As influencias, ocorrem em todos os âmbitos
e áreas da sociedade, e, dependendo é claro, da forma como esses recursos são
adquiridos, compreendidos e usados, podem contribuir ou não na aquisição de uma
qualidade de vida.
É nesse contexto, as
instituições educacionais surgem, na pessoa do educador, como promotores de
conscientização sobre a convivência e uso dessas tecnologias, de maneira a
criar dentro do ambiente educacional, possibilidades para o desenvolvimento de uma
aprendizagem que promova a colaboração e a cooperação entre os educandos.
Assim, neste “novo” contexto
educacional, a identificação do estudante digital, tem entre outras
características a coletividade dentro de um espaço dinâmico e interativo. E,
deste modo, no contexto da linguagem digital, a interação e a coletividade podem
produzir novas e diferentes experiências e relações interpessoais, podendo alterar
a concepção e formação do sujeito participante.
Deste modo, o educador deve
refletir sobre as formas de como utilizar-se dessa nova concepção educativa, de
maneira a aproveitá-la como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da
aprendizagem, tendo assim, as novas tecnologias como um valioso aliado na (re)construção
do sujeito, possibilitando ao mesmo a capacidade de autoaprendizagem.
Diante disso, os desafios
dentro do processo educativo surgem a partir da interação e comunicação do
sujeito na era da tecnologia de informação digital, e exige do profissional da
educação, um perfil de educador facilitador do processo de aprendizagem, de forma
a contribuir para diminuição da dificuldade de interação, bem como a aquisição
do conhecimento da linguagem digital.
Portanto, é importante que o educador
desenvolva em si e no educando, uma visão crítica para a construção de
consciência que desperte uma ação transformadora e emancipadora, objetivando
preparar os educandos para serem capazes de interagir dentro de uma análise e
reflexão crítica para apreensão e construção do conhecimento e uma atitude
política coerente para um verdadeiro exercício de cidadania.
Referências
BOHADANA, Estrella. O terceiro milênio e a reconfiguração da Humanidade: ética,
educação e cultura. Disponível
em: www.redem.buap.mx/word/estrella1.doc. Acessado em 08/06/2017.
BOHADANA, Estrella. OLIVEIRA, Sandra Lúcia de. Conhecimento, educação e construção do
sujeito: as novas tecnologias de interação e de comunicação. Disponível
em: www.revistateias.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/.
Acessado em 08/06/2017.
Seminário
Sobre Interatividade. Disponível em: www.faced.ufba.br/~pretto/edc266/sem972/alunos972/manuela/trabalho.htm.
Acessado em 07/06/2017.
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