domingo, 6 de agosto de 2017

CURSO: EDUCAÇÃO INFANTIL – DESAFIOS CURRICULARES E USO DE TECNOLOGIAS
TEMA VI - NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ATIVIDADE PROPOSTA 01
Assista os vídeos de animação integrante do DVD Desenho Animado Ambiental com distribuição gratuita através da Rede Social - http://www.caranguejo.com. Filme infantil - A água é um mundo fantástico, publicado em 15 /02/2016 onde conta a história do Gotinhas, um herói destemido que vai viver uma aventura fantástica pelo ciclo urbano da água. Neste filme, se saberá como é que uma simples gota de água da chuva se transforma em água potável e como é que, depois de usada, vai regressar ao rio já limpinha. Organize um roteiro de atividades a serem desenvolvidas em sala da Pré-Escola.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
*Nota: O trabalho foi realizado a parti de pesquisa (com realização de compilações), com base nas orientações dos materiais do curso disponíveis no ambiente de aprendizagem do Curso Educação Infantil – Desafios curriculares e uso de tecnologias (Tema VI - Natureza e sociedade na Educação Infantil) e aplicado aos alunos do 1º ano da UIM Profa. Magnólia Hermínia Araujo (pela aproximação da faixa etária da Educação Infantil), sob a orientação da Profa. Heloísa C. V. Santos.
Tema: A importância da água para nossa vida
Público: Pré-Escola II
Duração: 4 horas
Objetivos: Interessar-se pelo mundo social e natural em que vivem; Propor, criar e imaginar soluções para possíveis problemas sobre a questão do uso, desperdício e preservação da água.
Conteúdos: A água no planeta; A água e seu consumo; e, Os problemas decorrentes da falta de cuidado.
Recursos: Notbook, datashow, Informações nas mais variadas fontes: internet, textos de divulgação científica, jornais, revistas especializadas ou não, livros didáticos, textos literários, fotos, vídeo, gravuras, pinceis (cores variadas), lápis, borracha, cartolina e papel cartão, fita crepe e tesoura sem ponta.
Metodologia:
1º momento: Roda de conversa – Discutir com as crianças sobre a água: De onde vem? Para onde vai? Como é usada? Verificar quais as idéias que os alunos, propondo que falem sobre como utilizamos a água em nosso dia-a-dia.
2º momento: Produção textual – Junto com as crianças listar as ideias para compará-las após a leitura e o estudo do tema;
3º momento: Apresentar às crianças textos informativos, vídeos e/ou outras fontes de informações para que saibam mais sobre o uso da água;
4º momento: Explorar com as crianças a dimensão prática do uso da água, nos seus usos diários, em casa e na escola;
5º momento: Construção de cartazes sobre o estudo da água para serem expostos nos lugares da escola onde há consumo de água – pátio, banheiros, refeitório, etc.
Avaliação: Envolvimento nos estudos e interesse pela temática; Participar de discussões sobre o tema; Relato das experiências; Manifestar opiniões sobre os acontecimentos do mundo natural (água).
Referências
Água. A fonte da vida.  Coleção Eco Parte 2. Disponível em: http://educacao.faber-castell.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Colecao-ECO-Parte-2-Agua-A-fonte-da-vida.pdf. Acessado em: 01 dez. 2016.
Como preparar sequências didáticas na Educação Infantil. Disponível em: <http://naescola.eduqa.me/rotina-pedagogica/como-preparar-sequencias-didaticas-na-educacao-infantil/>. Acessado em: 16 nov. 2016.
SANTOS, Heloísa Cardoso Varão. et al. Educação Infantil – Desafios curriculares e uso de tecnologias. Tema VI - Natureza e sociedade na educação infantil. CAPtec – Capacitações e treinamento, 2016.
Vídeo: A água é um mundo fantástico. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cZ09uehjXDo>. Acessado em: 01 dez. 2016.
* Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário