sexta-feira, 6 de abril de 2018

CONCEPÇÕES PSICOLÓGICAS E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (Recortes de Pensamentos)

Dentro do contexto do processo de desenvolvimento temos concepções psicológicas que procuram, dentro de cada abordagem teórica, explicar como ocorre o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo destacadas três concepções: a Inatista, a Ambientalista e a Interacionista, concepções em que ora priorizando o sujeito, ora o objeto de conhecimento.

A concepção Inatista

Nessa concepção, o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas. A mesma tem duas origens: uma na Teologia e a outra na Embriologia:

ü Na origem teologia: que entende que o homem, ao nascer, já traz uma forma definitiva determinada pelo Criador, onde o ser humano é ativo e definidor único do desenvolvimento: a experiência só tem valor como estímulo ao surgimento de características que já preexistem no indivíduo.
ü Na origem embriológica, descobertas revelaram sequências invariáveis no desenvolvimento humano “[...] fatores biológicos, como a hereditariedade e a maturação orgânica, são os principais responsáveis pela aprendizagem e pelo desenvolvimento das capacidades humanas” (TENREIRO, 2009, p. 11), onde a prática pedagógica deve ir a reboque das características individuais. Dá-se ênfase nos testes de aptidão e inteligência.

A concepção Ambientalista

Já essa concepção, o desenvolvimento é resultado da ação do meio sobre o indivíduo, e nesse sentido, “[...] aprendizagem é a modificação do comportamento observável em função da experiência [...]” (TENREIRO, 2009, p. 59), com vista na relação entre os estímulos e as contingências do meio sobre o comportamento humano.

ü O ser humano é passivo e as estimulações do ambiente é que imprimem seu caráter e sua personalidade.
ü O conhecimento se reduz à cópia do real.
ü A prática pedagógica pressupõe comandos docentes.

A concepção Interacionista

Na concepção, o desenvolvimento é o resultado da ação do sujeito sobre a realidade e desta sobre o sujeito, e “destacam que o organismo e o meio exercem ação recíproca. Um influencia o outro e essa interação acarreta mudanças sobre o individuo” (TENREIRO, 2009, p. 34).

ü O ser humano é inteligente.
ü O conhecimento resulta da relação do sujeito com o meio.
ü A prática pedagógica pressupõe atividade do aluno e a ação docente, no sentido de ampliar seus conhecimentos.

Compreendemos, dentro do conceito sobre as concepções psicológicas, que as mesas buscam dar suporte para um melhor entendimento do indivíduo, do meio em que vive, e, principalmente das contribuições sobre desenvolvimento humano nos seus diversos aspectos, podendo estas, no campo educacional, proporcionar condições reflexivas, com vista num possível rompimento das posturas e práticas pedagógicas tradicionais, para uma valorização de um processo de desenvolvimento com uma formação humana direcionada para uma consciência crítica reflexiva.

Referência

TENREIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.

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