domingo, 6 de janeiro de 2019

QUEM FORAM OS ASTECAS? (Resumo didático: Parte 01)
INTRODUÇÃO
Os astecas foram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Começaram a ocupar o planalto mexicano no final do século XII, vindos da atual Califórnia, dominaram as outras tribos que viviam na região e em pouco tempo construíram um grande império com 500 cidades e 15 milhões de habitantes. Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico. Os astecas instalaram-se precisamente na região central do México conhecida como Vale do México.
A capital dos astecas, chamada de Tenochtitlán, foi construída em uma ilha que ficava no lago Texcoco, antigo lago que existia no Vale do México Tenochtitlán tornou-se o centro e a mais importante cidade do Império Asteca. Em 1450, contava com      cerca de 300 mil habitantes, com a fundação e o crescimento de Tenochtitlán, os astecas desenvolveram relações comerciais com as grandes cidades vizinhas. eles tinham também uma notável força militar, além de terem realizado aliança com outras grandes cidades da região.
A civilização asteca desenvolveu-se em uma região chamada de Mesoamérica, portanto, além de pré-colombianos, são chamados de povos mesoamericanos. Os astecas instalaram-se precisamente na região central do México conhecida como Vale do México. Cada povo indígena tinha seu idioma, sua cultura, seu modo de sobreviver e de entender o mundo. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo. Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Quando Cristóvão Colombo chegou na América (em 1492), havia mais de 580 milhões de pessoas vivendo no continente. Os europeus chamaram os povos da América de índios. Nós até podemos utilizar a palavra índio se não nos esquecermos da que os povos indígenas eram bem diferentes uns dos outros. Cada nação indígena tenha seu próprio idioma, sua maneira de cortar o cabelo, de fazer ferramentas, de construir cabanas, de se vestir e se enfeitar, de modelar vasos, de casar, de fazerem guerra, de preparar comida, de cuidar dos filhos, de apreciar a beleza, de homenagear os mortos e os deuses. Portanto, o povo indígena tinha sua própria vida cultural.
RELIGIÃO
A religião das populações que habitavam a região da Mesoamérica era de caráter Politeísta, os astecas assumiram esse mesmo caráter, pois muitos dos deuses eram representados por animais e elementos da natureza tendo em vista que, o que mais predominava eram animais e a natureza, O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia. Além disso, outras divindades tinham vinculação exclusiva com certas atividades profissionais ou cidades astecas.
A crença asteca era uma mistura de elementos de diversos povos antigos mesoamericanos. A religião asteca dava uma grande importância à criação do universo, a situação humana em relação ao divino, ligada principalmente à agricultura e as chuvas.  Acreditavam na comunicação constante entre os deuses e os humanos. Havia também a crença de que os deuses podiam entrar no corpo das pessoas. Realizavam sacrifícios humanos como forma de acalmar e agradecer os deuses. Os templos religiosos dos astecas eram bastante complexos e marcava uma determinada contagem do tempo. A construção de suas pirâmides era realizada a partir de um conjunto de blocos de pedra que sofria alterações a cada cinquenta e dois anos. Cada reforma simbolizava o agradecimento do povo aos deuses que conservaram a existência do mundo.
POLÍTICA
A sociedade era baseada em uma forte tradição militarista, eles possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império. Outro aspecto que pode ser colocado e o imperador era tanto a figura política quanto a religiosa nessa sociedade, pois com isso ele governava pelo povo e pelos deuses que ele representava na terra.
JOGO ASTECA
O tlachtli era um jogo de bola bastante popular entre os astecas que lembra tanto futebol quanto o basquete, as duas equipes adversários se enfrentam em um campo em formato de “T” maiúsculo a bola era de borracha e bastante pesada e só podia ser tocada e lançada com os joelhos ou Quadris, jogadores responsáveis para fazer passar a bola entre dois anéis de pedra fixados nas muralhas laterais mais ou menos como uma cesta de basquete.
REFERÊNCIAS
BRASIL ESCOLA. Astecas - Economia, sociedade e política. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/astecas2.htm>. Acesso em 05 de dez. 2018.
HISTÓRIA DO MUNDO. Governo Asteca - História do Governo AstecaDisponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/asteca/governo-asteca.htm>. Acesso em 06 de dez. 2018.
HISTÓRIA ZINE. As Astecas. Disponível em: <https://historiazine.com/os-astecas-afcdbaf55e28>. Acesso em 10 de dez. 2018.
RESUMO ESCOLAR. Resumo dos Astecas. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/historia/resumo-dos-astecas/>. Acesso em 06 de dez. 2018.
SOUSTELL, Jacques. O dia de um mexicano. In.:____. Os astecas na véspera da conquista espanhola. Eduardo Brandão (tradução). São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SUA PESQUISA. Arte Asteca. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/astecas/arte_asteca.htm>. Acesso em 04 de dez. 2018.
SUA PESQUISA. Cultura dos AstecasDisponível em:<https://www.suapesquisa.com/astecas/cultura_astecas.htm>. Acesso em 07 de dez.
TODA MATÉRIA. Astecas. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/astecas/>. Acesso em 08 de dez. 2018.
TODO ESTUDO. AstecasDisponível em: <https://www.todoestudo.com.br/historia/astecas>. Acesso em 09 de dez. 2018.
*Compilação: Acadêmicos do 3º período de História: Lailson Araújo da Silva; Marcos Ruan de Almada Silva; Matheus Wilson Silva dos Santos; e, Taylon Jefferson da Silva Machado – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário