Visando
uma interação maior do que aquela com que se estava acostumado a ter na web
1.0, a Web 2.0 apresenta um grande número de serviços, muitos deles ofertados
por sítios que possibilitam altos níveis de interação, compartilhamento, troca
de opiniões não possíveis antes dela. Entre eles, destacam-se as redes sociais Facebook
e Orkut, o Skipe3; o Twitter4; a
Wikipedia5; e o You Tube6.
Outras
formas de compartilhamento presentes na Web 2.0 são: a) os blogs ou
blogues – sites em forma de diário onde os textos são apresentados em ordem
cronológica inversa e que permitem uma atualização rápida por meio de
acréscimos de “posts” ou arquivos; b) as Wikis - sites cujo conteúdo é
adicionado e mantido por quem os visita, em uma escrita colaborativa; c)
agregação de conteúdo - disponibilização em um site conteúdo publicado em
outros, buscando facilitar o acesso ou enriquecê-lo com a opinião de outros
utilizadores.
Verifica-se,
assim, que a Web 2.0 caracteriza-se pela simplicidade e pela troca rápida de
informações; pela facilidade de publicação e de disponibilização rápida; pela
atuação do usuário, agora autor, produtor de conteúdo na Web 2.0, que
participa, socializa, interage; pela utilização da inteligência coletiva para
organizar de modo mais eficaz a rede.
Releva-se
nesse contexto o Google, buscador desenvolvido em 1996, que hoje vem a ser o
serviço de busca mais rápido do mundo. Porém, não é somente como uma imensa
fonte de pesquisa mundial, seja de textos ou imagens, que ele pode ser usado.
Ele possui outros serviços, como conta de e-mail (gmail), rede social (Orkut),
o Google Maps – permite a visualização de mapas e rotas de tráfego; o Google
Docs – série de aplicativos online, com editor de textos, criador de
formulários, apresentações, planilha e compartilhamento, permitindo, também, a
construção de textos colaborativos; o Google Answer – onde é possível fazer uma
pergunta sobre um assunto e ter repostas dos outros usuários; o Google Groups,
aplicativo que possibilita a postagem, leitura e compartilhamento de arquivos,
a partir de grupos e o Google Earth – programa que apresenta de forma
tridimensional um modelo globo terrestre, feito a partir de fotografias de
satélites. Assim, tem-se tanto a geração de mapas bidimensionais como
simulações das regiões do planeta.
3permite a comunicação
de voz e vídeo grátis entre usuários ou software, sendo disponibilizado em mais
de 20 idiomas e usado na maioria dos países, permitindo comunicação de e para
telefones, sejam fixos ou celulares.
4usado por pessoas em
todo o mundo para informarem outras, amigas ou não, sobre o que estão a fazer
em cada momento.
5uma enciclopédia
escrita em colaboração pelos seus leitores.
6permite aos
utilizadores ver e partilhar vídeos.
*Texto compilado de: VANDRESEN,
Ana Sueli Ribeiro. Web 2.0 E Educação –
Usos e Possibilidades. X Congresso Nacional de Educação – Educere. I
Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação –
SIRSSE. Disponível em:
<https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5752_3325.pdf>. Acesso em: 06 Agos.
2020.
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