terça-feira, 6 de outubro de 2020

 ESTRATÉGIAS DE ESTUDO Parte 2 (Recorte de textos*)

Dando continuidade ao alinhamento para subsidiar na pesquisa, apresentaremos mais duas Técnicas de estudo que também poderá promover uma compreensão da temática no desenvolvimento da pesquisa ajudando na realização do Trabalho de Conclusão de Curso: Fichamento e Mapa Conceitual.

Fichamento: No fichamento, organizamos sinteticamente, as principais ideias do texto lido. O fichamento de citação é ideal para este estudo prévio da pesquisa científica. Com ele, você seleciona os trechos que considera mais pertinentes e que poderão servir de fundamentação para sua escrita. Dentro da estrutura temos: cabeçalho, referência bibliográfica e texto, onde você deve escrever o conteúdo principal. Existem três tipos de fichamento: 1- de citação, que consiste na reunião das frases mais importantes do texto, devendo ser transcritas entre aspas; 2 –textual, que consiste na apresentação das ideias principais do texto, escritas com as suas próprias palavras, podendo também fazer uso de citações; e, 3 – bibliográfico, que consiste em apresentar as ideias de forma selecionadas que expressam opinião pessoal, sendo inseridas por temas e devidamente indica a sua localização no texto.

Fichamento de citações

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da Educação: Perspectivas e Desafios. vol. 29, n. 78. Caderno Cedes. Campinas/SP. p. 201-215, maio/ago. 2009.

“A discussão acerca da qualidade da educação remete à definição do que se entende por educação. Para alguns, ela se restringe às diferentes etapas de escolarização que se apresentam de modo sistemático por meio do sistema escolar. Para outros, a educação deve ser entendida como espaço múltiplo, que compreende diferentes atores, espaços e dinâmicas formativas, efetivado por meio de processos sistemáticos e assistemáticos” (p. 203).

“É importante desenvolver uma análise articulada dos diferentes aspectos que interferem no processo de construção de uma escola de qualidade, sem perder de vista a concepção de homem e de sociedade que se almeja construir” (p. 206).

“A qualidade da educação, portanto, não se circunscreve a médias, em um dado momento, a um aspecto, mas configura-se como processo complexo e dinâmico, margeado por um conjunto de valores como credibilidade, comparabilidade, entre outros. Ratifica-se, portanto, que qualidade da educação é um conceito polissêmico e multifatorial, pois a definição e a compreensão teórico-conceitual e a análise da situação escolar não podem deixar de considerar as dimensões extraescolares que permeiam tal temática” (p. 207).

Artigo completo em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0049.pdf

Mapa Conceitual: Durante a leitura, você pode simplesmente grifar palavras e termos que se interligam para formar uma ideia. Faça isto, e terá um mapa conceitual. A estratégia que permite memorizar de forma sistemática um conteúdo por meio do uso de palavras-chave e gráficos que são interligados de forma estratégica ou cronológica.

Mapa conceitual

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da Educação: Perspectivas e Desafios. vol. 29, n. 78. Caderno Cedes. Campinas/SP. p. 201-215, maio/ago. 2009.

Artigo completo em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0049.pdf

*Compilação realizada do material de slide: Orientações TCC. Especialização em Informática na Educação. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA. CENTRO DE REFERÊNCIA TECNOLÓGICA – CERTEC. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB.

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