SURGIMENTO DO HIPERTEXTO E DA HIPERMÍDIA – PARTE 1
O surgimento do hipertexto e
da hipermídia é muito próximo. Por hipertexto entende-se uma estrutura de
textos organizada e interrelacionada, por meio de links (também denominados de
nós), por meio dos quais o leitor, por sua livre escolha e interesse, e a sequência
na qual quer ler os textos. Com o termo hipertexto explora-se o conceito de
leitura não linear.
Em 1965, Ted Nelson criou o
termo hipertexto, em um ensaio elaborado para a Conferência Anual da
Association of Computing Machinery (ACM), após cinco anos, testando o programa
Xanadu, um editor de texto que possibilita revisão, comparação e a reescrita de
forma rápida, desenvolvido por ele como projeto de conclusão de mestrado
(BERTOMEU, 2010).
Segundo Pontuschka (2007), o hipertexto
surgiu para romper a linearidade dos textos, propondo uma nova forma de leitura
em rede. Nenhum outro tipo de mídia permitia a interatividade do leitor com o
conteúdo de forma tão intuitiva.
Acredita-se que a ideia do
hipertexto nasceu a partir das enciclopédias que já apresentavam o conceito de
não linearidade, pois permitia o acesso não linear aos verbetes contidos em diferentes
volumes. Um outro exemplo de hipertexto tradicional é o livro mais antigo - a Bíblia.
A Bíblia, além de ter sido o
primeiro livro impresso, provavelmente foi o primeiro livro a ser transportado
para a versão digital. Não se sabe quem digitou sua primeira versão, mas, no início
da década de 90, algumas versões foram lançadas, como a da Franklin Products,
contendo dicionário, localizador de conteúdo e guia de pronúncia, tornando-se
um hipertexto digital’ criando novas possibilidades de leituras (BERTOMEU,
2010).
O hipertexto, por sua natureza, já conta com
recursos computacionais, agiliza o processo de busca e de redirecionamento na
sequência de leitura dos documentos, a partir dos hyperlinks. Os hyperlinks são
palavras marcadas em um documento que redirecionam a leitura para outro ponto
do texto ou para outro texto.
Referência
Textos compilados integralmente de: Souza, Patrícia
Cristiane. Sistemas Multimídia. Cuiabá:
UAB/ UFMT, 2010.
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