ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Profa. Esp. Joselma Coelho Lima
1.
Primeiras ideias
É entendida como um instrumento para a leitura
do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos
números e a resolução das quatro operações básicas. (MEC, 2014)
2.
Pressuposto
A Educação Matemática é uma área de
pesquisa, sempre enraizada nas práticas de sala de aula, tanto assim que nos
possibilitou constituir um grupo de pessoas de todo o Brasil, disposto a
trabalhar para a construção deste material que, indiretamente, chegará a
praticamente todas as crianças brasileiras de seis a oito anos de idade; uma
imensa responsabilidade!
3.
Aprofundamento das ideias
A Alfabetização
Matemática que se propõe refere-se ao trabalho pedagógico que contempla
as relações com o espaço e as formas, processos de medição, registro e uso das
medidas, bem como estratégias de produção, reunião, organização, registro,
divulgação, leitura e análise de informações, mobilizando procedimentos de
identificação e isolamento de atributos, comparação, classificação e ordenação.
4.
A prática da reflexividade
Pautada na ação prática/teoria/prática/teoria
(um ciclo pedagógico), operacionalizada na análise de práticas de salas de
aulas, aliadas à reflexão teórica e reelaboração das práticas.
Referências
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC,
SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do trabalho
pedagógico. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, registros e
agrupamento. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de
problemas. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes matemáticos e outros
campos do saber. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de
Numeração Decimal. Brasília: MEC, SEB, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário