O PLANEJAMENTO DE MÍDIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL*
1 Fatores condicionantes do
planejamento
a. Os desafios: as situações-problema que, por
se conectarem significativamente ao universo de interesses vitais dos sujeitos,
podem cumprir função de ativar seu engajamento comunicativo e suas chaves de
aprendizagem.
b. A diversidade de alternativas de interação
entre sujeitos e entre eles e situações motivadoras, uma vez que tratamos com
diversidade de modalidades de inteligência, comunicação e, portanto, de
aprendizagem.
c. A diversidade de atividades mobilizadoras,
aumentando nossas possibilidades de promover conexões e participações engajadas
dos diferentes sujeitos nos processos de resolução de problemas e superação de
desafios.
d. Abordar atividades como processos
comunicativos, cujas interações e trocas que promovem devem se prestar a
promover conexão e participação dos sujeitos no ambiente de colaboração formado
em torno de situações-problema.
e.
Qualificar as escolhas das estratégias metodológicas envolvendo mídias a partir
de critérios gerados com base nesses fatores.
2 Fator humano inerente aos artefatos
tecnológicos
a. Define que as pessoas são portadoras de
diferentes modalidades preferenciais de comunicação e, portanto, tendem a
possuir estilos de aprendizagem alinhados e coerentes com essas modalidades.
b. Destaca os fatores de identidade como
importantes vias para a exibição desses estilos a nossa observação e analise.
c. Aponta como os estilos pessoais de
comunicação estabelecem diferentes campos de possibilidades, tanto quanto de
restrições, para as interações dos sujeitos nos processos de aprendizagem.
d.
Permite, a partir da identificação de perfis de modalidades perceptivas
preferenciais, a elaboração de parâmetros e critérios para a criação,
planejamento e gestão de projetos de mídia em educação alinhados com os padrões
dos públicos-alvo de nossas intervenções.
3
Perfis dinâmicos de públicos e sua importância
a. As modalidades
de comunicação e de aprendizagem das quais as pessoas são portadoras se
estruturam por meio de seus hábitos,
costumes e crenças.
b. Esses fatores permitem que pessoas e
ambientes sociais de comunicação estejam ligados por meio das interfaces de mídia.
c.
Em qualquer planejamento de comunicação, e fundamental que se tome como referência
central a caracterização dos públicos envolvidos nos processos.
4 Questionamentos para
identificação do Perfis dinâmicos de
públicos
a. Como se aprende em seu
contexto de atuação?
b. Que processos comunicativos ativam a aprendizagem entre as pessoas
com que trabalha?
c. Como parece mais adequado se promover aprendizagem nesse contexto?
d.
Que critérios são apontados pelo
perfil de seu público para orientar a escolha das estratégias mais adequadas em
seu trabalho pedagógico?
*Compilação
de texto. Fonte: Andréa Paula Osório
Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA.
www.ibmeconline.com.br/univima.
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