segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 O PLANEJAMENTO DE MÍDIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL*

1 Fatores condicionantes do planejamento

a. Os desafios: as situações-problema que, por se conectarem significativamente ao universo de interesses vitais dos sujeitos, podem cumprir função de ativar seu engajamento comunicativo e suas chaves de aprendizagem.

b. A diversidade de alternativas de interação entre sujeitos e entre eles e situações motivadoras, uma vez que tratamos com diversidade de modalidades de inteligência, comunicação e, portanto, de aprendizagem.

c. A diversidade de atividades mobilizadoras, aumentando nossas possibilidades de promover conexões e participações engajadas dos diferentes sujeitos nos processos de resolução de problemas e superação de desafios.

d. Abordar atividades como processos comunicativos, cujas interações e trocas que promovem devem se prestar a promover conexão e participação dos sujeitos no ambiente de colaboração formado em torno de situações-problema.

e. Qualificar as escolhas das estratégias metodológicas envolvendo mídias a partir de critérios gerados com base nesses fatores.

2 Fator humano inerente aos artefatos tecnológicos

a. Define que as pessoas são portadoras de diferentes modalidades preferenciais de comunicação e, portanto, tendem a possuir estilos de aprendizagem alinhados e coerentes com essas modalidades.

b. Destaca os fatores de identidade como importantes vias para a exibição desses estilos a nossa observação e analise.

c. Aponta como os estilos pessoais de comunicação estabelecem diferentes campos de possibilidades, tanto quanto de restrições, para as interações dos sujeitos nos processos de aprendizagem.

d. Permite, a partir da identificação de perfis de modalidades perceptivas preferenciais, a elaboração de parâmetros e critérios para a criação, planejamento e gestão de projetos de mídia em educação alinhados com os padrões dos públicos-alvo de nossas intervenções.

3 Perfis dinâmicos de públicos e sua importância

a. As modalidades de comunicação e de aprendizagem das quais as pessoas são portadoras se estruturam por meio de seus hábitos, costumes e crenças.

b. Esses fatores permitem que pessoas e ambientes sociais de comunicação estejam ligados por meio das interfaces de mídia.

c. Em qualquer planejamento de comunicação, e fundamental que se tome como referência central a caracterização dos públicos envolvidos nos processos.

4 Questionamentos para identificação do Perfis dinâmicos de públicos

a. Como se aprende em seu contexto de atuação?

b. Que processos comunicativos ativam a aprendizagem entre as pessoas com que trabalha?

c. Como parece mais adequado se promover aprendizagem nesse contexto?

d. Que critérios são apontados pelo perfil de seu público para orientar a escolha das estratégias mais adequadas em seu trabalho pedagógico?

*Compilação de texto. Fonte: Andréa Paula Osório Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA. www.ibmeconline.com.br/univima.

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