PROBABILIDADE NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
1 Introdução
Os direitos de Aprendizagem para os anos iniciais indicam necessidade de que os alunos compreendam que grande parte dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e é possível identificar prováveis resultados desses acontecimentos. O trabalho com as noções de acaso e incerteza, que se manifestam intuitivamente, deve ocorrer em situações nas quais o aluno realiza experimentos e observa eventos.
2 Experimentos aleatórios
Experimentos nos quais não é possível determinar a certeza o resultado que será obtido, ou seja, são aleatórios, também denominados não determinístico: Jogo de dado, jogo de bingo, cara ou coroa. Estimular a noção de probabilidade ao comparar as quantidades. Qual cor tem mais chances de ser sorteadas? Porém não podemos garantir que isso realmente possa acontecer.
3 Eventos de probabilidade
Para encontrar os resultados
prováveis, devemos identificar os resultados possíveis. Podem ser sorteadas
todas as peças marrons, então saberei que a próxima será azul ou também em
outros casos. Em sala de aula o trabalho com a probabilidade poderá fazer parte
da rotina das crianças em várias situações:
a) Sorteando
o ajudante do dia: Intervindo o professor poderá demonstrar que todos tem a
mesma chance, pois cada nome de aluno está inserido apenas uma vez, e sendo
sorteado, seu nome automaticamente será retirado, dando oportunidades ao
demais.
b) Sorteando
quem começa o jogo: podendo ocorrer através de dados, par ou ímpar, etc.
Onde as possibilidades são a mesma para cada jogador.
c) Atividades
de contagem de eventos em experimentos aleatórios: ex. as crianças jogam moedas
2 vezes (cara ou coroa) e repete este procedimento em mais dias. A criança
percebera que os resultados mudam e não são previsíveis, podendo assim
desenvolver o senso numérico e também abalam a percepção do senso comum em relação
a sorte.
d) Jogos específicos: perceberão que determinados eventos não tem a mesma chance de ocorrer, ao jogar dados para se obter a soma com resultado 6 é mais fácil de ocorrer do que o 2 ou o 1. Assim elas poderão descobrir esses fatos e ampliando o seu senso crítico.
Referências
BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: Educação
Estatística: unidade 7. MEC. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de
apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: vamos
brincar de reinventar historias: ano3/unidade 4 / Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à gestão Educacional. –
Brasília: MEC, SEB, 2012.
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