FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO: SÍNTESE (Recorte de textos)
Dentro do contexto
das funções da avaliação, torna-se importante refletir sobre o tempo da
reflexão, sobre Selecionar, Diagnosticar, Antecipar, Orientar, Certificar e
Regular, visando sempre o projetar do futuro e tempo de prospecção.
1)
Selecionar: A seleção possibilita a escolha do melhor método
a ser utilizado para a aprendizagem dos diferentes conteúdos ou tarefas
requeridas para sua realização.
2)
Diagnosticar: O diagnóstico permite julgar a causa
provável (certa ou hipotética) de um problema de aprendizagem ocorrido e
definir o melhor procedimento para superação.
3)
Antecipar: A avaliação antecipatória possibilita orientar para
uma certa direção ou meta buscada. Isto é, define as regras de um jogo, dá as
coordenadas, antecipa problemas, fornece parâmetros para a boa realização de
algo que se deseja alcançar.
4)
Orientar: Orientar significa: direcionar, nortear, ajustar-se
ou voltar-se para uma certa direção, conduzir. Na avaliação como orientação,
avaliar e intervir ocorrem simultaneamente, de modo relacional e não causal.
5)
Certificar: Certificação é o momento em que se recebe
“algo” (uma confirmação) que indica que se completou minimamente certa
exigência.
6)
Regular: A função da avaliação como regulação é permitir uma
avaliação formativa ou contínua. Ela informa e permite corrigir, antecipar e
confirmar o que está acontecendo no processo / na direção pretendida.
Na reflexão sobre a avaliação, torna-se
importante não recair na avaliação excludente, ou seja, precisa-se evitar classificar
as respostas apenas em acertos e erros, ou satisfatórias, fundamentando-se na concepção
de quem saber e não saber na perspectiva de substituição da heterogeneidade
real por uma homogeneidade idealizada.
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