terça-feira, 6 de maio de 2025

 CARACTERÍSTICAS DE UM GESTOR POLÍTICO E UM GESTOR AVENTUREIRO (Recortes de textos)

Um Gestor Político é diferente de um Gestor Aventureiro, pois ambos têm abordagens e mentalidades muito diferentes. Podemos aqui citar algumas reflexões sobre o perfil e as principais diferenças entre esses dois tipos de gestores:

1) Gestor Político

a. Foco em resultados: Um gestor político tende a se concentrar em resultados concretos e mensuráveis, como metas de governo, orçamentos e políticas públicas.

b. Análise de riscos: Eles tendem a ser mais cautelosos e a analisar os riscos antes de tomar decisões, considerando as possíveis consequências e impactos.

c. Negociação e diplomacia: Gestores políticos são habilidosos em negociar e lidar com diferentes grupos de interesse, buscando encontrar soluções que atendam às necessidades de todos.

d. Respeito às regras: Eles tendem a respeitar as regras e procedimentos estabelecidos, trabalhando dentro do quadro legal e institucional.

2) Gestor Aventureiro

a. Foco em oportunidades: Um gestor aventureiro tende a se concentrar em oportunidades e desafios, buscando inovar e criar possíveis soluções criativas, mas nem sempre tem reais resultados, pois não apresenta metas e objetivos claros e nem mesmo definidos.

b. Assunção de riscos: Eles tendem a ser mais propensos a assumir riscos, buscando alcançar objetivos ambiciosos e superar resultados, mas na maioria das vezes não apresenta estratégias organizacionais e por sua vez não alcança resultados.

c. Liderança utopista: Gestores aventureiros são habilidosos em inspirar e motivar equipes de forma midiática e utópicas (no oba-oba), compartilhando uma visão turva e ambiciosa para o futuro, que muitas vezes regride o desenvolvimento da localidade.

d. Falsa Flexibilidade e adaptabilidade: Eles tendem a ser mais flexíveis e adaptáveis, entretanto, sem ajustar corretamente suas estratégias e planos, não seguindo as conformidades das situações reais, tornando suas ações inconsistentes.

3) Diferenças principais

a. Abordagem ao risco: Gestores políticos tendem a ser mais cautelosos, enquanto gestores aventureiros são mais propensos a assumir risco e cometer erros.

b. Foco: Gestores políticos se concentram em resultados concretos, enquanto gestores aventureiros se concentram somente em oportunidades ocasionais sem direcionamentos.

c. Estilo de liderança: Gestores políticos tendem a ser mais diplomáticos e negociadores, enquanto gestores aventureiros são mais utópicos e propensos a desorganização.

Considerações

De forma geral o Gestor Aventureiro tem tendência a escolher assessores e colaboradores com seu mesmo perfil (falso líder), tornando assim sua gestão catastrófica. Já um Gestor Político, apresenta-se eficaz na condução da sua gestão, pois tem em seu perfil uma combinação de bons elementos e estilos, que podem proporcionar uma gestão de qualidade.

Um comentário: