POR QUE AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NÃO FUNCIONAM EFETIVAMENTE COM DEVERIA? “PONTO DE REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO”
Para responder esse Ponto de Reflexão na Educação, podemos
enumerar vários aspectos que confirmam que as escolas de tempo integral
municipais podem não funcionar, dentre os quais:
1.
Falta de Recursos: A falta de recursos financeiros (os recursos
parecem que não são usados adequadamente), materiais (pouco matéria para muitos
alunos) e humanos (muitas vezes não existe dentro da unidade escolar todos os
profissionais necessários) pode comprometer a qualidade da educação e do
atendimento aos alunos.
2.
Infraestrutura inadequada: A infraestrutura das escolas pode não ser
adequada para atender às necessidades dos alunos em tempo integral, aqui
ocorrem, entre outras situações, as falsas adaptações, a falta de espaços
adequados a incompatibilidade entre a demanda e o espaço físico.
3. Trabalho
Exaustivo dos Professores: Os professores podem não estar preparados
para lidar com as demandas de uma escola de tempo integral, especialmente
nhoque diz respeito às questões que relacionadas à falta de profissionais
acumulando tarefas aos professores, poucos profissionais para atender muitos
alunos.
4.
Falta de planejamento e evasão escolar: A falta de um plano de
estratégia de implementação e de alinhamento às políticas de combate à evasão,
pode não direcionar as corretamente as ações podendo comprometer o sucesso da
escola.
5.
Burocracia Pedagógica: A burocracia pedagógica excessiva pode
dificultar a gestão da escola e a implementação de projetos. Uma gestão pedagógica
excessivamente presa às ações burocráticas e administrativas, deixando o
trabalho pedagógico em segundo plano.
6. Discrepância
Curricular: A discrepância entre as exigências específicas
do panorama educativo, com a adoção de um plano pedagógico distante da
realidade resultam na falta de adequação do currículo às necessidades reais das
escolas, podendo não atender às necessidades reais dos alunos.
7.
Problemas de Gestão: Problemas de gestão, como a falta de liderança
eficaz, podem comprometer o sucesso da escola. Muitas vezes autoritária, sem conseguir
mobilizar a comunidade escolar, especialmente os familiares dos estudantes.
Para que as escolas de tempo
integral municipais funcionem, para que venha promover a melhoria da qualidade
do ensino por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, é
importante que:
a)
Garantir recursos suficientes;
b)
Investir em infraestrutura adequada;
c)
Capacitar os professores;
d)
Fomentar a participação da comunidade;
e)
Simplificar a burocracia;
f)
Oferecer flexibilidade no currículo e na gestão;
g) Ter
uma gestão eficaz.
Além
disso, é fundamental considerar as necessidades e interesses dos alunos e da
comunidade ao planejar e implementar as escolas de tempo integral municipais
para que venha atender às
reais necessidades sócioeducacionais dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário