domingo, 6 de julho de 2025

 DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL (Recortes de textos)

A Educação Integral é uma abordagem pedagógica que visa desenvolver os estudantes em todas as suas dimensões, considerando aspectos fundamentais para a formação completa do indivíduo. Aqui estão as dimensões da Educação Integral que incluem:

1. Dimensão Intelectual

Desenvolvimento cognitivo com aquisição de conhecimentos, habilidades intelectuais e pensamento crítico, sendo o processo educacional deve visar à formação integral do indivíduo, bem como o desenvolvendo suas competências cognitivas, afetivas e sociais (Piaget, 1967). Momento em que é desenvolvida aprendizagem significativa em que se realiza a conexão entre os conhecimentos e a realidade, sendo desenvolvidas habilidades como análise, síntese e avaliação, sendo esta aprendizagem, ocorrida quando o aluno relaciona o novo conhecimento com sua experiência (Ausubel1963).

2. Dimensão Física

Desenvolvimento do corpo no que diz respeito à saúde, bem-estar e atividade física, pratica essencial para o crescimento saudável da criança e do adolescente (OMS, 2018), promovendo hábitos saudáveis referentes à nutrição, higiene e segurança, sendo desenvolvidas habilidades motoras e coordenação, que é fundamental para a promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças (WHO 2019).

3. Dimensão Emocional/Socioemocional

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: resiliência, autocontrole emocional, empatia e colaboração, que são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional (Goleman, 1995), momento em que também ocorre o reconhecimento e gestão de emoções como a autoconsciência e regulação emocional, propiciando relacionamentos saudáveis, sendo estes: a comunicação eficaz e resolução de conflitos, sendo essa inteligência emocional, a competência de reconhecer e gerenciar as próprias emoções (Goleman, 1995).

4. Dimensão Social

Desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis: amizade, cooperação e respeito e interação com a comunidade, devendo visar à formação de indivíduos para serem capazes de se relacionar de forma positiva com os outros (Freire, 1974), sendo esta interação, por meio da participação cívica e responsabilidade social, e que são desenvolvidas habilidades sociais, dentre as quais: comunicação, negociação e liderança, tendo em vista que essa  educação é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis e participativos (Dewey, 1916).

5. Dimensão Cultura

Reconhecimento e valorização das diversas culturas e identidades a parti do desenvolvimento de uma identidade cultural por meio do autoconhecimento e pertencimento, que deve se uma educação que tem em vista respeitar e valorizar a diversidade cultural e promover a inclusão (UNESCO, 2005), ocorrendo também a promoção da diversidade e inclusão, como o respeito e valorização das diferenças, onde a identidade cultural apresenta-se como peça fundamental para a formação da autoestima e do juízo de pertencimento (Erikson, 1968).

6. Dimensão Ética/Moral

Desenvolvimento de valores e princípios éticos como a honestidade, a justiça e a responsabilidade, fundamental para a formação de indivíduos éticos e responsáveis (Piaget, 1932), juntamente com o senso de tomada de decisões éticas com realização de análise crítica e reflexão, com o desenvolvimento de uma consciência moral como o senso de justiça e da compaixão, que deve promover a capacidade de tomar decisões éticas e responsáveis (Dewey, 1916).

7. Dimensão Espiritual

Desenvolvimento de uma conexão com algo maior na busca de significado e propósito, com a realização de reflexão sobre valores e crenças, que são fundamentais para a busca de significado e propósito na vida (Frankl, 1946),bem como do autoconhecimento e crescimento pessoal, e com o desenvolvimento de uma espiritualidade saudável, com a paz interior e bem-estar, fundamental para o crescimento pessoal e a busca de significado (Maslow, 1968).

Considerações

Dentro da Educação Integral, essas dimensões são interconectadas e fundamentais para a formação completa do indivíduo e que busca promover o desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando suas singularidades e diversidades, podendo ser implementada em diferentes contextos educacionais, desde a educação básica até a educação superior, e pode ser adaptada às necessidades e características de cada instituição e comunidade.

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