DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL (Recortes de textos)
A Educação Integral é uma abordagem pedagógica
que visa desenvolver os estudantes em todas as suas dimensões, considerando
aspectos fundamentais para a formação completa do indivíduo. Aqui estão as dimensões
da Educação Integral que incluem:
1. Dimensão Intelectual
Desenvolvimento cognitivo com aquisição de
conhecimentos, habilidades intelectuais e pensamento crítico, sendo o processo
educacional deve visar à formação integral do indivíduo, bem como o
desenvolvendo suas competências cognitivas, afetivas e sociais (Piaget, 1967).
Momento em que é desenvolvida aprendizagem significativa em que se realiza a
conexão entre os conhecimentos e a realidade, sendo desenvolvidas habilidades
como análise, síntese e avaliação, sendo esta aprendizagem, ocorrida quando o
aluno relaciona o novo conhecimento com sua experiência (Ausubel1963).
2. Dimensão Física
Desenvolvimento do corpo no que diz respeito à
saúde, bem-estar e atividade física, pratica essencial para o crescimento
saudável da criança e do adolescente (OMS, 2018), promovendo hábitos saudáveis
referentes à nutrição, higiene e segurança, sendo desenvolvidas habilidades
motoras e coordenação, que é fundamental para a promoção de hábitos saudáveis e
prevenção de doenças (WHO 2019).
3. Dimensão
Emocional/Socioemocional
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais:
resiliência, autocontrole emocional, empatia e colaboração, que são
fundamentais para o sucesso pessoal e profissional (Goleman, 1995), momento em
que também ocorre o reconhecimento e gestão de emoções como a autoconsciência e
regulação emocional, propiciando relacionamentos saudáveis, sendo estes: a
comunicação eficaz e resolução de conflitos, sendo essa inteligência emocional,
a competência de reconhecer e gerenciar as próprias emoções (Goleman, 1995).
4. Dimensão Social
Desenvolvimento de relações interpessoais
saudáveis: amizade, cooperação e respeito e interação com a comunidade, devendo
visar à formação de indivíduos para serem capazes de se relacionar de forma
positiva com os outros (Freire, 1974), sendo esta interação, por meio da
participação cívica e responsabilidade social, e que são desenvolvidas
habilidades sociais, dentre as quais: comunicação, negociação e liderança,
tendo em vista que essa educação é
fundamental para a formação de cidadãos responsáveis e participativos (Dewey,
1916).
5. Dimensão Cultura
Reconhecimento e valorização das diversas
culturas e identidades a parti do desenvolvimento de uma identidade cultural
por meio do autoconhecimento e pertencimento, que deve se uma educação que tem
em vista respeitar e valorizar a diversidade cultural e promover a inclusão
(UNESCO, 2005), ocorrendo também a promoção da diversidade e inclusão, como o respeito
e valorização das diferenças, onde a identidade cultural apresenta-se como peça
fundamental para a formação da autoestima e do juízo de pertencimento (Erikson,
1968).
6. Dimensão Ética/Moral
Desenvolvimento de valores e princípios éticos
como a honestidade, a justiça e a responsabilidade, fundamental para a formação
de indivíduos éticos e responsáveis (Piaget, 1932), juntamente com o senso de tomada
de decisões éticas com realização de análise crítica e reflexão, com o desenvolvimento
de uma consciência moral como o senso de justiça e da compaixão, que deve promover
a capacidade de tomar decisões éticas e responsáveis (Dewey, 1916).
7. Dimensão Espiritual
Desenvolvimento de uma conexão com algo maior
na busca de significado e propósito, com a realização de reflexão sobre valores
e crenças, que são fundamentais para a busca de significado e propósito na vida
(Frankl, 1946),bem como do autoconhecimento e crescimento pessoal, e com o desenvolvimento
de uma espiritualidade saudável, com a paz interior e bem-estar, fundamental
para o crescimento pessoal e a busca de significado (Maslow, 1968).
Considerações
Dentro da Educação Integral, essas dimensões
são interconectadas e fundamentais para a formação completa do indivíduo e que busca
promover o desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando suas
singularidades e diversidades, podendo ser implementada em diferentes contextos
educacionais, desde a educação básica até a educação superior, e pode ser
adaptada às necessidades e características de cada instituição e comunidade.
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