SENTIDO
SOCIAL & SENTIDO INDIVIDUAL DA EDUCAÇÃO
1. Do ponto de vista social
É a ação que as gerações
adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da
transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e
costumes aceitos pelo grupo social. O termo educação tem sua origem no verbo latino educare, que significa alimentar, criar. Expressa, portanto, a
ideia de que a educação é algo externo, concedido a alguém.
Assim concebida, a educação é
uma manifestação da cultura e depende do contexto histórico e social em que
está inserida. Seus fins variam, portanto, com as épocas e as sociedades.
"Não há grupo humano, por mais rudimentar que seja sua cultura, que não
empreenda esforços, de um ou de outro tipo, para educar suas crianças e seus
jovens." A educação, como fato social, possibilita que as aquisições
culturais do grupo sejam transmitidas às novas gerações, contribuindo, assim,
para a subsistência do grupo como tal.
Quando a sociedade é muito
simples e a cultura do grupo rudimentar, como nas civilizações pré-letradas, a
educação se realiza assistematicamente. As crianças e os jovens participam das
atividades dos adultos, e, pela experiência direta, aprendem as lendas, os
mitos, as normas que regulam a conduta, as técnicas de trabalho, as formas de
convívio e de recreação.
Nas sociedades complexas, em
que o acervo cultural é muito vasto, torna-se necessário sistematizar uma parte
significativa desse patrimônio cultural, para garantir sua transmissão às novas
gerações, em um certo espaço de tempo e dentro de uma determinada sistemática,
achada a mais conveniente naquele momento histórico e dentro daquele quadro
cultural. Surge, então, a escola instituição social criada, especificamente,
para educar e ensinar. A escola, sendo instituída e regulamentada pelo grupo,
reflete seus valores e seu nível cultural.
Portanto, a escola surgiu como instituição
social, ao longo da história, à medida que a organização das sociedades foi se
tornando mais complexa, a tecnologia mais avançada e as aquisições culturais
mais vastas e sistematizadas.
2.
Do ponto de vista individual
A educação refere-se ao
desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo, tendo em
vista o aprimoramento de sua personalidade. Nesse sentido, o termo educação se
refere ao verbo latino educare, que
significa fazer sair, conduzir para fora. O verbo latino expressa, nesse caso,
a ideia de estimulação e liberação de forças latentes. Como podemos verificar,
nos dois sentidos a palavra educação está ligada ao aspecto formativo.
Ao falar da necessidade de
conciliar os interesses de uma educação centrada no indivíduo com os interesses
básicos da ordem social, Walter Garcia afirma que "é necessário verificar
em que medida um sistema de ensino coletivo pode, mantendo sua orientação
marcadamente social, conservar, em seu interior, elementos que permitam a
solução dos problemas de adaptação individual. A convergência dos aspectos
sociais e individuais talvez seja um dado fundamental ao qual os novos
educadores devam dedicar maior atenção".
Enquanto a educação pode se processar tanto de
forma sistemática como assistemática, o
ensino é uma ação
deliberada e organizada. Ensinar é a
atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a
aprendizagem dos alunos.
Referências
DALMÁS,
Ângelo. Planejamento Participativo na
Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 12 ed. Petrópolis: Vozes,
1994.
LIBÂNEO,
J.C. Didática. São Paulo: Cortéz,
1994.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1992.
LUCKESI,
Cipriano C. Avaliação educacional
escolar: para além do autoritarismo. ANDE, Revista da Associação Nacional
de Educação, n. 10, São Paulo, 1986.
OLIVEIRA,
Alaíde. Nova Didática. Belo
Horizonte: EDDAL, 1973.
PARRA,
Nelio. Planejamento de Curículo. Revista Escola, nº 5, São Paulo, Abril,
1972.
MASETTO,
Marcos. Didática a Aula como Centro.
São Paulo: F.T.D, 1997.
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