terça-feira, 6 de maio de 2014

A DIDÁTICA NO CAMPO EDUCACIONAL

1. Didática no contexto educacional

Em seu foco, tem um direcionamento para a educação escolar, investigando os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. (LIBÂNEO,1991) objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Para ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social.

O vocábulo Didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar e estão presentes nos seus estudos várias áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano como: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Estatística, Biologia, Teorias da Comunicação, entre outras.

A Pedagogia é a ciência que se dedica ao estudo da educação, investigando a natureza de suas finalidades numa determinada sociedade. Seu campo de ação é bastante amplo. Assim, a Didática apresenta-se como um dos ramos de estudos da Pedagogia. É uma disciplina fundamental nos cursos de formação de professores.

2. Como a didática pode ajudar

Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos. Incentivando os professores a pesquisarem sobre novos problemas que afetam sua atividade. Criando oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências sucessos ou fracassos.

A articulação entre as três dimensões é o centro configurador da concepção do processo de ensino-aprendizagem, e nesta perspectiva de uma “multidimensionalidade” que articula organicamente, as diferentes dimensões do processo de ensino aprendizagem é que propomos que a Didática se situe.

3. A multidimensionalidade da didática

O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. E, para ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social.

Por APRENDIZAGEM entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo: - inteligência, - afetividade, - padrões de comportamento moral, - relacionamento com a família, amigos cidade, país, etc; - desenvolvimento da coordenação motora, capacidades artísticas, comunicação.

a) Dimensão humana

Ensino-aprendizagem é um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, o relacionamento humano. O processo de aprendizagem se realiza através do relacionamento interpessoal muito forte entre: alunos e professores, alunos e alunos, professores e professores; enfim: entre alunos, professores e direção. O componente afetivo é fator essencial nesse processo.

b) Dimensão político-social

A prática educativa não é um processo neutro; Todo o processo de ensino-aprendizagem é "situado". Acontece num local determinado, numa certa época histórica. Acontece numa cultura específica, trata com pessoas concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que vivem.

Segue orientações e diretrizes de profissionais da Educação e das políticas governamentais. Políticas Governamentais: têm uma influência muito grande através da legislação e normas que afetam a escola. Grande parte dos estabelecimentos de ensino básico está diretamente subordinada ao Estado.

Sabemos que professores, diretores, alunos, pais, técnicos, funcionários, autores de livros didáticos, editores que produzem material pedagógico são pessoas reais, que vivem num tempo e numa cultura específica. Têm posições políticas e sociais que são transmitidas em seus trabalhos e nas suas relações com a escola. A prática educativa precisa ser analisada e discutida de forma concreta e contextualizada.

c) Dimensão técnica

Interessa a esse processo que os alunos consigam aprender bem o que se propõe, através da organização de condições apropriadas. Aspectos como definição de objetivos, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação e escolha de técnicas avaliativas, planejamento de curso e de aulas constitui o núcleo da dimensão técnica do processo de aprendizagem.

Trata-se do aspecto instrumental, técnico, considerado objetivo e racional através do qual se organiza o processo de ensino-aprendizagem, e em nosso trabalho docente somos frequentemente levados a realizar uma série de questionamentos com vista no planejamento da prática docente...

Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria?

Como motivar os alunos para que eles estudem?

Como resolver os casos dos alunos indisciplinados ou descontentes?

Como despertar e manter sua atenção?

Como avaliar os alunos?

Como nos comunicar para que eles nos entendam?

O que fazer para que aprendam?

Como preparar bem uma aula?

Como nos relacionar com os pais dos alunos?

Referências

DALMÁS, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortéz, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. ANDE, Revista da Associação Nacional de Educação, n. 10, São Paulo, 1986.

OLIVEIRA, Alaíde. Nova Didática. Belo Horizonte: EDDAL, 1973.

PARRA, Nelio. Planejamento de Curículo. Revista Escola, nº 5, São Paulo, Abril, 1972.

MASETTO, Marcos. Didática a Aula como Centro. São Paulo: F.T.D, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário