A DIDÁTICA NO CAMPO EDUCACIONAL
1.
Didática no contexto educacional
Em seu
foco,
tem um direcionamento para a educação escolar, investigando os fundamentos, condições
e modos de realização da instrução e do ensino. (LIBÂNEO,1991) objeto de estudo
da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Para ser adequadamente
compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule
consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social.
O vocábulo Didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné
didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar e estão
presentes nos seus estudos várias áreas do conhecimento que pesquisam o
desenvolvimento humano como: Filosofia,
Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Estatística,
Biologia, Teorias da Comunicação, entre outras.
A Pedagogia é a ciência que se dedica ao estudo
da educação, investigando a natureza de suas finalidades numa determinada
sociedade. Seu campo de ação é bastante amplo. Assim, a Didática apresenta-se
como um dos ramos de estudos da Pedagogia. É uma disciplina fundamental nos
cursos de formação de professores.
2.
Como a didática pode ajudar
Colocando ao alcance do
professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos. Incentivando os
professores a pesquisarem sobre novos problemas que afetam sua atividade.
Criando oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas
suas experiências sucessos ou fracassos.
A articulação entre as três dimensões é o centro
configurador da concepção do processo de ensino-aprendizagem, e nesta perspectiva
de uma “multidimensionalidade” que articula organicamente, as diferentes
dimensões do processo de ensino aprendizagem é que propomos que a Didática se
situe.
3. A multidimensionalidade da
didática
O
objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. E, para
ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que
articule consistentemente as dimensões
humana, técnica e político-social.
Por APRENDIZAGEM
entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo: - inteligência, -
afetividade, - padrões de comportamento moral, - relacionamento com a família,
amigos cidade, país, etc; - desenvolvimento
da coordenação motora, capacidades artísticas, comunicação.
a)
Dimensão humana
Ensino-aprendizagem é
um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, o
relacionamento humano. O processo de aprendizagem se realiza através do
relacionamento interpessoal muito forte entre: alunos e professores, alunos e
alunos, professores e professores; enfim: entre alunos, professores e direção.
O componente afetivo é fator essencial nesse processo.
b)
Dimensão político-social
A
prática educativa não é um processo neutro; Todo o processo de
ensino-aprendizagem é "situado". Acontece num local determinado, numa
certa época histórica. Acontece numa cultura específica, trata com pessoas
concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que
vivem.
Segue
orientações e diretrizes de profissionais da Educação e das políticas
governamentais. Políticas Governamentais: têm uma influência muito grande
através da legislação e normas que afetam a escola. Grande parte dos
estabelecimentos de ensino básico está diretamente subordinada ao Estado.
Sabemos que
professores, diretores, alunos, pais, técnicos, funcionários, autores de livros
didáticos, editores que produzem material pedagógico são pessoas reais, que
vivem num tempo e numa cultura específica. Têm posições políticas e sociais que
são transmitidas em seus trabalhos e nas suas relações com a escola. A prática
educativa precisa ser analisada e discutida de forma concreta e
contextualizada.
c)
Dimensão técnica
Interessa a esse processo que
os alunos consigam aprender bem o que se propõe, através da organização de
condições apropriadas. Aspectos como definição de objetivos, seleção de
conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação e
escolha de técnicas avaliativas, planejamento de curso e de aulas constitui o
núcleo da dimensão técnica do processo de aprendizagem.
Trata-se do aspecto instrumental, técnico,
considerado objetivo e racional através do qual se organiza o processo de ensino-aprendizagem,
e em nosso trabalho docente somos frequentemente levados a realizar uma série
de questionamentos com vista no planejamento da prática docente...
Como fazer com que os
alunos se interessem pela matéria?
Como motivar os
alunos para que eles estudem?
Como resolver os
casos dos alunos indisciplinados ou descontentes?
Como despertar e
manter sua atenção?
Como avaliar os
alunos?
Como nos comunicar
para que eles nos entendam?
O que fazer para que
aprendam?
Como preparar bem uma
aula?
Como nos relacionar com os pais dos alunos?
Referências
DALMÁS,
Ângelo. Planejamento Participativo na
Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 12 ed. Petrópolis: Vozes,
1994.
LIBÂNEO,
J.C. Didática. São Paulo: Cortéz,
1994.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1992.
LUCKESI,
Cipriano C. Avaliação educacional
escolar: para além do autoritarismo. ANDE, Revista da Associação Nacional
de Educação, n. 10, São Paulo, 1986.
OLIVEIRA,
Alaíde. Nova Didática. Belo
Horizonte: EDDAL, 1973.
PARRA,
Nelio. Planejamento de Curículo. Revista Escola, nº 5, São Paulo, Abril,
1972.
MASETTO,
Marcos. Didática a Aula como Centro.
São Paulo: F.T.D, 1997.
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