CONCEITO DE DIDÁTICA
A Pedagogia é o estudo
sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de
educação. A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere
aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do
conhecimento. Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a
Didática é definida como a ciência e a
arte do ensino.
Mauro Laeng diz que "a
pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o
máximo resultado com o mínimo de esforço (princípio comeniano da Didática Magna), tendo em conta quer
os requisitos objetivos da matéria de ensino e da sua lógica interna quer as
capacidades subjetivas do aluno e da sua Psicologia.
Referindo-se ao ensino, que é
o objeto da Didática, Laeng esclarece que "o estudo predominante do
ensino caracterizou sobretudo a didática do passado, dominada, até certo ponto,
pela figura central do professor; na didática contemporânea cedeu o lugar a uma
nova projeção do aspecto correlativo da aprendizagem".
Ensinar e aprender são como as
duas faces de uma mesma moeda. A
Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar
simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica
da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não
a passividade, mas sim a atividade da criança. Por isso, podemos afirmar que a
Didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e
aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor-aluno.
Todo sistema de educação está
baseado numa concepção do homem e do mundo. São os aspectos filosóficos que dão
à educação seu sentido e seus fins. A Filosofia, sendo a reflexão sistemática
sobre a concepção da vida, exerce influência direta e está em estreita conexão
com a Pedagogia, que é a reflexão
sistemática sobre o ideal da educação e da formação humana.
Uma doutrina pedagógica, sendo
um conjunto de princípios e diretrizes que orientam a ação educativa,
fundamenta-se numa teoria filosófica. Dessa forma, toda pedagogia supõe uma
filosofia. Como diz Butler, "o valor de nossa doutrina da educação depende
do valor de nossa concepção do homem e da vida"
A Didática, por sua vez, sendo parte da
Pedagogia, também está calcada numa concepção filosófica. Até o século XIX, a
Didática encontrava seus fundamentos exclusivamente na Filosofia. Mas no século
passado, a Psicologia começou a estruturar-se e passou a reivindicar status de ciência. Assim, a partir do
final do século XIX, a Didática, que até então havia baseado seus pressupostos
apenas em aspectos filosóficos, passou a buscar seus fundamentos também nas
ciências do comportamento, em especial na Biologia e na Psicologia, através das
pesquisas experimentais.
Referências
DALMÁS,
Ângelo. Planejamento Participativo na
Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 12 ed. Petrópolis: Vozes,
1994.
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J.C. Didática. São Paulo: Cortéz,
1994.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1992.
LUCKESI,
Cipriano C. Avaliação educacional
escolar: para além do autoritarismo. ANDE, Revista da Associação Nacional
de Educação, n. 10, São Paulo, 1986.
OLIVEIRA,
Alaíde. Nova Didática. Belo
Horizonte: EDDAL, 1973.
PARRA,
Nelio. Planejamento de Curículo. Revista Escola, nº 5, São Paulo, Abril,
1972.
MASETTO,
Marcos. Didática a Aula como Centro.
São Paulo: F.T.D, 1997.
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