RECURSOS
DIDÁTICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
O desenvolvimento dos recursos
didáticos e tecnológicos é um avanço no que diz respeito ao processo de
ensino-aprendizagem, no qual contribui para a formação e construção de
conhecimento de maneira mais rápida e lúdica, e, torna o trabalho do educador
bem mais dinâmico.
Diante dessas transformações que vêm
acontecendo no meio educacional, os recursos didáticos e tecnológicos, tem como
papel primordial, proporcionar troca e construção de saberes de forma a potencializar
e contribuir no desenvolvimento das competências e habilidades de maneira que
possa garantir a formação cidadã e atuante do aprendente.
Os recursos
didáticos na ação pedagógica
Os
recursos didáticos podem ser considerados como todo e qualquer recurso que
promove o estímulo do aprendente no processo de ensino-aprendizagem, entre os
quais: livro, jogos, TV e DVD, computador, software educativo e internet.
Dessa
maneira, podemos observar que tudo que se encontra no ambiente (em casa, no
trabalho, na própria escola, entre outros) onde ocorre o processo educacional pode
se transformar em um recurso de didático, desde que utilizado de forma
adequada, coerente e lúdica.
[...] A formação lúdica deve
possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas
possibilidades e limitações, desbloquear resistências a ter uma visão clara
sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e
do adulto. (SANTOS, 1997, p. 14)
A
formação do professor numa perspectiva lúdica significa repensar a sua história
de vida e o seu contexto sócio-cultural. Após 1990 o lúdico vem sendo cada vez
mais inserido nas escolas. O interesse pelo lúdico pode intensificar e tornar
mais eficiente o trabalho pedagógico, e subsidiá-lo para uma realidade que lhe
é imposta, com os paradigmas adotados pelas novas gerações. Não se trata aqui
de explorar o lúdico apenas como lazer, mas sim como elemento enriquecedor que
promova a aprendizagem.
É
importante lembrar que os recursos didáticos são instrumentos integrantes e
auxiliares em situações educacionais numa perspectiva lúdica, contribuindo para
a apreensão e construção de conhecimentos, ou seja, são recursos didáticos pedagógicos
empregados no processo de ensino-aprendizagem objetivando um melhor desempenho
na prática docente.
Para
um bom uso, no contexto escolar, desses recursos pelos profissionais da
educação, precisa-se adaptá-los ao plano de ação docente, ou seja, acrescentar
ao plano de ação docente a(s) mídia(s) ou recurso(s) disponível(is), sempre
buscando explorar todas as possibilidades do material ou ferramentas de forma
criativa.
Nessa perspectiva, os recursos didáticos e as tecnologias na
escola não buscam somente garantir novas formas de se ministrar aulas, mas,
principalmente garantir a integração nos processos curriculares educacional.
Assim, os recursos e as novas tecnologias só terão sentido a partir de uma
mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua
própria prática educativa, com uma concepção de que existem outras maneiras de
explorar e representar o mundo de maneira criativa e prazerosa.
Considerações
Finais
A
eficácia dos recursos didáticos que são utilizados na prática docente, ou seja,
o alcance dos objetivos gerais e específicos (ou a maior parte do que se quer
alcançar) dependerá da forma como esses mesmos recursos são utilizados, ou
mesmo adaptados, dentro do que está proposto no plano de ação do professor
(faixa etária, conteúdo, os próprios objetivos propostos, etc.).
Nesse contexto, para que o uso dos
recursos se torne eficaz, é necessário que as instituições educacionais não só
invistam na aquisição de tais recursos, mas também na instrução da utilização
dos mesmos, e, proporcionar formação para os educadores para torná-los aptos, e
assim contribua a partir do uso dessas ferramentas, junto com os alunos a
construção de conhecimento e o aproveitamento desse mesmo para um crescimento e
desenvolvimento de habilidades e competências úteis para o exercício da
cidadania e da própria tecnologia.
Referências
FOUCAMBERT, J. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas,
1997.
HAITOR, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo:
Ática, 2002.
PROGRAMA de Formação Continuada. Mídias
na Educação. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso
em: 26/mar/2010.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma Perspectiva Histórico-cultural da
Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SANTOS, Santa Marli P. dos. O
Lúdico na Formação do Educador, 3
ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
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