REFLEXÕES
FILOSÓFICAS SOBRE O FILME MATRIX
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
O filme “Matrix” apresenta temáticas
filosóficas dentro de um contexto que envolve o controle da mente humana em um
mundo de sonhos que é gerado por computador, dentre as quais pode-se destacar,
a filosofia grega de Sócrates, que dentro de uma trama que é impulsionada por
perguntas e pela busca de respostas (questões sobre a vida humana), tendo o
desenvolvimento do pensamento crítico (característica da filosofia
ocidental – surgida na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C.) e Platão
representada pelo pensamento ingênuo (característica da filosofia que tem como
argumento o mito da caverna) caracterizado no filme, pelo mundo virtual em
que vivem a humanidade (questões sobre sonhos e realidades).
Matrix e pensamentos
filosóficos
O contexto filosófico do filme direciona
questionamentos sobre o conhecimento de si mesmo, onde Morpheus (deus dos
sonhos e filho de Hipno, na mitologia grega) leva Neo até Oráculo e ela lhe
mostra a frase "conhece-te a ti mesmo". Destacamos aqui as
ideias de Sócrates no que se refere à ou filosofia moral – ética – que trabalha
questões relativas, dentre outras: à política, organização social, educação,
comportamento, e, que pode ser ilustradas em suas três máximas: 1ª) Conhece-te
a ti mesmo; 2ª) Só sei que nada sei; e, 3ª) A vida sem reflexão
não vale a pena ser vivida.
No que se refere a Platão (principal
discípulo de Sócrates) o filme aborda situações semelhantes às questões tratada
no mito da caverna, no qual é observada na ficção pelo mundo virtual (representado
aqui por Neo e seus companheiros, na fuga do mundo virtual). No caso de
plantão, busca explicar suas ideias sobre filosofia, política e realidade a
partir do mito da caverna, um grupo de prisioneiros confinado, no interior de
uma caverna está de tal maneira que só conseguem olhar para frente e tudo que
veem são sombras na parede e não a realidade fora da caverna.
Em Matrix, observa-se que os
prisioneiros, representados pela humanidade, são os ignorantes (no sentido de
não saber, não conhecer), que são prisioneiros das máquinas tiranas, que buscam
impedi acesso ao conhecimento. Na trilogia, a humanidade é escravizada e “não
consegue vencer a Inteligência Artificial”, e nesse contexto, Matrix,
apresenta-se com significado, controle da mente no mundo virtual, que além de
provocar ilusões busca desenvolver nos prisioneiros, vícios opostos à virtude,
além de prazeres por meio de simulações neurais interativas.
Considerações
No filme, a missão do filósofo (representado
por Neo) é o de se livrar do controle de Matrix e conhecer a verdadeira
realidade (sair da caverna), voltar á Matrix e libertar os demais prisioneiros
das aparências e escravidão ilusória provocada pelas simulações interativas
neurais (voltar à caverna e liberta a humanidade). Assim, o fugitivo representa
o filósofo (aquele que tem acesso à luz - ao conhecimento), onde Neo
desconfia que esteja vivendo tal ilusão.
Referência
The
Matrix (Matrix), Direção e roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, produção
Joel Silver. Gênero: Ação, Ficção científica. 2h 16min. Distribuição: Warner Bros. EUA, 1999.
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