TECNOLÓGICAS DE COMUNICAÇÃO E
INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Prof. Esp.
Francisco das C. M. dos Santos
O desenvolvimento das tecnológicas de
comunicação e informação (TIC’s) surge como um novo centro de referência
educacional objetivando preparar os educandos para uma nova forma de pensar e
trabalhar com maior rapidez, renovando o processo de ensino aprendizagem dentro
da perspectiva do saber ensinar em saber aprender.
As
instituições que possuem cursos à distância fazem uso das TIC’s dentro de sua
proposta pedagógica interativa, tais como: o uso de canais de comunicação
(programas de rádio e TV), teleconferências, DVDs, publicações, multimídias,
tutoria de orientação com uso da internet e plataforma EaD (ambientes de
aprendizagem à distância, a exemplo temos o TELECUDC usado pela UFRGS e o AVA-Moodle
utilizado pelo IFMA), fax ou telefone, de acordo com o tipo de conteúdo que é
trabalhado e as competências que se objetiva serem desenvolvidas.
Nesse contexto, o desenvolvimento das
TIC’s surge na educação pela necessidade de se romper fronteiras, com uma
modernidade frente à forma pedagógica educacional utilizada, renovando o
trabalho de acesso e difusão do conhecimento, propiciando ao educando,
eficiência na construção de saberes, transformando a sala de aula num espaço de
interação através de trocas de experiências com o uso das tecnologias.
Dessa
forma, observa-se que a utilização das TIC’s contribui muito no processo de
formação dentro dos cursos à distância, pela flexibilização proporcionada nas
questões referentes ao gerenciamento de tempos e espaços, na interação e
metodologias utilizadas, especialmente no campo das práticas docentes,
resultando das inovações no ato de ensinar e aprender apoiada em tecnologias.
Referências
IFMA. <http://raposa.cefet-ma.br/moodle/login/index.php>.
Acessado em junho de 2014.
TELEDUC-UFRGS. <http://teleduc.cinted.ufrgs.br/pagina_inicial/index.php?>.
Acessado em maio de 2014.
UEMANET. <http://ava.nead.uema.br/moodle/course/view.php?id=69>.
Acessado em junho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário