UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA RÁDIO NO
AMBIENTE ESCOLAR
Prof.
Esp. Francisco das C. dos Santos
A rádio
é uma mídia que proporciona as diversas classes sociais, culturais, religiões e
níveis intelectuais, o acesso às informações e entretenimento, e, por uma
linguagem mais acessível ao seu publico, a escola deve utilizá-lo com
estratégias de comunicação no processo de comunicação entre escola e aluno para
facilitar a transmissão de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.
Para
que isso aconteça é necessária a criação de laboratório de comunicação o qual
aluno poderá mostrar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a
possibilidade de mostrar seu talento.
O uso
da rádio no ambiente escolar pode auxiliar o processo de transmissão de
conhecimentos e ampliar a possibilidade na melhoria da qualidade do processo de
ensino-aprendizagem, bem como cria condições para que os agentes do processo
educacional adquiram técnicas e experiências para melhoria na habilidade de
comunicação e estimular a melhoria das condições de trabalhos dos profissionais
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
As
etapas para implementação de um projeto com o uso da rádio no ambiente escolar
consistem em estruturar a rádio (espaço e materiais); criar condições para
treinamento e formação de equipes de comunicadores no meio escolar; estimular a
produção de materiais de apoio pedagógico e elaboração de ações pedagógicas
interdisciplinares.
As
etapas de projetos de uso da rádio visam permiti a realização de produções que
possam atender as necessidades internas e da comunidade escola seguem os passos
a segui.
- Estudo sobre a história do Rádio, sua importância como meio de comunicação, e seu funcionamento (como manejar os equipamentos, como gravar os programas, como eleger a melhor música, etc.)
- Capacitação (professores e alunos-monitor);
- Levantamento de necessidade de equipamentos – aparelhagem básica, colhendo orçamentos;
- Aquisição de espaço e equipamentos;
- Trabalhos em sala de aula com suporte de alunos capacitados que possa auxiliar o professor em atividades com rádio;
- Organizar equipe de comunicadores;
- Roteiro de desenvolvimento de programação e uso da rádio;
- Encontros periódicos para avaliação;
- Analisar o impacto e o alcance do Projeto com o fim de melhorar a cada programa.
Equipamentos
básicos
- Mesa de som de 4 canais;
- Microfones;
- Aparelho de CD;
- CD’S de músicas;
- Caixas de som;
- Caixa amplificada;
- Mesa;
- Cadeiras;
- Prateleira;
- Computador.
Referências
Curso de formato e linguagem radiofônica. Disponível no site: <http://www2.metodista.br/unesco/regiocom99/forlinrad.htm>.
Acessado em janeiro de 2014.
Projeto de ensino-aprendizagem e extensão do Curso de Comunicação da
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual
Paulista/UNESP-Bauru, SP. Disponível no site: <http://mundodigital.incubadora.fapesp.br/portal/radiovirtual/historia>.
Acessado em janeiro de 2014.
<http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=D99FB4F2E5182C649D07F383CE3595E0>.
Acessado em fevereiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário