sábado, 6 de setembro de 2014

CONCEITUANDO CURRÍCULO: ABRANGÊNCIA E SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCACIONAL
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O currículo escolar inicialmente a partir de sua origem, representou o conjunto de seleção e organização de atividades e conteúdos dentro do processo didático-pedagógico realizada por professores que tem como finalidade o desenvolvimento de ações para a apropriação do conhecimento pelo educando, mas que de forma geral apresenta um direcionamento voltado para um sentido dicotômico: ora disciplina, ora curso como é citado por Santos e Grumbach (2010, p. 100):
O termo currículo foi aportuguesado do latim curriculum que, em sua origem e abrangência mais geral, significa curso, rota, carreira, corrida, percurso. Seu termo tem sido utilizado de forma indiscriminada, tanto para designar um programa de uma disciplina ou de um curso, como também no sentido mais amplo, quando se refere às várias atividades educativas, por meio das quais o conteúdo é desenvolvido.
Já na atualidade, o termo é compreendido dentro de um contexto mais abrangente no que se refere ao seu significado e função educacional, superando o conceito tradicional, “[...] o currículo, numa visão mais atual e progressista, é mais que uma lista de conteúdos a serem transmitidos para um aluno passivo”. (SANTOS e GRUMBACH 2010, p. 100) tendo em seu processo sua estrutura baseada em três aspectos intimamente inter-relacionados, que são: o que ensinar, quando ensinar e como ensinar, de maneira a favorece a busca do desenvolvimento de um processo mais dinâmico numa perspectiva de crítica.
O que se busca é um currículo de reconstrução social numa perspectiva crítica, que leve em consideração não só a natureza do aluno e de seu processo de aquisição do conhecimento, mas também a sua participação no movimento curricular vinculado à sua realidade e contexto social. (SANTOS e GRUMBACH 2010, p. 101)
Diante disso o currículo educacional apresenta-se no meio educacional com o papel de articular o planejamento de atividades pedagógicas pré-definidas relacionadas às metas educacionais com base em questões e no contexto em que educadores e educandos estão inseridos, manifestadas pelas relações sociais na e da escola, de maneira a propor uma interação entre conteúdo estudado e realidade concreta, visando uma real transformação do ser humano e de sua atuação na sociedade.
Falamos de currículo quando selecionamos atividades e sistematizamos os conhecimentos em conteúdos disciplinares, em séries ou em ciclos numa grade curricular, ou quando pensamos em conteúdos de programa da matéria, no qual é feita uma listagem de tópicos de uma disciplina com alguma seqüência, para fins de organização do processo de ensino nos planos de curso organizados pelos professores, por exemplo.
Outra forma mais atual é quando os professores buscam eleger conhecimentos a partir de temas geradores, núcleos conceituais ou na forma de projetos interdisciplinares, ou então, quando buscam dialogar com os alunos a respeito dos seus interesses e, a partir daí, incluem temáticas em seus planejamentos consideradas relevantes para a prática social futura dos mesmos. O currículo também está presente no processo de aprendizagem quando tratamos do currículo oculto e de seus efeitos, isto é, os valores e as atitudes: “as crenças que foram transmitidas, tacitamente, pelas relações sociais, e rotinas da escola e da sala de aula”.
(SANTOS e GRUMBACH 2010, p. 106)
Nesse contexto, para que não se apresente de forma linear, sequencial e estático sua é necessário que os conteúdos disciplinares não sejam fragmentados e rigidamente separados entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano, além é claro de se levar em conta o trabalho interdisciplinar e na organização sistematizada dos elementos componentes do planejamento: objetivos, conteúdos, metodologias, o uso de recursos coerentes e avaliação, de forma que cada escola adapte o Currículo Nacional ao seu contexto próprio, não esquecendo também o contexto da sociedade atual.
REFERÊNCIAS
IFMA. <http://moodle.ifma.edu.br/course/view.php?id=700>.  Acesso em: Outubro/2011.
SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos. GRUMBACH, Gilda Maria. Didática. v. 2  3 ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 

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