CONCEITUANDO
CURRÍCULO: ABRANGÊNCIA E SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCACIONAL
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O currículo escolar inicialmente a partir de sua
origem, representou o conjunto de seleção e organização de atividades e
conteúdos dentro do processo didático-pedagógico realizada por professores que
tem como finalidade o desenvolvimento de ações para a apropriação do conhecimento
pelo educando, mas que de forma geral apresenta um direcionamento voltado para
um sentido dicotômico: ora disciplina, ora curso como é citado por Santos e
Grumbach (2010, p. 100):
O termo currículo foi aportuguesado do latim curriculum
que, em sua origem e abrangência mais geral, significa curso, rota,
carreira, corrida, percurso. Seu termo tem sido utilizado de forma
indiscriminada, tanto para designar um programa de uma disciplina ou de um
curso, como também no sentido mais amplo, quando se refere às várias atividades
educativas, por meio das quais o conteúdo é desenvolvido.
Já na atualidade, o termo é compreendido dentro de
um contexto mais abrangente no que se refere ao seu significado e função
educacional, superando o conceito tradicional, “[...] o currículo, numa visão mais atual e progressista, é mais que uma
lista de conteúdos a serem transmitidos para um aluno passivo”. (SANTOS e
GRUMBACH 2010, p. 100) tendo em seu processo sua estrutura baseada em três
aspectos intimamente inter-relacionados, que são: o que ensinar, quando ensinar
e como ensinar, de maneira a favorece a busca do desenvolvimento de um processo
mais dinâmico numa perspectiva de crítica.
O que se busca é um currículo de reconstrução
social numa perspectiva crítica, que leve em consideração não só a natureza do
aluno e de seu processo de aquisição do conhecimento, mas também a sua
participação no movimento curricular vinculado à sua realidade e contexto
social. (SANTOS e GRUMBACH 2010, p. 101)
Diante disso o currículo educacional apresenta-se
no meio educacional com o papel de articular o planejamento de atividades
pedagógicas pré-definidas relacionadas às metas educacionais com base em
questões e no contexto em que educadores e educandos estão inseridos, manifestadas pelas relações sociais na e da
escola, de maneira a propor uma interação entre conteúdo estudado e realidade
concreta, visando uma real transformação do ser humano e de sua atuação na
sociedade.
Falamos de
currículo quando selecionamos atividades e sistematizamos os conhecimentos em
conteúdos disciplinares, em séries ou em ciclos numa grade curricular, ou
quando pensamos em conteúdos de programa da matéria, no qual é feita uma
listagem de tópicos de uma disciplina com alguma seqüência, para fins de
organização do processo de ensino nos planos de curso organizados pelos
professores, por exemplo.
Outra forma mais
atual é quando os professores buscam eleger conhecimentos a partir de temas
geradores, núcleos conceituais ou na forma de projetos interdisciplinares, ou
então, quando buscam dialogar com os alunos a respeito dos seus interesses e, a
partir daí, incluem temáticas em seus planejamentos consideradas relevantes
para a prática social futura dos mesmos. O currículo também está presente no
processo de aprendizagem quando tratamos do currículo oculto e de seus efeitos,
isto é, os valores e as atitudes: “as crenças que foram transmitidas,
tacitamente, pelas relações sociais, e rotinas da escola e da sala de aula”.
(SANTOS
e GRUMBACH 2010, p. 106)
Nesse contexto, para que
não se apresente de forma linear, sequencial e estático sua é necessário que os
conteúdos disciplinares não sejam fragmentados e rigidamente separados entre o
conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano, além é claro de se levar
em conta o trabalho interdisciplinar e na organização sistematizada
dos elementos componentes do planejamento: objetivos, conteúdos, metodologias, o uso
de recursos coerentes e avaliação, de forma que cada escola adapte o Currículo
Nacional ao seu contexto próprio, não esquecendo também o contexto da sociedade
atual.
REFERÊNCIAS
IFMA. <http://moodle.ifma.edu.br/course/view.php?id=700>. Acesso em: Outubro/2011.
SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos. GRUMBACH, Gilda Maria. Didática. v. 2 3 ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
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