UMA REFLEXÃO SOBRE POLÍTICAS
PÚBLICAS, EDUCAÇÃO EAD E CIDADANIA
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Tecnologia e a Acessibilidade aos Recursos da EAD
A educação ainda é sem dúvida um dos
processos que pode possibilitar tanto o acesso como também o exercício da
cidadania, entretanto, embora se conceba tamanha importância, ainda é
necessário ações direcionadas à educação, de maneira menos burocrática e mais
dinâmica, de modo a facilitar o acesso a uma educação de qualidade e que prime
pelo desenvolvimento do ser humano para um efetivo exercício na sociedade.
E
nessa perspectiva o MEC (Ministério da Educação e Cultura), direciona ações de
políticas públicas que objetiva melhoria e qualidade na educação tornando a EaD
uma modalidade de ensino e aprendizagem proporcionado a elaboração e execução
projetos e programas destinados ao público discente, docente, tendo também
ações direcionadas ao publico em geral entre os quais:
·
Projeto
DVD Escola;
· E-TEC-BRASIL
- Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, Edital
01/2007/SEED/SETEC/MEC;
· FormAÇÃO
pela Escola - programa de formação continuada, na modalidade a distância em
parceria, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Secretaria
de Educação a Distância (SEED/MEC);
·
Mídias na Educação;
·
Proinfantil - curso em nível médio, à distância, na
modalidade Normal;
· Proformação - curso à distância, em nível médio, com
habilitação para o magistério na modalidade Normal, realizado pelo MEC em
parceria com os estados e municípios;
·
Prolicenciatura;
· Rádio Escola - Programa Rádio Escola desenvolve ações
que utilizam a linguagem diofônica para o aprimoramento pedagógico de
comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o
treinamento de grupos profissionais;
· TV Escola- canal de televisão do Ministério da
Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde
1996;
Considerações
Nesse
contexto, a EaD apresenta-se como uma possibilidade de acesso alternativo e de
oportunidade ao desenvolvimento da aprendizagem dentro de um contexto
democrático, além de dá condições para o educando na busca pela autonomia no
gerenciamento do processo de aprendizagem, bem como o uso de recursos
tecnológico de forma a facilitar a apreensão e construção do conhecimento.
Referências
www.uab.capes.gov.br. Acessado em outubro de 2013.
www.rived.mec.gov.br. Acessado em outubro de 2013.
www.eproinfo.mec.gov.br. Acessado em outubro de 2013.
www.dominiopublico.gov.br. Acessado em outubro de 2013.
http://raposa.cefet-ma.br/moodle/course/view.php?id=108. Acessado em outubro de 2013.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%BAblica. Acessado em outubro de 2013.
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