segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MOBILIDADE E UBIQÜIDADE NO CONTEXTO DE VIRTUALIZAÇÃO DA ESCOLA
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
A temática, escola virtualizada, nos remete a realização de uma análise dentro de uma visão de transformação tecnológica educacional, num contexto de interatividade, que pode abrir novas formas de vivências e convivências no processo de ensino e aprendizagem. E, sendo o educador, nesse novo panorama educativo, um agente provocador, para uma ação contínua, de pesquisa crítica de forma colaborativa e cooperativa, tornando o educando, um dinâmico (re)construtor do conhecimento.
As tecnologias de comunicação e a convergência tecnológica rompem, assim, com o conceito de espaço fixo, redimensionando-o. Ao mesmo tempo em que viabilizam mais comunicação, mais proximidade, mais colaboração, mais interação e mais educação, possibilitam, igualmente, mais informação. (Conteúdo do Módulo – Ambiente E-proinfo, 2011)
E, nesse cenário, a convergência tecnológica com o seu dinamismo (mobilidade), possibilita através do uso de diversificadas ferramentas de comunicação, permitindo uma interação, rompendo o espaço e tempo, abrindo possibilidades de conexões de redes em diferentes lugares em tempo real (ubiquidade) dando mais condições para o desenvolvimento de habilidades e competências educacionais favorecendo a aquisição e/ou (re)construção de conhecimentos.
Ao mesmo tempo, do ponto de vista da memória dos lugares, podem ser ampliadas as capacidades de reunir questões locais em torno do um imaginário coletivo, da transmissão de saberes, do conhecimento passado de geração em geração, da promoção de uma identidade e da participação civil. (LEITE, 2011, p. 113)
Para isso, há a necessidade da escola, desenvolver propostas didático-pedagógicas criadas a partir de discussões da própria comunidade escolar, condizentes com a sua realidade e de maneira ética, para que o uso de tais recursos tecnológicos seja realizado com responsabilidade e carência, para um real aproveitamento, proporcionando assim, o desenvolvimento de potencialidades, tanto do educador como, principalmente do educando.
Assim, para que ocorra o uso ético da virtualização da escola, é necessária a elaboração de planos pedagógicos consistentes, advindo de um planejamento que contemple o cotidiano escolar. Tal plano pedagógico deve objetivar um trabalho integrado e globalizado, com ações formativas e informativas, num aperfeiçoamento contínuo na busca pela melhor forma de uso possível de todos os aparatos tecnológicos em prol do desenvolvimento educacional e o crescimento integral de todos os envolvido no processo.
Referências
LEITE, Julieta. A ubiqüidade da informação digital no espaço urbano. In: LOGOS 29 Tecnologias e Socialidades. Ano 16. 2º semestre 2008. Disponível em: http://www.logos.uerj.br/PDFS/29/10JULIETA_LEITE.pdf. Acessado em 26 de abril de 2011.
AMBIENTE E-PROINFO. Convergências das mídias. Etapa 3: Mobilidade e ubiqüidade. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=3FD87FCD85CF8B44A999430B0B5D7C37. Acessado em 26 de abril de 2011.

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