MOBILIDADE E UBIQÜIDADE NO CONTEXTO DE
VIRTUALIZAÇÃO DA ESCOLA
Prof.
Esp. Francisco das C. M. dos Santos
A temática, escola virtualizada, nos
remete a realização de uma análise dentro de uma visão de transformação tecnológica
educacional, num contexto de interatividade, que pode abrir novas formas de vivências
e convivências no processo de ensino e aprendizagem. E, sendo o educador, nesse
novo panorama educativo, um agente provocador, para uma ação contínua, de pesquisa
crítica de forma colaborativa e cooperativa, tornando o educando, um dinâmico
(re)construtor do conhecimento.
As tecnologias de
comunicação e a convergência tecnológica rompem, assim, com o conceito de
espaço fixo, redimensionando-o. Ao mesmo tempo em que viabilizam mais
comunicação, mais proximidade, mais colaboração, mais interação e mais
educação, possibilitam, igualmente, mais informação. (Conteúdo do Módulo – Ambiente E-proinfo,
2011)
E, nesse cenário, a convergência
tecnológica com o seu dinamismo (mobilidade), possibilita através do uso de
diversificadas ferramentas de comunicação, permitindo uma interação, rompendo o
espaço e tempo, abrindo possibilidades de conexões de redes em diferentes lugares
em tempo real (ubiquidade) dando mais
condições para o desenvolvimento de habilidades e competências educacionais
favorecendo a aquisição e/ou (re)construção de conhecimentos.
Ao mesmo tempo, do ponto de vista da memória dos lugares,
podem ser ampliadas as capacidades de reunir questões locais em torno do um imaginário
coletivo, da transmissão de saberes, do conhecimento passado de geração em
geração, da promoção de uma identidade e da participação civil. (LEITE, 2011,
p. 113)
Para isso, há a necessidade da escola,
desenvolver propostas didático-pedagógicas criadas a partir de discussões da
própria comunidade escolar, condizentes com a sua realidade e de maneira ética,
para que o uso de tais recursos tecnológicos seja realizado com
responsabilidade e carência, para um real aproveitamento, proporcionando assim,
o desenvolvimento de potencialidades, tanto do educador como, principalmente do
educando.
Assim, para que ocorra o uso ético da
virtualização da escola, é necessária a elaboração de planos pedagógicos consistentes,
advindo de um planejamento que contemple o cotidiano escolar. Tal plano
pedagógico deve objetivar um trabalho integrado e globalizado, com ações
formativas e informativas, num aperfeiçoamento contínuo na busca pela melhor
forma de uso possível de todos os aparatos tecnológicos em prol do desenvolvimento
educacional e o crescimento integral de todos os envolvido no processo.
Referências
LEITE, Julieta. A
ubiqüidade da informação digital no espaço urbano. In: LOGOS 29 Tecnologias
e Socialidades. Ano 16. 2º semestre 2008. Disponível
em: http://www.logos.uerj.br/PDFS/29/10JULIETA_LEITE.pdf.
Acessado em 26 de abril de 2011.
AMBIENTE
E-PROINFO. Convergências das mídias. Etapa 3: Mobilidade e ubiqüidade. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=3FD87FCD85CF8B44A999430B0B5D7C37. Acessado em 26 de abril de 2011.
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