HOMEM ENQUANTO SER COMPLEXO E
PLURIDIMENSIONAL
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
De
acordo Laplatintine, para
a antropologia, o ser humano não é simplesmente formado por um monte
diversificado de partes dimensionais dentro do contexto do ser social, pois o
mesmo possui características e dimensões que podem ser até vistas
separadamente, no entanto não são partes literalmente separadas, ou seja, uma
única dimensão isoladamente não explica a essência do homem em sua plena totalidade.
Dessa forma, para se estudadar o ser humano dentro da visão antropológica filosófica
é necessário levar em conta a disparidade e o mesmo tempo o conjunto de tudo
que compõem a sociedade, tendo em vista o estudo de todas as sociedades
humanas, das culturas da humanidade, em suas diversidades geográficas e históricas,
como um todo e não em partes.
Diante
disso, observa-se que o estudo dessas dimensões possui características
relacionadas com o homem a partir de sua própria experiência, dentro de aspectos gerais no
que diz respeito à realidade humana que envolve o estudado de diversas áreas,
entre as quais: genética, psíquico, sociológico, sociais, culturais e
biológicos. E mesmo tendo as diversas áreas suas especificidades, estão
relacionadas si e através na sua totalidade
e que possibilita não apenas o estudo de tudo que compõe uma sociedade, mas o estudo
de todas as sociedades humanas e suas relações, sem que as mesmas sejam vistas
separadamente.
Dentre
as características dimensionais do ser humano, temos o homem como: 1) um ser material e corpóreo – por ocupar um local no meio físico e cultural em que vive; 2) um
ser racional – por possui e utiliza a razão para refletir, emitir
juízos, elaborar conceitos e idéias; 3) um ser psíquico – por possui uma personalidade
exclusiva que necessita de afeto, compreensão, aceitação, auto-estima e
auto-respeito; 4) um ser social e político – por necessitar de um meio social e
compartilhar sua existência com os demais, pela necessidade de buscar o bem
comum; 5) um ser da práxis –
por ser o seu processo de produção da existência humana um convite
permanente para a ação; 6) um ser livre – por ter capacidade
de dominar seus instintos naturais através de suas livres decisões e escolhas; 7)
um
ser ético e estético – por
ter uma conduta vivencial de questionamentos éticos e ser
permanentemente atraído pelo belo; 8) um ser finito, perfectível e inacabado – por ter consciência de sua
finitude.
Pelo que se percebe a partir da
analise do contexto, o tema central de estudo da antropologia filosófica, é a
natureza do ser humano, bem como o seu lugar no universo e o destino do mesmo,
ou seja, busca pensar sobre a essência do homem. Assim, o estudo antropológico
filosófico busca achar respostas para dúvidas existenciais do homem, entre os
quais: a distinção entre o ser humano e os demais seres vivos; a essência da
natureza humana; a composição humana, se composto de corpo e alma (ou espírito)
ou é de natureza puramente corpórea, procurando
apontar e descrever as múltiplas características ser humano e de que maneira
elas se integram e formam o ser humano enquanto pessoa.
REFERÊNCIA
UEMANET. http://ava.nead.uema.br/moodle/course/view.php?id=196.
Acessado em agosto de 2014.
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