RESUMO
DO ARTIGO: JACON, Liliane da Silva Coelho; BARRERAKALHIL, Josefina. O PROFESSOR
FORMADOR E AS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um
estudo sobre quais recursos computacionais estes profissionais utilizam na
elaboração do seu material didático.
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
Na sociedade, nos diversos segmentos, há uma
crescente incorporação das inovações tecnológicas nas atividades cotidianas dentre
as quais: compras online, informações e certificações públicas, eleições e
declaração do imposto de renda, surgindo nesse contexto, consequentemente novas
necessidades de aprendizagem em especial no ambiente educacional, sendo os
professores pressionados a realizar tal inserção tecnológica informática para
criação de recursos pedagógicos.
Entretanto, na não ocorrência da formação
tecnológica, onde grande parte dos professores formados na década de 90 não
teve acesso às tecnologias ou por fatores de restrição e/ou negligencia desses
recursos na contemporaneidade nas licenciaturas (JACON, BARRERAKALHIL apud RICHIT,
2010). Havendo, nesse contexto, apenas à introdução de temas específicos sobre
a incorporação tecnológica na educação (JACON, BARRERAKALHIL apud BASTOS 2010),
surge a necessidade de uma ação direcionada para transformação das práticas dos
formadores e preparação dos futuros professores no desenvolvimento de
competências para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Dentro dessa abordagem, Jacon e
Barrerakalhil, destaca a necessidade de realização de questionamentos quanto às
razões da incorporação, forma de uso e produção de materiais didáticos (entre
outros), no que diz respeito aos recursos pedagógicos tecnológicos, ao qual
tenta responder a partir de três abordagens: Perfil do professor universitário
(salientando as características e fragilidades); competências e habilidades
necessárias ao professor para incorporar as TIC no ensino-aprendizagem; e, Possíveis
modelos, a partir da pesquisa realizada com os professores da UFRO
(departamentos de física e química) sobre o acesso e formas de uso das TIC para
elaboração de material didático como apoio à ação pedagógica.
O perfil do professor
universitário
Mesmo com uma crescente expansão de
instituições particulares superiores nos anos 70 (JACON, BARRERAKALHIL apud KRASILCHIK,
1996), houve pouca produção acadêmica em consequência da formação improvisada e
da não preparação para desenvolver a função de pesquisadores. Sendo também a
maioria não tendo formação pedagógica, por receberem, apenas formação técnica,
ou seja, bacharéis (JACON, BARRERAKALHIL apud PIMENTA & ANASTASIOU, 2002),
ficando, a capacitação pedagógica a cargo dos cursos de Especialização, entretanto,
tais cursos direcionam para a pesquisa e matéria específica sem preocupação as
questões didáticas (JACON, BARRERAKALHIL apud ALVES & OLIVEIRA, 2011).
Nesse panorama, a formação docente de nível
superior, em grande parte, fica a cargo dos programas de pós-graduação stricto
sensu, mestrado e doutorado, sendo a preocupação destes profissionais, a de
transmitir o conhecimento, carecendo da parte pedagógica. Nesse sentido, tais
cursos acabam reproduzindo situação semelhante aos cursos de bacharéis, tendo
os professores que aprenderem com a prática, com base no conhecimento e do
conteúdo que o mesmo possui não sendo levada a importância adequada da formação
pedagógica (JACON, BARRERAKALHIL apud ALVES & OLIVEIRA, 2011).
Nesse sentido, o perfil do professor,
apresenta-se concentrado na formação na qual prioriza e supervaloriza a
pesquisa e o conhecimento aprofundado dos conteúdos específicos (JACON,
BARRERAKALHIL apud MELLO & OLIVEIRA, 2005). E, com a consequente
diversidade e multiplicidade da educação brasileira, os docentes do ensino
superior acabam não apresentando uma identidade única, especialmente, pela
cobrança sobre o mesmo no que se refere ao investimento para a permanente
formação para a pesquisa, ficando aprendizagem dos saberes para do ensinar a
critério de iniciativas e compromissos individuais.
Tecnologia e educação:
alguns projetos e propostas de Padrões de competência em TIC para docentes
No que se refere à formação do professor esta
deve está intrinsecamente associada à pesquisa e inovação tecnológica
permanentemente, de forma a atender as mudanças sociais e que refletem no meio educacional,
dentre as quais: do conhecimento científico, das práticas docentes utilizadas, meios
de comunicação e tecnologias (JACON, BARRERAKALHIL apud GIL-PEREZ &
CARVALHO, 1993), sendo tais mudanças imprescindíveis a incorporação das TIC na
formação do próprio professor, no intuito de contribuir com o desenvolvimento
da aprendizagem dos atuais ou futuros alunos. Sendo nesse contexto, necessário
definir padrões de competências em TIC para professores e mudanças na cultura
educacional. (JACON, BARRERAKALHIL apud BASTOS, 2010).
Jacon e Barrerakalhil apresentam dois modelos
de padrões de competência em TIC para docentes: o projeto ICT-CST da Unesco e a
proposta do governo chileno baseado na Rede Enlaces:
Projeto ICT-CST da Unesco – que tem como objetivo
geral de melhorar a prática docente, ao qual define três abordagens
inter-relacionadas, política educacional com relação às TIC na educação e
desenvolvimento econômico (Bastos, 2010), sendo elas: alfabetização em
tecnologia; aprofundamento do conhecimento; e, geração do conhecimento, que são
atrelados a seis componentes do sistema educacional: currículo e avaliação,
pedagogia, tecnologia, organização e administração e desenvolvimento
profissional, formam a matriz de módulos de competência.
Padrão do governo chileno baseada na rede
enlaces (centro de educação e tecnologia do ministério da educação do Chile) de
2008 – Define cinco dimensões para a formação docente (desde a formação
inicial, estendendo-se na formação continuada) dentro dos os padrões de
competência em TIC, sendo estas: Técnica; Gestão escolar; Desenvolvimento
profissional; Aspectos éticos, legais e sociais; e, Pedagógica, sendo esta
ultima estruturada em 7 padrões: E1 – conhecer as implicações do uso de
tecnologias na educação e as possibilidades para apoiar sua grade curricular;
E2 – planejamento e criação de ambientes de aprendizagem com TIC para o
desenvolvimento curricular; E3 – utilizar as TIC na preparação de material
didático para apoiar as práticas pedagógicas e assim melhorar seu desempenho
profissional futuro; E4 – Implementação de experiências de aprendizagem com o
uso de TIC para o ensino do currículo; E5 – avaliar recursos tecnológicos para
incorporá-los nas práticas pedagógicas; E6 – avaliar os resultados obtidos no
planejamento e uso de tecnologia para a melhoria na aprendizagem e
desenvolvimento de habilidades cognitivas; e, E7 – apoiar os processos de
ensino e aprendizagem através do uso de ambientes virtuais.
As formas de acesso e de
utilização das TIC para elaboração de material didático como apoio à prática
pedagógica (Resultado da Pesquisa Realizada)
A pesquisa realizada com os professores
Universidade Federal de Rondônia (departamento de física e química), por Jacon
e Barrerakalhil, foi observada que há uma utilização do computador com acesso à
internet em seu cotidiano por parte dos professores sendo as produções de
materiais elaborados digitalmente é distribuído entre os discentes tendo esses
materiais como apoio à prática pedagógica.
Nesta pesquisa, observado que os professores
têm em comum a alta qualificação acadêmica, sendo pesquisados alguns padrões de
competências em TIC para a formação de docentes e averiguados quais recursos
computacionais estes profissionais utilizam na preparação do seu material
didático pedagógico. Tendo os docentes pesquisados, demonstrado empregar
modalidades diversificadas na elaboração do seu material didático (principalmente
softwares de produtividade), demonstrando também que possuem nível técnico satisfatório
e suficiente no domínio das ferramentas computacionais.
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