domingo, 6 de dezembro de 2015

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)
Professores de Matemática (e de todas as outras áreas) participem deste momento importante!
Acesse o site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br leia o documento BNCC. Participe! Contribua!
OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
·      Estabelecer conexões entre os eixos da Matemática e entre esta e outras áreas do saber.
·      Resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo imaginação e criatividade.
·      Raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar.
·      Comunicar-se, utilizando as diversas formas de linguagem empregadas em Matemática.
·      Utilizar a argumentação matemática apoiada em vários tipos de raciocínio.
Os objetivos de aprendizagem foram organizados em cinco eixos: Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Números e Operações, Álgebra e Funções. Cada um desses eixos recebe uma ênfase diferente, dependendo do ano de escolarização, bus­cando garantir que a proficiência dos/as estudantes em Matemática se torne cada vez mais sofisticada, ao longo dos anos de escolarização. Na seleção dos objetivos por eixo de um mesmo ano letivo, estão previstas conexões entre os conhecimentos de diferentes eixos e de diferentes componentes curriculares de modo que o/a estudante possa perceber a riqueza dos conhecimentos.
OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
·      Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender o mundo à sua volta.
·      Desenvolver o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para criar/elaborar e resolver problemas.
·      Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, sabendo selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
·      Estabelecer relações entre conceitos matemáticos de um mesmo eixo e entre os diferentes eixos (Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Números e Operações, Álgebra e Funções), bem como entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
·      Comunicar-se matematicamente (interpretar, descrever, representar e argumentar), fazendo uso de diferentes linguagens e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.
·      Desenvolver a autoestima e a perseverança na busca de soluções, trabalhando coletivamente, respeitando o modo de pensar dos/as colegas e aprendendo com eles/as.
·      Recorrer às tecnologias digitais a fim de compreender e verificar conceitos matemáticos nas práticas sociocientíficas.
EIXOS AGRUPADOS POR ANO
ÁREA: MATEMÁTICA - GEOMETRIA
6º ANO/EF
·      MTMT6FOA001 Associar pares ordenados a pontos do plano cartesiano, considerando apenas o primeiro quadrante.
·      MTMT6FOA002 Diferenciar polígonos de não polígonos, classificando-os como regulares e não regulares.
·      MTMT6FOA003 Reconhecer características dos quadriláteros, classificando-os em relação a lados e a ângulos.
·      MTMT6FOA004 Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, reconhecendo a conservação dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados, usando malhas ou tecnologias digitais.
·      MTMT6FOA005 Desenhar retas paralelas e perpendiculares, usando instrumentos de desenho.
7º ANO/EF
·      MTMT7FOA001 Associar pares ordenados a pontos do plano cartesiano e representar triângulos e quadriláteros, conhecendo-se as coordenadas de seus vértices.
·      MTMT7FOA002 Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecendo-as como lugar geométrico.
·      MTMT7FOA003 Reconhecer e construir figuras obtidas por simetria de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou tecnologias digitais.
·      MTMT7FOA004 Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecendo que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180° e a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
·      MTMT7FOA005 Compreender relações entre ângulos (complementares, suplementares e opostos pelo vértice) e entre ângulos internos e externos de polígonos.
8º ANO/EF
·      MTMT8FOA001 Reconhecer mediatriz de um segmento e bissetriz de um ângulo como lugares geométricos.
·      MTMT8FOA002 Reconhecer condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes.
·      MTMT8FOA003 Construir, utilizando instrumentos de desenho ou tecnologias digitais, mediatriz de um segmento, bissetriz de um ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos notáveis (90°, 60°, 45°, 30°) e polígonos regulares.
·      MTMT8FOA004 Construir a figura que resulta de uma composição de transformações (translação, reflexão e rotação) de uma figura no plano.
·      MTMT8FOA005 Construir ampliações ou reduções de figuras planas, utilizando as propriedades da semelhança.
·      MTMT8FOA006 Reconhecer e desenhar perspectivas de figuras espaciais, a partir de suas vistas ortogonais.
9º ANO/EF
·      MTMT9FOA001 Reconhecer arcos, ângulo central e ângulo inscrito na circunferência, estabelecendo a relação entre eles.
·      MTMT9FOA002 Reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos semelhantes e utilizar a semelhança de triângulos para estabelecer as relações métricas no triângulo retângulo e as razões trigonométricas.
·      MTMT9FOA003 Identificar condições de inscrição e circunscrição de polígonos em uma circunferência, inclusive por meio de tecnologias digitais.
·      MTMT9FOA004 Compreender as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
·      MTMT9FOA005 Determinar a distância entre dois pontos quaisquer e o ponto médio de um segmento de reta localizado no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas.
ÁREA: MATEMÁTICA - GRANDEZAS E MEDIDAS
6º ANO/EF
·      MTMT6FOA006 Resolver e elaborar problemas, sem o uso de fórmulas, envolvendo noções de medida de comprimento, área (triângulos e retângulos), massa, capacidade, volume (blocos retangulares) e temperatura, aplicando as relações entre as unidades de medida mais usuais.
·      MTMT6FOA007 Determinar medida de ângulos, com uso de transferidor ou tecnologias digitais.
·      MTMT6FOA008 Reconhecer que perímetro e área são independentes e descrever o que ocorre com as medidas do perímetro e da área de um quadrado ou de um retângulo, quando se altera a medida de seus lados (exemplo: dobra, triplica).
7º ANO/EF
·      MTMT7FOA006 Resolver e elaborar problemas, envolvendo medida de grandezas, inclusive os que exigem a utilização de instrumentos de medição (exemplo: régua, escalímetro, trena, transferidor, cronômetro, balança, termômetro, copo de medida), reconhecendo que toda medida é aproximada.
·      MTMT7FOA007 Associar o litro ao decímetro cúbico, reconhecendo que 1000 litros correspondem ao metro cúbico.
·      MTMT7FOA008 Compreender a noção de equivalência entre áreas de figuras planas, comparando-as por meio da composição e decomposição de figuras.
·      MTMT7FOA009 Resolver e elaborar problemas, envolvendo o comprimento da circunferência.
8º ANO/EF
·      MTMT8FOA007 Resolver e elaborar problemas, envolvendo a área do círculo.
·      MTMT8FOA008 Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo da medida de área de figuras poligonais.
·      MTMT8FOA009 Reconhecer a capacidade de armazenamento de dados como uma grandeza e identificar algumas unidades de medida (exemplo: bytes, quilobytes, megabytes e gigabytes).
9º ANO/EF
·      MTMT9FOA006 Compreender a razão de semelhança na resolução de problemas, envolvendo o cálculo da medida de área e de perímetro de figuras planas semelhantes.
·      MTMT9FOA007 Reconhecer grandezas compostas, determinadas pela razão ou pelo produto de duas outras: velocidade (m/s; km/h), aceleração (m/s2), densidade (g/cm3; pessoas/km2) e potência (Kwh).
·      MTMT9FOA008 Compreender os sistemas de medida, diferentes notações (potências decimais e não decimais), incluindo unidades de medidas muito pequenas (exemplo: nano, micro) e muito grandes (exemplo: anos luz).
·      MTMT9FOA009 Reconhecer a capacidade de armazenamento de dados como uma grandeza e identificar unidades de medida (exemplo: bytes, quilobytes, megabytes, gigabytes e terabytes).
ÁREA: MATEMÁTICA - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
6º ANO/EF
·      MTMT6FOA009 Indicar a probabilidade de um evento por um número racional (na forma fracionária, decimal e percentual) e compreender que, se um experimento aleatório for realizado com um grande número de tentativas, os resultados obtidos tendem à probabilidade calculada.
·      MTMT6FOA010 Reconhecer os elementos de um gráfico de colunas, barras e linha (eixos, título, fonte e legenda).
·      MTMT6FOA011 Comparar e interpretar dados de uma pesquisa que envolve duas categorias de variáveis, apresentadas por meio de colunas agrupadas.
7º ANO/EF
·      MTMT7FOA010 Compreender o significado de termos como aleatoriedade, espaço amostral, resultados favoráveis, probabilidade, tentativas, experimentos equiprováveis, dentre outros.
·      MTMT7FOA011 Planejar experimentos aleatórios ou simulações, estimar probabilidades e compreender probabilidades obtidas por meio de frequência.
·      MTMT7FOA012 Compreender o significado de média como um indicador da tendência de uma pesquisa, calculando seu valor e relacionando, intuitivamente, com a variabilidade dos dados (dois conjuntos de dados podem ter a mesma média e serem distribuídos com amplitudes diferentes).
·      MTMT7FOA013 Reconhecer os elementos de um gráfico de colunas, barras e linha (eixos, escalas, título, fonte e legenda).
·      MTMT7FOA014 Comparar e interpretar dados apresentados em gráfico de setores, reconhecendo a adequação de seu uso, e construí-los a partir de dados coletados.
8º ANO/EF
·      MTMT8FOA010 Construir o espaço amostral de experimentos, utilizando o princípio multiplicativo e indicar a probabilidade de um evento por meio de uma razão, verificando que a soma das probabilidades de todos os resultados individuais é igual a 1.
·      MTMT8FOA011 Ler e interpretar dados expressos em gráficos (colunas, setores, histogramas e polígonos de frequência).
·      MTMT8FOA012 Obter média, moda e mediana dos dados de uma pesquisa, compreendendo seus significados.
9º ANO/EF
·      MTMT9FOA010 Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas, histogramas e polígonos de frequência) para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, com ou sem o uso de tecnologias digitais.
·      MTMT9FOA011 Compreender e usar termos como frequência absoluta e relativa, amostra de uma população, para interpretar informações ou coletar dados.
·      MTMT9FOA012 Compreender a conveniência do agrupamento de dados e elaborar uma tabela de frequências, utilizando intervalos de classes.
ÁREA: MATEMÁTICA - NÚMEROS E OPERAÇÕES
6º ANO/EF
·      MTMT6FOA012 Classificar números de diferentes magnitudes em pares e ímpares, primos e compostos e compreender relações entre números (expressas pelos termos “é múltiplo de”; “é divisor de”; “é fator de”) e critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10.
·      MTMT6FOA013 Identificar e registrar números racionais positivos em suas diferentes representações, identificando equivalências e passando de uma representação para outra.
·      MTMT6FOA014 Comparar e ordenar números naturais e racionais positivos (representação fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
·      MTMT6FOA015 Resolver e elaborar problemas envolvendo as ideias de múltiplos, divisores, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum.
·      MTMT6FOA016 Resolver e elaborar problemas, envolvendo as quatro operações fundamentais, com seus diferentes significados, com números naturais, inclusive com o uso de cálculo mental, de estimativas e da calculadora.
·      MTMT6FOA017 Compreender as ideias de potenciação e de raiz quadrada e suas representações.
·      MTMT6FOA018 Estimar quantidades e arredondar números para a potência de 10 mais próxima.
·      MTMT6FOA019 Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos em suas diferentes representações (fracionárias, decimais, percentuais), envolvendo as operações de adição e subtração, de multiplicação e divisão com multiplicador e divisor naturais, inclusive com o uso de cálculo mental, de estimativas e da calculadora.
7º ANO/EF
·      MTMT7FOA015 Reconhecer o sistema de numeração decimal como o que prevaleceu no mundo ocidental, destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas e identificar suas principais características (base, unidade de contagem, valor posicional e função do zero), utilizando a composição e decomposição de números naturais na forma polinomial (exemplo: 4357 =4 x 103+ 3 x 102+ 5 x 101+7 x 100).
·      MTMT7FOA016 Compreender e utilizar a potenciação e a radiciação, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
·      MTMT7FOA017 Compreender fração associada às ideias de partes de inteiros, quociente, razão e operador, identificando registros iguais ou equivalentes para significados diferentes.
·      MTMT7FOA018 Compreender e utilizar números negativos (inteiros e racionais).
·      MTMT7FOA019 Comparar e ordenar números inteiros e racionais positivos e negativos (representação fracionária, decimal, em forma de potências com expoente inteiro), relacionando a pontos na reta numérica.
·      MTMT7FOA020 Resolver e elaborar problemas, envolvendo adição e subtração de frações com denominadores diferentes, por meio da equivalência de frações.
·      MTMT7FOA021 Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as ideias de múltiplos, divisores e divisibilidade.
8º ANO/EF
·      MTMT8FOA013 Resolver e elaborar problemas, envolvendo números em notação científica.
·      MTMT8FOA014 Compreender a relação entre potenciação e radiciação e efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros negativos ou fracionários.
·      MTMT8FOA015 Resolver e elaborar problemas, envolvendo operações com frações.
·      MTMT8FOA016 Comparar e ordenar números racionais, relacionando-os a pontos na reta numérica.
·      MTMT8FOA017 Resolver e elaborar problemas de contagem que envolvam o princípio multiplicativo, por meio de diagrama de árvore, tabelas e esquemas.
·      MTMT8FOA018 Resolver e elaborar problemas, envolvendo porcentagem, incluindo a ideia de juros simples e determinação de taxa percentual, com ou sem tecnologias digitais.
9º ANO/EF
·      MTMT9FOA013 Reconhecer, comparar e ordenar números reais, com apoio na relação com pontos na reta numérica.
·      MTMT9FOA014 Compreender e efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.
·      MTMT9FOA015 Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
·      MTMT9FOA016 Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, relacionando representação percentual e decimal, com e sem o uso de tecnologias digitais.
ÁREA: MATEMÁTICA - ÁLGEBRA E FUNÇÕES
6º ANO/EF
·      MTMT6FOA020 Descrever o que ocorre com uma igualdade, ao se adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número.
·      MTMT6FOA021 Resolver e elaborar problemas, envolvendo equações do 1º grau do tipo ax+ b = c, no conjunto dos números naturais, por meio de tentativa ou pelo princípio da igualdade.
·      MTMT6FOA022 Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, incluindo escalas em plantas e mapas.
·      MTMT6FOA023 Resolver problemas, envolvendo a partilha de uma quantidade em partes desiguais (exemplo: João, Silvia e Ana têm juntos 36 figurinhas. Se João tem o dobro de figurinhas de Silvia e Ana tem o triplo de figurinhas de Silvia, quantas figurinhas tem cada um?).
7º ANO/EF
·      MTMT7FOA022 Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas.
·      MTMT7FOA023 Resolver equações do tipo A(x) = B(x), sendo A(x) e B(x) expressões polinomiais redutíveis a expressões do tipo ax+ b.
·      MTMT7FOA024 Resolver e elaborar problemas que possam ser convertidos para a linguagem algébrica na forma de equações do 1º grau.
8º ANO/EF
·      MTMT8FOA019 Resolver e elaborar problemas cujas conversões para a linguagem algébrica resultem em sistemas de equações lineares do 1º grau com duas variáveis.
·      MTMT8FOA020 Desenvolver produtos de binômios do tipo (x ± y)2 e (x + y).(x – y), descrevendo um processo prático para obtenção do resultado.
·      MTMT8FOA021 Resolver e elaborar problemas que envolvam equações do 2º grau do tipo ax2 = c e (x ± b)2 = c.
·      MTMT8FOA022 Resolver problemas cuja conversão seja uma inequação do 1º grau do tipo ax + b ≤ c ou ax + b ≥ c, representando o conjunto solução na reta numérica.
9º ANO/EF
·      MTMT9FOA1017 Associar uma equação linear de 1º grau com duas variáveis a uma reta no plano cartesiano e relacionar a solução de sistemas de duas equações do 1º grau com duas variáveis à sua representação geométrica.
·      MTMT9FOA018 Resolver problemas que envolvam sistemas de duas equações lineares do 1º grau com duas variáveis.
·      MTMT9FOA019 Resolver problemas que envolvam relações entre grandezas, inclusive de proporcionalidade direta e inversa.
·      MTMT9FOA020 Compreender função como um tipo de relação de dependência entre duas variáveis, que pode ser representada graficamente.
·      MTMT9FOA021 Desenvolver produtos de binômios do tipo (x ± y)2, (x + y).(x – y) e (x + a).(x + b), descrevendo um processo para obtenção do resultado.
·      MTMT9FOA022 Fatorar expressões do 2º grau, recorrendo aos produtos de binômios.
·      MTMT9FOA023 Resolver e elaborar problemas, envolvendo equações do 2º grau que possam ser reduzidas por fatoração a: ax2= c; (ax + b)2= 0 e (x + a).(x + b) = 0.
Fonte: BNCC/MEC – Textos retirados do documento BNCC
Material de apoio para a realização de análise e contribuição

REGISTRO DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO BNCC (Textos)
Marque o item a ser observado no texto da BNCC:
(  ) PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNC)
(  ) A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(  ) COMPONENTE CURRICULAR: (texto introdutório)
(  ) COMPONENTE CURRICULAR: (Objetivos Gerais)
(  ) COMPONENTE CURRICULAR: (Objetivos de Aprendizagem Específicos)
Contribua com a seção do texto acima (roteiro para cada texto)
Avalie esta parte do texto, de acordo com as seguintes afirmações:
1) A linguagem utilizada é clara, permitindo que o mesmo seja compreendido pelos participantes da discussão pública
(  ) Concordo fortemente
(  ) Concordo
(  ) Sem opinião
(  ) Discordo
(  ) Discordo fortemente
2) A ideias da APRESENTAÇÃO são pertinentes e relevantes para a área ou para o componente curricular tendo em vista o seu papel na Educação Básica
(  ) Concordo fortemente
(  ) Concordo
(  ) Sem opinião
(  ) Discordo
(  ) Discordo fortemente
3) Marque, a seguir, o motivo que justifica a discordância em relação à clareza, pertinência ou relevância do texto apresentado:
(  ) O vocabulário utilizado no texto é inadequado e prejudica a leitura do mesmo;
(  ) Ideias ou argumentos conflitantes com o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica;
(  ) Ideias ou argumentos conflitantes com a perspectiva teórica/metodológica da área ou do componente Curricular;
( ) Ideias ou argumentos conflitantes com o previsto na Proposta Curricular do Estado/Município;
( ) outro: ____________________________________________________
4) Faça, aqui, as sugestões de alteração do texto: Caso opção: Discordo ou Discordo fortemente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
REGISTRO DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO BNCC
Componente Curricular: _______________________________________
Eixo: _________________________________________ Ano: _________
Cód. do Objetivo
Caso opção: Discordo ou Discordo fortemente
(   ) Excluir o objetivo
Marque o motivo que justifica a exclusão do objetivo
(   ) Modificar a redação do objetivo
1
2
3
4
5
Sendo opção 5. (   ) outro, descreva
Faça a modificação na redação do objetivo no campo a baixo























































(  ) Opção Excluir
1. (  ) Ele deve ser apresentado em outro(a) ano/etapa da educação básica;
2. (  ) Ideias ou argumentos conflitantes com o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
3. (  ) Ideias ou argumentos conflitantes com a perspectiva teórica/metodológica da área ou do componente curricular
4. (  ) Ideias ou argumentos conflitantes com o previsto na Proposta Curricular do Estado/Município
5. (  ) Outro
Fonte: BNCC/MEC – Material organizado: Coord. Ped. de Matemática & Coord. Ped. de Educação Física - Núcleo de Ensino Fundamental II  / SEMEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário