Tecnologia de Informação para Pessoas
Surdas (Parte 1)
O
uso do computador e da internet abriu novas possibilidades de comunicação
principalmente por serem tecnologias visualmente acessíveis, o que é atraente
para o surdo e, nesse sentido, para os surdos os recursos tecnológicos tornan-se
importantes alternativa de comunicação e aprendizagem. Oferecer essa
possibilidade de usufruir novas oportunidades de interação maior e melhor
contribui também para que sejam mais participativos na sociedade. (VAZ, 2012).
A
chegada do computador aponta para novos horizontes e para a necessidade de
introduzir os alunos no mundo digital. O desafio digital fez com que as aulas
de informática surgissem nas escolas e em outros espaços de ensino. Esse
movimento se deu na educação dos ouvintes, e também na dos surdos, pois se
percebia que uma tecnologia visual trazia para essa população um novo campo de
inclusão.
Porém, se as novas tecnologias revolucionam o mundo das
comunicações e podem fazer com que ele seja mais acolhedor para os surdos,
permanecem grandes dificuldades quanto à incorporação desses avanços a vida da
maioria deles. O acesso aos equipamentos é uma delas. Mas, como também, é uma
característica própria desses meios a rapidez com que se incorporam a vida das
pessoas, pelo barateamento e simplificação, nesse momento, mesmo no Brasil,
esse obstáculo vai sendo superado (ROSSI, 2010).
E
dentro desse aspecto, para aplicar tecnologia na Educação Especial é
necessário, antes de tudo, conhecer o usuário, e modelar o ambiente, que incluí
a proposta pedagógica, ajudas técnicas, e tecnologias assistivas e adaptativas.
Esse ambiente mais enriquecedor pode proporcionar possibilidades para que
pessoas com necessidades especiais tenham uma interação maior e de melhor
qualidade com o mundo.
Referências
OLIVEIRA, Ramon de. Informática
Educativa: Dos planos e discursos à sala de aula. Campinas: Papirus, 1997.
ROSSI, Marianne Stumpf. Educação
de Surdos e Novas Tecnologias. Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
VAZ, Vagner Machado. O Uso da Tecnologia na Educação do Surdo
na Escola Regular. Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São
Paulo, 2012.
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