sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ORIGENS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (tópicos resumo)
Profa. Esp. Patricia Regina C. da Silva
A Psicologia da Educação busca dentro de seu contexto, compreender a dimensão humana e o funcionamento da mente, bem como, compreender mecanismos corporais que são a base dos processos mentais.
Principais escolas e pensamento da Psicologia
Estruturalismo
ü Objeto: elementos da consciência; os estados de consciência.
ü Método: analítico; introspectivo (denominado por Wundt de percepção interior) experimentação. Procurava explorar as inter-relações.
ü Contribuição: constituição da Psicologia como ciência, separando-a da metafísica e da Filosofia.
ü Representantes: Edward B. Titchener(1867-1927) e Wilheim Wundt (1832-1920).
Funcionalismo
ü Objeto: comportamentos e atividades mentais como adaptação.
ü Métodos: comparativo; introspecção e experimentação.
ü Contribuições: podem ser percebidas em diferentes áreas da Psicologia: social, aprendizagem, organizações, ergonomia, educacional e clínica.
ü Representante: Willian James (1842 - 1910).
Associacionismo
ü Teoria da conduta baseada nos estudos sobre a aprendizagem, pois que acreditava que a vida significa adaptação e que esta é alcançada através da aprendizagem.
ü Lei do efeito: as atitudes que tomamos e que obtivemos êxito são lembradas e aquelas em que fracassamos são eliminadas ou esquecidas.
ü Representante: Edward L. Thorndike (1874-1949),
Segundo César Coll (1999), até meados do séc. XIX, aproximadamente, as relações entre psicologia e educação estiveram mediadas pela filosofia. Assim,  a história da Psicologia da Educação se confunde com a história da psicologia científica e com a evolução do pensamento educativo.
Conceitos para a Psicologia da Educação
É o estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, sendo dominada pela análise de todos os processos que envolvem a realidade educacional. Ela deve atender simultaneamente aos processos psicológicos e as características educativas que extrapolam ao contexto escolar.
Finalidades da Psicologia da Educação
Segundo César Coll (1999), a Psicologia da Educação tem por finalidade, oferecer o conhecimento da natureza humana aos estudiosos da educação e colocar os professores a par do conhecimento científico do desenvolvimento mental.
Psicologia da Educação entendida como um campo de aplicação da psicologia
Ø O Conhecimento psicológico é o único que permite abordar e resolver de maneira científica as questões e os problemas educacionais.
Ø A psicologia da educação distingue-se das outras especialidade da psicologia, porque proporciona conhecimentos específicos sobre o comportamento humano em situações educacionais.
Psicologia da Educação entendida como uma disciplina-ponte entre a psicologia e a educação
Ø A abordagem e o tratamento das questões e dos problemas educacionais exige uma aproximação multidisciplinar.
Ø O estudo e a explicação do comportamento humano nos ambientes educacionais deve ser feito nesses ambientes e devem levar em conta suas características próprias e específicas.
Ø A psicologia da educação distingue-se das outras especialidades da psicologia, porque proporciona conhecimentos específicos sobre o comportamento humano em situações educacionais.
Ø A principal tarefa da psicologia da educação consiste em elaborar, tomando como ponto de partida as contribuições da psicologia científica, instrumentos teóricos conceituais e metodológicos úteis e relevantes, para explicar e compreender o comportamento humano nos ambientes educacionais e poder intervir neles.
Psicologia da Educação objeto de estudo (aplicação)
Ø Contribuir para elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar de forma efetiva os processo educacionais;
Ø Ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento, mediação e avaliação;
Ø Colaborar com o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes, mais satisfatórias e mais enriquecedoras.
Inter-relação entre o conhecimento psicológico e práticas educacionais
Conhecimentos (teóricos, conceituais, metodológicos, etc) proporcionados pelos diferentes ramos ou especializações a psicologia, sendo estes: Natureza e funções da educação e da educação escolar; Características das situações escolares e ensino e aprendizagem; e, Teorias e práticas educacionais, e que resultam na Psicologia da Educação: Disciplina – ponte de natureza aplicada.
Psicologia da Educação conteúdos da psicologia da educação (aplicação prática)
1. Processos de mudança que ocorrem nas pessoas como resultado de sua participação nas pessoas como resultado de sua participação: Processos de aprendizagem de desenvolvimento e de socialização devidamente contextualizada.
2. A natureza dos processo de mudança que vão além do local físico: interno ou externos ao aluno: Internos: nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, maturidade emocional, experiências e conhecimentos prévios, capacidades intelectuais, motivação e interesses; Externos: características do professor, materiais didáticos, metodologias de ensino, organização do trabalho em sala de aula e meios de ensinar em geral.
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo, 2005.
COLL, César Álvaro Marchesi; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COLL, César Salvador. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & Desafio. São Paulo: Mediação, 1991.
TERNEIRO, Maria Odete Vieira. et all. Psicologia da Educação. Ponta Grossa: UEPG, 2009. 

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