RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E CONHECIMENTO (tópicos resumo)
Profa. Esp. Patricia Regina C. da Silva
Concepção
conceitual sobre a Psicologia
Sentidos diferentes para o termo psicologia
são usados no cotidiano. Exemplo: Quando dizemos que um vendedor tem uma
psicologia para vender seu produto; Quando dizemos que existem pessoas que têm
psicologia para ouvir e entender o outro.
Psicologia
de senso comum
É essa psicologia usada no cotidiano das
pessoas. As pessoas em geral têm um domínio superficial do conhecimento que foi
acumulado e que permite compreender seus problemas do cotidiano de um ponto de
vista psicológico. O conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é
chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de
tentativas e erros a nossa vida diária seria muito complicada. O senso comum
mistura e recicla outros saberes, muito mais especificados, e os reduz a um
tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo.
Senso
comum: conhecimento da realidade
Cotidiano, pode-se dizer que é onde tudo
acontece, onde tudo flui, vivencia da realidade, Sendo a Realidade, de acordo
com o dicionário realidade é a qualidade do que é real: um fato, acontecimento,
coisa. Essa qualidade é uma característica humana e dependerá do critério que
usamos para defini-la, e aqui a ciência,
apresenta-se como uma atividade eminentemente reflexiva que busca compreender,
elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
Cotidiano
x conhecimento científico
Cotidiano refere-se ao real. Ciência
abstrai-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação. O Conhecimento
construído no cotidiano usa muitos recursos (algumas vezes sofisticados) e ao
mesmo tempo é um conhecimento improvisado que depende da ação imediata.
Filosofia e o Conhecimento: tópicos
históricos
Ø Filosofia
Pré-Moderna
ü Um
mundo exterior que é objeto de conhecimento.
Ø Período
de Transição
ü Clima
de Ceticismo Geocentrismo x
Heliocentrismo.
Ø Filosofia
moderna
ü Racionalismo;
ü Descartes
(1596-1605);
ü Descrença
no mundo exterior;
ü Sonhos
percepção inverídica da realidade;
ü Existência
como resistência ao ceticismo e a atividade mental.
Corrente
filosóficas sobre conhecimento
Empirismo – Locke (1632-1704):
O conhecimento é visto como simples efeito de uma cópia dos objetos externos,
vem de fora e ao sujeito basta assimilar, passivamente a realidade.
Apriorismo – Kant (1724-1804):
estabelece uma relação entre o racionalismo e o empirismo, pois considera
tanto a experiência quanto o pensamento como fontes de conhecimento.
Interacionismo
–
Vigotsky (1896-1934) e Piaget (1896-1980): O conhecimento é o resultado de um
processo dialético, na medida em que para conhecer os objetos o sujeito
necessita organizá-los, ao mesmo tempo em que é organizado, cognitivamente por
eles.
Referências
BOCK,
Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia:
uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo, 2005.
COLL,
César Álvaro Marchesi; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento
psicológico e educação. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COLL,
César Salvador. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
HOFFMANN,
Jussara. Avaliação: Mito & Desafio. São Paulo: Mediação, 1991.
TERNEIRO,
Maria Odete Vieira. et all. Psicologia da Educação. Ponta Grossa: UEPG,
2009.
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