A
SOCIEDADE, A EDUCAÇÃO E O TEMPO QUE VIVEMOS (Recortes de textos)
Devido as diversas mudanças que a educação
brasileira tem passado no decorrer de sua história em busca de melhoria, ainda
vivemos atualmente transformações na política nacional, a qual a sociedade
necessita entender a cerca de como foi construída e os impactos na qualidade da
educação com a implementação da BNCC, que visa promover a equidade e a
qualidade da educação nacional.
Dados reais, como os divulgados pela
Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que, no Brasil, algumas ações
devem ser propostas para atender as metas estabelecidas pela ONU, tais como:
erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal,
reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a HIV/AIDS
entre outras. Essas metas, levam-nos a
pensar o que nós, educadores podemos propor para amenizar os problemas vividos
pela população brasileira? Como a educação, a escola e o currículo devem
entender essas problemáticas a serem superadas? E diante da atual situação da
educação, qual é o papel da escola na sociedade? Aponta-se a necessidade de
inclusão de aspectos pertencentes à dimensão cultural e democrática dos
envolvidos no ato educativo, além de algumas experiências que tiverem como
elemento sua revisão conceitual e organizacional, inseridas no conhecimento da realidade
cultural de discentes e docentes.
O
papel da Escola diante da sociedade: No espaço educativo, a
Escola, como difusora e geradora de conhecimentos, passa a ter importância na
medida em que tornam mais visíveis suas possibilidades de reflexão sobre a
realidade.
A educação que ocorre nesse espaço educativo
necessita ser colocada centralmente como um forte agente de oportunidades para
as pessoas, principalmente ao viabilizar informações e reflexões sobre os
problemas enfrentados pelos agentes sociais inseridos nessa comunidade. Dentro
deste contexto, torna-se premente rever o papel de ator educativo que em suas
ações facilite o descobrimento da película que pode recobrir e, consequentemente,
escamotear os reais determinantes das sérias problemáticas sociais. Com isso, o
espaço educativo contribuirá para o enfrentamento e adequação dos seus
problemas cotidianos, uma vez que oportunizará maior visibilidade sobre os
determinantes dos problemas.
Vale destacar a necessidade de revisão de
alguns princípios gerais que são apontados, como solução às disparidades
enfrentadas: perceber a necessidade de não conceber a educação como garantia da
superação de disparidades e discrepâncias, bem como considerar fatores e contextos
maiores como os blocos econômicos que determinam regras e normas, as quais os países
subdesenvolvidos devem atender. Deixar de perceber estas relações de poder
econômico seria o mesmo que legitimar e aceitar a desobrigação do Estado, em
termos de qualidade de ensino e melhoria na qualidade de vida das pessoas.
A sociedade por meio das suas instituições
vigentes deve assegurar a todos os cidadãos oportunidades que possam adquirir
espaços necessários para o seu desenvolvimento intelectual, moral e assegurar oportunidades
dignas e igualitárias, a realidade tem nos mostrado a necessidade de sua
superação quando o foco estar na emancipação humana. Efetivamente, garantir
este futuro que impõe como condição o conhecimento que os sujeitos sociais
possuem implica superar alguns entraves como a irrelevância do sistema
educacional brasileiro.
O
Projeto Político Pedagógico. Neste aspecto, quanto se
localiza, também, a importância da escola, além das outras instituições, o Projeto
Político Pedagógico escolar está implícito na discussão, exigindo uma constante
revisão conceitual e organizacional, priorizando a realidade dos sujeitos que
procuram o sistema educativo. Com isso, o PPP escolar, sua revisão constante
tanto conceitual quanto organizacional, está atrelado à concepção para além de
um desenho com poder de aprisionar e reduzir os conhecimentos da cultura humana
em modelos inflexíveis que devem ser transmitidos de geração a geração.
Tipos
de Currículos: A
escola enquanto agência social e o currículo escolar, por ser ele um
instrumento que norteia o trabalho nela desenvolvido, precisam considerar que
não conseguiram a imunidade. Por isso, o currículo escolar é marcado pela visão
de mundo da sociedade do momento e sua prática reflete a visão de mundo
expressado nos documentos orientadores (currículo formal e escrito), por meio
das formas efetivas de ação dos agentes educacionais (currículo em ação) e, dos
valores, normas, hábitos, atitudes que governam as relações nas salas de aulas
(currículo oculto).
O currículo, visto como um instrumento
norteador de práticas escolares, conteúdos programáticos e estratégias
metodológicas indicam e contribuem na formação de uma cultura local que reflita
as necessidades da comunidade e da escola.
Referência
ANAYA, Viviani; TEIXEIRA, Célia Regina. A
sociedade contemporânea e a flexibilidade curricular das escolas plural e
kanamari: os estudos culturais e sua importância no currículo oficial.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-graduação
Educação: Currículo. ISSN: 1809-3876.
Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 2, junho de 2007. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3192/2114>.
Acesso em 18 jul 2018.
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