segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A SOCIEDADE, A EDUCAÇÃO E O TEMPO QUE VIVEMOS (Recortes de textos)
Devido as diversas mudanças que a educação brasileira tem passado no decorrer de sua história em busca de melhoria, ainda vivemos atualmente transformações na política nacional, a qual a sociedade necessita entender a cerca de como foi construída e os impactos na qualidade da educação com a implementação da BNCC, que visa promover a equidade e a qualidade da educação nacional.
Dados reais, como os divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que, no Brasil, algumas ações devem ser propostas para atender as metas estabelecidas pela ONU, tais como: erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a HIV/AIDS entre outras.  Essas metas, levam-nos a pensar o que nós, educadores podemos propor para amenizar os problemas vividos pela população brasileira? Como a educação, a escola e o currículo devem entender essas problemáticas a serem superadas? E diante da atual situação da educação, qual é o papel da escola na sociedade? Aponta-se a necessidade de inclusão de aspectos pertencentes à dimensão cultural e democrática dos envolvidos no ato educativo, além de algumas experiências que tiverem como elemento sua revisão conceitual e organizacional, inseridas no conhecimento da realidade cultural de discentes e docentes.
O papel da Escola diante da sociedade: No espaço educativo, a Escola, como difusora e geradora de conhecimentos, passa a ter importância na medida em que tornam mais visíveis suas possibilidades de reflexão sobre a realidade.
A educação que ocorre nesse espaço educativo necessita ser colocada centralmente como um forte agente de oportunidades para as pessoas, principalmente ao viabilizar informações e reflexões sobre os problemas enfrentados pelos agentes sociais inseridos nessa comunidade. Dentro deste contexto, torna-se premente rever o papel de ator educativo que em suas ações facilite o descobrimento da película que pode recobrir e, consequentemente, escamotear os reais determinantes das sérias problemáticas sociais. Com isso, o espaço educativo contribuirá para o enfrentamento e adequação dos seus problemas cotidianos, uma vez que oportunizará maior visibilidade sobre os determinantes dos problemas.
Vale destacar a necessidade de revisão de alguns princípios gerais que são apontados, como solução às disparidades enfrentadas: perceber a necessidade de não conceber a educação como garantia da superação de disparidades e discrepâncias, bem como considerar fatores e contextos maiores como os blocos econômicos que determinam regras e normas, as quais os países subdesenvolvidos devem atender. Deixar de perceber estas relações de poder econômico seria o mesmo que legitimar e aceitar a desobrigação do Estado, em termos de qualidade de ensino e melhoria na qualidade de vida das pessoas.
A sociedade por meio das suas instituições vigentes deve assegurar a todos os cidadãos oportunidades que possam adquirir espaços necessários para o seu desenvolvimento intelectual, moral e assegurar oportunidades dignas e igualitárias, a realidade tem nos mostrado a necessidade de sua superação quando o foco estar na emancipação humana. Efetivamente, garantir este futuro que impõe como condição o conhecimento que os sujeitos sociais possuem implica superar alguns entraves como a irrelevância do sistema educacional brasileiro.
O Projeto Político Pedagógico. Neste aspecto, quanto se localiza, também, a importância da escola, além das outras instituições, o Projeto Político Pedagógico escolar está implícito na discussão, exigindo uma constante revisão conceitual e organizacional, priorizando a realidade dos sujeitos que procuram o sistema educativo. Com isso, o PPP escolar, sua revisão constante tanto conceitual quanto organizacional, está atrelado à concepção para além de um desenho com poder de aprisionar e reduzir os conhecimentos da cultura humana em modelos inflexíveis que devem ser transmitidos de geração a geração.
Tipos de Currículos:  A escola enquanto agência social e o currículo escolar, por ser ele um instrumento que norteia o trabalho nela desenvolvido, precisam considerar que não conseguiram a imunidade. Por isso, o currículo escolar é marcado pela visão de mundo da sociedade do momento e sua prática reflete a visão de mundo expressado nos documentos orientadores (currículo formal e escrito), por meio das formas efetivas de ação dos agentes educacionais (currículo em ação) e, dos valores, normas, hábitos, atitudes que governam as relações nas salas de aulas (currículo oculto).
O currículo, visto como um instrumento norteador de práticas escolares, conteúdos programáticos e estratégias metodológicas indicam e contribuem na formação de uma cultura local que reflita as necessidades da comunidade e da escola.
Referência
ANAYA, Viviani; TEIXEIRA, Célia Regina. A sociedade contemporânea e a flexibilidade curricular das escolas plural e kanamari: os estudos culturais e sua importância no currículo oficial. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo. ISSN: 1809-3876. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 2, junho de 2007.  Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3192/2114>. Acesso em 18 jul 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário