TÓPICOS
REFLEXIVOS SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO
1 Objetivos de ensino
ü São
ações que o educador está esperando dos alunos ao final de experiência;
ü Podem
ser traçados em dois níveis: Geral e Específico.
ü Os
objetivos devem ser claros e proporcionar operações mentais complexas, tais
como análise, síntese, avaliação.
2 Ancoras da seleção de
conteúdos
ü Lei
9.394/96, art.26 e 27, que definem as Diretrizes dos Currículos do Ensino
Fundamental e Médio;
ü Parâmetros
Curriculares Nacionais;
ü Projeto
Político Pedagógico da instituição.
3 Conceito de planejamento
ü Processo
de sistematização das ações docentes.
ü Instrumento
de trabalho do professor e de referência para os alunos.
ü Roteiro
de processo ensino-aprendizagem periodicamente revisado.
4 Principais fases do planejamentos
ü Conhecimento da realidade;
ü Identificação
e organização dos objetivos;
ü Seleção
e organização dos conteúdos;
ü Seleção
e organização de estratégias.
5 Planos de ensino
•
Conceito
ü É um
documento que registra a definição dos objetivos, dos meios de execução e das
formas de controle.
ü É um
instrumento de orientação para ação docente que apresenta uma ordem sequencial
com objetividade, coerência e flexibilidade.
•
Observação: O
planejamento refere-se sempre à elaboração do plano.
• Tipos De Planos
•
Plano da instituição: é um documento mais
global que expressa as ligações entre o projeto pedagógico da escola com os
planos de ensino propriamente dito;
• Plano
da disciplina: é um documento elaborado para um ano ou semestre, dividido por
unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e
metodologia.
• Plano
de aula: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto
de aulas e tem um caráter específico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
CARVALHO,
A. M. P. Et al. Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2004.
DELIZOICOV,
Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São
Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK,
M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
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