sábado, 6 de outubro de 2018

TÓPICOS REFLEXIVOS SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO
1 Objetivos de ensino
ü São ações que o educador está esperando dos alunos ao final de experiência;
ü Podem ser traçados em dois níveis: Geral e Específico.
ü Os objetivos devem ser claros e proporcionar operações mentais complexas, tais como análise, síntese, avaliação.
2 Ancoras da seleção de conteúdos
ü Lei 9.394/96, art.26 e 27, que definem as Diretrizes dos Currículos do Ensino Fundamental e Médio;
ü Parâmetros Curriculares Nacionais;
ü Projeto Político Pedagógico da instituição.
3 Conceito de planejamento
ü Processo de sistematização das ações docentes.
ü Instrumento de trabalho do professor e de referência para os alunos.
ü Roteiro de processo ensino-aprendizagem periodicamente revisado.
4 Principais fases do planejamentos
ü Conhecimento da realidade;
ü Identificação e organização dos objetivos;
ü Seleção e organização dos conteúdos;
ü Seleção e organização de estratégias.
5 Planos de ensino
     Conceito
ü É um documento que registra a definição dos objetivos, dos meios de execução e das formas de controle.
ü É um instrumento de orientação para ação docente que apresenta uma ordem sequencial com objetividade, coerência e flexibilidade.
     Observação: O planejamento refere-se sempre à elaboração do plano.
     Tipos De Planos
     Plano da instituição: é um documento mais global que expressa as ligações entre o projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente dito;
     Plano da disciplina: é um documento elaborado para um ano ou semestre, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e metodologia.
     Plano de aula: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: ME – SEF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: ME – SEMT, 2001.
CARVALHO, A. M. P. Et al. Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
DELIZOICOV, Demétrio. Et al. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

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