quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

TÓPICOS CONCEITUAIS SOBRE ERGONOMIA
Ergonomia
É uma ciência interdisciplinar que promove uma abordagem sistêmica das relações entre homem e trabalho, levando em consideração fatores físicos, cognitivos, ambientais, sociais e organizacionais. Ciência que se preocupa em adaptar o trabalho ao homem, de forma a executar o trabalho de maneira mais confortável e com menos riscos de problemas (Constrangimentos ergonômicos), tanto para o homem como para o trabalho em si.
Objetivo da Ergonomia
Estudar o sistema-alvo e procurar maneiras de minimizar acidentes durante a realização das tarefas e tornar a tarefa mais confortável e melhorar as condições de trabalho do ser humano. O sistema com o ser humano executando uma tarefa é chamado sistema homem tarefa homem máquina SHTM.
Campo de Estudo da Ergonomia
Não estuda só sua postura ou dimensões do corpo ela vai muito, além disso, a economia atua em três campos básicos de estudo: ergonomia física ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional.
ü  Ergonomia Física: estuda as questões que dizem respeito ao corpo humano biomecânica antropometria fisiologia são assuntos relacionados a parte postural o dimensionamento de equipamentos e Postos de trabalho de movimentos executados pelo homem de tudo que diz respeito a parte física;
ü  Ergonomia Cognitiva: estuda a mente a cognição a capacidade de entender informações a comunicação psicologia humana é o campo da ergonomia que procura entender o lado emocional da relação entre o homem e a tarefa;
ü  Ergonomia Organizacional: chamado também de organização do trabalho é aqui que entrou estudos para otimizar a produtividade do homem tarefas executadas insalubridade pausas em geral é uma área tratada pela macroergonomia.
Ergonomista
É um profissional da área de segurança do trabalho da fisioterapia da engenharia da Psicologia, mas pode ser qualquer profissional que estuda os fatores humanos no trabalho. Porém para ser um ergonomista de fato e poder assinar um laudo ergonômico o profissional deve passar por uma prova de certificação. No Brasil existe ABERGO ou Associação Brasileira de ergonomia é ela quem certifica ergonomista, e aconselhado passar por um curso de especialização antes.
REFERÊNCIAS
Demaison, André. Princípios ergonômicos. São Luís: UEMAnet, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário